KO: Melhor Extremo Direito/MAD da história do FC Porto (KO 3)

KO 3: Quem foi o melhor no FC Porto?


  • Total de eleitores
    99
  • Votação fechada .
Estado
Não está aberto para novas respostas.

Nonnenmacher

Tribuna Presidencial
17 Dezembro 2014
7,924
18,212
Conquistas
6
  • Maio/19
  • Agosto/19
  • Janeiro/20
  • Setembro/20
Eh pá, só hoje é que descobri aqui esta bela iniciativa do Cherife. Parabéns. :)


Eu tinha uma panca pelo Capucho, estava nos meus primeiros anos a acompanhar futebol e o FC Porto e era fá dele, foi um bom extremo que passou por cá. Embora goste imenso do James e reconheça que tem muita qualidade e que juntou a isso títulos importantes, o meu voto vai para o Capucho. Tinha boa técnica e lembro-me de ter alguma frieza em frente à baliza.

E aquelas caneleiras cortinhas que ele tinha com as meias para baixo era uma imagem de marca também. Lembrei-me logo daquele chapéu que faz ao Enke, belos tempos.
 

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
21,290
15,430
Vila Nova de Gaia, 1975
Só para terminar a discussão da minha parte, falemos de títulos.

O Capucho, em 6 anos, tem 3 títulos da liga (mais dois segundos e um terceiro lugar),4 taças, 3 supertaças e uma Taça UEFA.

O James, em 3 anos, tem 3 títulos da liga, 1 taça, 3 supertaças e uma Liga Europa.

O que os distingue no currículo para serem tão incomparáveis em termos de peso na nossa história?
 

jaco250

Tribuna Presidencial
1 Dezembro 2015
10,158
9,328
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • Pinto da Costa
Capucho obviamente, não por falta de qualidade do James, ele simplesmente não teve tempo para o demonstrar no FCP.
 

Grutz

Bancada central
26 Dezembro 2017
1,999
2,954
Conquistas
4
  • Deco
  • Lucho González
  • Jorge Costa
  • Hulk
Vieira_Amares disse:
Acho que em termos de qualidade, o Brahimi era muito superior, mas na questão meramente objectiva Varela era superior.
Tinha uma coisa que me agradava, nunca se escondia nos grandes jogos. Aliás, hoje toda a gente fala do golo do Kelvin, mas ninguém se lembra que foi ele evitou a depressão no estádio com o golo logo a seguir ao do Lima!
E que recupera a bola no golo do Kelvin, dando logo a jogar com uma calma do catano. Entre o melhor Varela e melhor Brahimi, prefiro mil vezes o Varela, mesmo no que toca às características individuais
 

Grutz

Bancada central
26 Dezembro 2017
1,999
2,954
Conquistas
4
  • Deco
  • Lucho González
  • Jorge Costa
  • Hulk
hawkeyes disse:
Só para terminar a discussão da minha parte, falemos de títulos.

O Capucho, em 6 anos, tem 3 títulos da liga (mais dois segundos e um terceiro lugar),4 taças, 3 supertaças e uma Taça UEFA.

O James, em 3 anos, tem 3 títulos da liga, 1 taça, 3 supertaças e uma Liga Europa.

O que os distingue no currículo para serem tão incomparáveis em termos de peso na nossa história?
Vamos por títulos então.

César Peixoto:
1 champions, 3 campeonatos, 1 uefa, 1 intercontinental, no mínimo
 
D

Dragon_92

Guest
Grutz disse:
E que recupera a bola no golo do Kelvin, dando logo a jogar com uma calma do catano. Entre o melhor Varela e melhor Brahimi, prefiro mil vezes o Varela, mesmo no que toca às características individuais
O Varela na época do AVB foi monstruoso.

Muitos esquecem-se disso...
 

DrGero

Tribuna
26 Julho 2007
3,452
822
Porto, 1977
O James foi vendido pelo Porto por 45M depois de 1 época a aprender (e com números excepcionais para a utilização), outra em que o Benfica/Liga marcam o jogo do título para 6a feira porque ele jogava na 4f* nos EUA pela Colômbia e a 3a em que era a estrela principal pos Hulk duma equipa montada pelo VP em seu redor.

Nessa 3a época, faz uma 1a volta à craque mundial e depois da lesão todos pensavam que era o nosso fim. Não foi, porque o VP tinha montado uma equipa tacticamente a roçar a perfeição.

*para quem não se lembra ele chega na 6f de manhã, dorme de tarde, banco na 1a parte, Porto a perder 2-1, James entra lá para dentro, vira o jogo de pantanas, ganhamos 3-2 e portas escancaradas para o título.


O Capucho foi um bom titular do Porto, vendido por tostões para o Rangers no ano em que o Porto apostou tudo (segurar Deco, Mourinho) no ataque à Champions.  Acho que é elucidativo.
 

Cherife

82/83/86(2)/87(3)/90/94/96/03/04(2)/11/21/23(2)
8 Março 2012
9,313
15,082
Conquistas
7
62
Porto
DrGero disse:
O James foi vendido pelo Porto por 45M depois de 1 época a aprender (e com números excepcionais para a utilização), outra em que o Benfica/Liga marcam o jogo do título para 6a feira porque ele jogava na 4f* nos EUA pela Colômbia e a 3a em que era a estrela principal pos Hulk duma equipa montada pelo VP em seu redor.

