Jorge Nuno Pinto da Costa - Presidente dos Presidentes (1937 - 2025)

gow4hs

Bancada lateral
20 Agosto 2016
940
153
jpcardoso disse:
A mim, como sócio do clube incomoda-me e critico, não só a ida da senhora como do filho do presidente (Alexandre Pinto da Costa no avião), principalmente por todas as suspeitas que sobre ele recaem. E com sócio incomoda-me porquê? Porque acho que se para o clube que aluga o avião é o mesmo levar 51 ou 52 pessoas, os lugares nos aviões deviam ir cheios, mas de outra forma.

Se um sócio (estou a insistir na palavra sócio e não adepto porque para o caso acho que faz sentido) para ir numa viagem destas gasta uma boa quantia de dinheiro, porque não se faz programas de sorteio de lugares a sócios que tenham bilhetes para o jogo? Porque não se enche esse lugar com jogadores das camadas jovens? Porque não se levam adeptos com dificuldades económicas que de outra forma não tenham possibilidades de o fazer? Isto são só exemplos...

Acho que estes três exemplos são medidas que na minha opinião preencheriam melhor os lugares disponíveis e seriam muito bem acolhidas pela massa associativa. Não acho que seja o pior dos males a "senhora" e o "filho" do nosso presidente irem no avião da equipa, mas como adepto e principalmente como sócio incomoda-me.
Eu percebo o teu ponto de vista, mas acho que não se deve misturar alhos com bugalhos. Um adepto certamente iria querer tirar fotos / interagir com os jogadores etc, não seria o mais correcto. Enquanto que a mulher do presidente vai ali na vida dela tranquila.

Abraço portista

jpcardoso

Bancada lateral
29 Maio 2015
721
0
35
Porto
gow4hs disse:
Eu percebo o teu ponto de vista, mas acho que não se deve misturar alhos com bugalhos. Um adepto certamente iria querer tirar fotos / interagir com os jogadores etc, não seria o mais correcto. Enquanto que a mulher do presidente vai ali na vida dela tranquila.

Abraço portista
Mas isso facilmente se resolveria sendo impostas regras a quem beneficiasse do voo. Acho que durante a viagem a equipa deve ter o seu descanso por razões obvias, mas o convívio com adeptos também é saudável, claro que estabelecendo regras de como e quando pudesse haver esse contacto. Confraternizar com adeptos nunca devia ser visto como negativo, nem incómodo, aliás as profissões ligadas ao futebol só existem e são tão bem remuneradas por haver adeptos.

Posto isto, acho que os jogadores têm de ter o seu espaço e descanso, principalmente em estágio, mas não vejo como é que haver adeptos/sócios (volto a referir que com regras, tendo acesso claro, mas limitado e previamente estabelecido em que condições) pode prejudicar o que quer que seja. No limite tudo isto pode, e devia, ser parte de uma política de marketing (quer com fins publicitários, quer com o objectivo de aproximar os adeptos da equipa) que infelizmente parece uma área em que o Porto está muito "verde", basta ver o que outros grande clubes da Europa fazem nesta área e com medidas semelhante. Além do mais se fossem jogadores das camadas jovens a viajar com a equipa (nem mesmo se fossem adeptos, sinceramente) poderiam importunar assim tanto os jogadores.

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,548
3,751
Conquistas
1
  • José Mourinho
Aqui à uns tempos o mistério residia no silencio da estrutura e principalmente do Presidente em relação ao que se passava no futebol português. Nessa altura dizia-se que o Presidente estava a ser chantageado pelo Benfica (era uma sugestão valida) e por isso não podia falar. No meu caso todo este silencio era também algo que me soava tão estranho como surrealista.

Isto porque o FC Porto não ganhava nada à muito tempo, havia contestação à estrutura e por isso seria até lógico que a estrutura se desculpasse nas arbitragens. Isto porque embora seja incorrecto encobrir os erros com factores externos a verdade é que o insucesso desportivo decorria também desses factores.

Os últimos tempos provam claramente que não havia chantagem nenhuma. O FC Porto tem agora uma voz muito mais activa na oposição ao poder do Benfica no futebol português e emergiu a figura do Francisco Marques como porta-voz dessa luta. O que isto provou é que o silencio era consequência de uma estrutura completamente decadente e de um Presidente que já não sabia (nem sabe) o que está ali a fazer.

Isto para dizer que o que me preocupa agora é que os escândalos de arbitragem sejam utilizados para encobrir a gestão desportiva e financeira do FC Porto. Digo isto depois de ter visto o FC Porto queixar-se de 3 penaltys logo a seguir a este jogo com o Setúbal. Quem percebe de comunicação sabe bem que fazer estas queixas neste momento não tem qualquer força mediática. É apenas disparar às cegas depois de um empate que nunca lhes passou pela cabeça que poderia vir a acontecer.

Claro que se o FC Porto não for campeão a arbitragem terá tido um papel determinante nesse facto. Isso é mais que obvio. Mas os obstáculos não são apenas externos. A gestão desportiva do FC Porto é uma lastima e a gestão financeira uma lastima é. Que não se queira encobrir isso com escândalos de arbitragem porque quem mais vai sofrer com isso é o futuro do FC Porto.

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
90,609
99,066
Do presidente que dizia "este já é passado, interessa é conquistar o próximo" (quando ganhava um título), ao presidente que diz "vamos tentar ganhar".

Isto diz tudo sobre o que aconteceu ao FC Porto.

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
16,955
12,182
Espero que a SAD do FCP tenha começado a procurar um treinador de futebol para a equipa principal.

Chega de aprendizes de treinadores, chega de projectos de treinadores, chega de afilhados .

Precisamos de um grande treinador, independentemente do que acontecer até ao final da época.

Numa SAD que gasta milhões e milhões, facilmente se pode dar milhões a um treinador com provas dadas.

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
90,609
99,066
Enquanto não voltarmos a ter um presidente que domine os meandros do futebol e que jogue por fora, como o regime, vamos continuar a penar. Parece-me que teremos pela frente uma grande travessia no deserto, por única e total responsabilidade de PdC.

Quem lhe suceder terá uma tarefa hercúlea! E terá mais problemas com os macacos desta vida do que com o inimigo externo.

FCP 1893

Tribuna
26 Maio 2014
4,403
0
A época está quase a chegar ao fim e parece que vou ter de manter este avatar por mais uma época, porque infelizmente voltamos a bater no fundo. Nada mudou e tudo indica que assim é para continuar. Não vejo a hora de chegarmos ao limite deste fundo...

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,548
3,751
Conquistas
1
  • José Mourinho
Em principio vai ser mais um ano para ser gozados à força toda. Assaltados durante o campeonato inteiro e no final a imprensa de Lisboa coloca a habitual esponja no assunto. O titulo fica lá em baixo com esse magnifico treinador chamado Rui Vitoria. Provavelmente mantemos até o treinador.

Mas confesso que no inicio da época julguei que mais um ano sem títulos seria demais mesmo para o Presidente. Enganei-me e afinal parece que ele tem mesmo carta branca até 2020. Nada vai mudar de significativo. Talvez tenhamos a sorte de acertar num treinador mas fora isso seremos obrigados a assistir à hecatombe do clube.

E estes anos sem títulos trazem consigo a perda do que de melhor tinha o FC Porto, que era a sua cultura de exigência. Agora até se diz que o NES esteve bem porque tinha poucas soluções (ainda por cima é mentira porque o que o salvou foram essas mesmas soluções; tem o melhor plantel em Portugal) e meteu raça na equipa. Dizer que o FC Porto não era candidato ao titulo é das coisas mais insultuosas que se pode dizer sobre o FC Porto.

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
90,609
99,066
Pelo menos, quem lhe suceder, já não terá PdC como um mito, de tão desastroso que tem sido este ciclo.

Blashyrkh

Tribuna Presidencial
11 Julho 2016
8,140
1,982
Conquistas
1
  • Novembro/17
meus amigos.. olhem para quem faz parte da sad do FC Porto.. olhem bem para aqueles nomes.. e digam-me: algum de vocês se tivesse uma empresa confiava em entregar um cargo a algum deles? confiava em entregar-lhes decisões da vossa empresa? um conjunto de gente sem grandes qualificações?

o mundo mudou. hoje todas as grandes empresas apostam em pessoas super qualificadas, com muitas competências adquiridas. quem temos nós? o adelino.. o fernando gomes.. o reinaldo.. chega a dar pena!!

só com um milagre é que o FC Porto, com estas pessoas, que até podem ser boa gente, mas não têm qualificações, dominaria o futebol em portugal.

quem é que confiava a gestão do seu dinheiro ao fernando gomes?
quem é que confiava fosse o que fosse ao reinaldo?
quem é que confiava no adelino como seu advogado? só o gil moreira.. dá-lhe jeito.. assim tem sempre trabalho e projecção com o universo FC Porto..

um clube que em vez de ter os melhores dos melhores tem gente assim. não há milagres meus amigos.

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,548
3,751
Conquistas
1
  • José Mourinho
Blashyrkh disse:
meus amigos.. olhem para quem faz parte da sad do FC Porto.. olhem bem para aqueles nomes.. e digam-me: algum de vocês se tivesse uma empresa confiava em entregar um cargo a algum deles? confiava em entregar-lhes decisões da vossa empresa? um conjunto de gente sem grandes qualificações?

o mundo mudou. hoje todas as grandes empresas apostam em pessoas super qualificadas, com muitas competências adquiridas. quem temos nós? o adelino.. o fernando gomes.. o reinaldo.. chega a dar pena!!

só com um milagre é que o FC Porto, com estas pessoas, que até podem ser boa gente, mas não têm qualificações, dominaria o futebol em portugal.

quem é que confiava no adelino como seu advogado? só o gil moreira.. dá-lhe jeito.. assim tem sempre trabalho e projecção com o universo FC Porto..

um clube que em vez de ter os melhores dos melhores tem gente assim. não há milagres meus amigos.
Olha que tanto o Adelino como o Gil Moreira são advogados muito bons. O problema do Adelino no FC Porto é ter tido poder de decisão na gestão desportiva como se viu, por exemplo, na contratação do Herrera. Por outro lado, reconheço o bom trabalho na secção de andebol.

nuno queiros

Tribuna Presidencial
25 Abril 2007
5,586
789
47
Porto
Blashyrkh disse:

É um ponto de vista...

Por outro lado, no seio da indústria, no comércio, nas artes e até no desporto (vê o caso do super glorioso 5lb), temos empresas/organizações com gestores de top que nunca atingiram o topo mundial como o FCP atingiu.

Será que tiveram azar e nós muita sorte, ou será que a sorte dá muito trabalho como dizem alguns.

biancazzurro

Tribuna
14 Março 2017
3,001
0
Philipp disse:
Olha que tanto o Angelino como o Gil Moreira são advogados muito bons. O problema do Angelino no FC Porto é ter tido poder de decisão na gestão desportiva como se viu, por exemplo, na contratação do Herrera. Por outro lado, reconheço o bom trabalho na secção de andebol.
Adelino carago, ADELINO, é um insulto trocar o nome a duas pessoas tão díspares em tudo a começar pela seriedade.

Angelino foi das melhores coisas que tivemos na SAD e infrutiferamente tentou avisar toda a nação Portista para a realidade, mas ninguém gosta de lidar com a realidade, longos dias têm 100 anos como dizia alguém.

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,548
3,751
Conquistas
1
  • José Mourinho
biancazzurro disse:
Adelino carago, ADELINO, é um insulto trocar o nome a duas pessoas tão díspares em tudo a começar pela seriedade.

Angelino foi das melhores coisas que tivemos na SAD e infrutiferamente tentou avisar toda a nação Portista para a realidade, mas ninguém gosta de lidar com a realidade, longos dias têm 100 anos como dizia alguém.
Sim, são nomes parecidos. Eu queria dizer Adelino Caldeira.

Blashyrkh

Tribuna Presidencial
11 Julho 2016
8,140
1,982
Conquistas
1
  • Novembro/17
Philipp disse:
Olha que tanto o Angelino como o Gil Moreira são advogados muito bons. O problema do Angelino no FC Porto é ter tido poder de decisão na gestão desportiva como se viu, por exemplo, na contratação do Herrera. Por outro lado, reconheço o bom trabalho na secção de andebol.
permite-me discordar e com algum conhecimento de causa. na minha opinião, sim, o Gil Moreira do Santos é um excelente advogado. mas o Adelino é um desastre, sem currículo, nem grandes provas, um homem que tem dificuldades em se expressar. tal como é o filho do Gil, o Miguel, uma pessoa sem valores espelhados no seu percurso de vida, alguém que não sabe falar sem ser com impropérios, mas esse, o pai também já o afastou. depois tens a Maria de Lurdes Fernandes, que na maior parte das vezes é quem representa o PdC, e acredita não é nenhuma sumidade, mas é uma "espertalhona".

digo isto, porque como disse, tenho relativo conhecimento de causa, desses casos em concreto.

o Adelino soube escolher bem o coordenador para o andebol. mérito nisso.

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,548
3,751
Conquistas
1
  • José Mourinho
Blashyrkh disse:
permite-me discordar e com algum conhecimento de causa. na minha opinião, sim, o Gil Moreira do Santos é um excelente advogado. mas o Adelino é um desastre, sem currículo, nem grandes provas, um homem que tem dificuldades em se expressar. tal como é o filho do Gil, o Miguel, uma pessoa sem valores espelhados no seu percurso de vida, alguém que não sabe falar sem ser com impropérios, mas esse, o pai também já o afastou. depois tens a Maria de Lurdes Fernandes, que na maior parte das vezes é quem representa o PdC, e acredita não é nenhuma sumidade, mas é uma "espertalhona".

digo isto, porque como disse, tenho relativo conhecimento de causa, desses casos em concreto.

o Adelino soube escolher bem o coordenador para o andebol. mérito nisso.
Mas o Adelino Caldeira já defendeu o clube em vários casos com muito sucesso. Acho até que foi por isso que se manteve na estrutura do clube.

Blashyrkh

Tribuna Presidencial
11 Julho 2016
8,140
1,982
Conquistas
1
  • Novembro/17
nuno queiros disse:
É um ponto de vista...

Por outro lado, no seio da indústria, no comércio, nas artes e até no desporto (vê o caso do super glorioso 5lb), temos empresas/organizações com gestores de top que nunca atingiram o topo mundial como o FCP atingiu.

Será que tiveram azar e nós muita sorte, ou será que a sorte dá muito trabalho como dizem alguns.
de acordo.. até posso concordar.. e concordo, particularmente no caso de PdC. mas isso não invalida que essas pessoas que foram competentes no passado, adelino, pdc e reinaldo, hoje estão completamente ultrapassadas e desfasadas da actualidade e realidade. hoje em dia são precisas certas competências que essas pessoas não têm. o próprio PdC desvaloriza as redes sociais, só para citar um exemplo fácil.

sobre o fernando gomes. acho que nem há necessidade de referir.