Nessa 3a época, faz uma 1a volta à craque mundial e depois da lesão todos pensavam que era o nosso fim. Não foi, porque o VP tinha montado uma equipa tacticamente a roçar a perfeição.

*para quem não se lembra ele chega na 6f de manhã, dorme de tarde, banco na 1a parte, Porto a perder 2-1, James entra lá para dentro, vira o jogo de pantanas, ganhamos 3-2 e portas escancaradas para o título.


O Capucho foi um bom titular do Porto, vendido por tostões para o Rangers no ano em que o Porto apostou tudo (segurar Deco, Mourinho) no ataque à Champions.  Acho que é elucidativo.
Falar em tostões e milhões quando uma venda foi em 2003 e a outra em 2013, e falar em Rangers e Mónaco quando um tinha 31 anos e o outro 22 não é muito intelectualmente honesto. Acho que é um aparte que desvaloriza a qualidade do argumento que queres expor.
 

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
17,557
21,867
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
https://youtu.be/7ocYR0VZPew

Aos 2.40min

Inesquecível
 

DrGero

Tribuna
26 Julho 2007
3,452
822
Porto, 1977
Num ano em que o Porto fez um forcing financeiro aceitou ceder um titular por tostões.

Se os 31 anos servem para explicar tostões, serviriam também para não aceitar perder um craque com rendimento à James num ano de All In na Champions.

Quando se fala nessa época até se costuma esquecer o Capucho.

Vendeu-se o Postiga, comprou-se o McCarthy e fomos com tudo.
Ninguém dizia: perdemos o Capucho e sem ele estamos tramados. Acima dele (em importância) estavam 7/8 titulares.

O Capucho foi um excelente jogador, como foi o Varela.
Titulares do Porto, mas normalmente era o patinho feio do trio de ataque.

Faço um paralelismo com o trio de tenores no episódio do Seinfeld.

Pavarotti, Plácido Domingo and the other one.

O Capucho foi o "the other one".
Bom jogador, de nível FCP e paramos por aí.

O James quando cá jogou já se percebia que estava acima do nosso nível.
 

Cherife

82/83/86(2)/87(3)/90/94/96/03/04(2)/11/21/23(2)
8 Março 2012
9,313
15,082
Conquistas
7
62
Porto
Raba disse:
https://youtu.be/7ocYR0VZPew

Aos 2.40min

Inesquecível
Classe... Consegues colocar aqui a chapelada Cantona-esca que dá no Rio Ave nas Antas?
 

Cherife

82/83/86(2)/87(3)/90/94/96/03/04(2)/11/21/23(2)
8 Março 2012
9,313
15,082
Conquistas
7
62
Porto
DrGero disse:
Num ano em que o Porto fez um forcing financeiro aceitou ceder um titular por tostões.

Se os 31 anos servem para explicar tostões, serviriam também para não aceitar perder um craque com rendimento à James num ano de All In na Champions.

Quando se fala nessa época até se costuma esquecer o Capucho.

Vendeu-se o Postiga, comprou-se o McCarthy e fomos com tudo.
Ninguém dizia: perdemos o Capucho e sem ele estamos tramados. Acima dele (em importância) estavam 7/8 titulares.

O Capucho foi um excelente jogador, como foi o Varela.
Titulares do Porto, mas normalmente era o patinho feio do trio de ataque.

Faço um paralelismo com o trio de tenores no episódio do Seinfeld.

Pavarotti, Plácido Domingo and the other one.

O Capucho foi o "the other one".
Bom jogador, de nível FCP e paramos por aí.

O James quando cá jogou já se percebia que estava acima do nosso nível.
”Capucho foi como o Varela”?
 

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
17,557
21,867
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
https://youtu.be/cUaTkcDy38k
É só pedir...
 

DrGero

Tribuna
26 Julho 2007
3,452
822
Porto, 1977
Cherife disse:
”Capucho foi como o Varela”?
A nível de peso relativo no 11, sim.

Tinha muito mais técnica, mas era um jogador irregular.
O Varela foi fundamental para os equilíbrios no Porto (era o extremo que defendia para contrabalançar o Hulk/James e era o extremo com golo que o Porto precisava).

Num caso ou no outro foram sempre personagens secundárias do 11 titular do Porto.

No tempo do Fernando Santos do 5 da frente era o mais fraco.
No tempo de Mourinho UEFA igual.
 

DrGero

Tribuna
26 Julho 2007
3,452
822
Porto, 1977
O técnico do FC Porto, José Mourinho, admitiu hoje sentir-se preparado para a mais que provável saída do avançado Nuno Capucho, de 32 anos, para o Glasgow Rangers, campeão escocês de futebol.

Capucho — que rumou hoje às 16h15 para a Escócia — para resolver os últimos detalhes do vantajoso contrato de dois anos que deverá assinar com o Glasgow Rangers, tem assim "carta branca" de Mourinho para satisfazer o sonho de jogar num campeonato estrangeiro.

"Se a vontade de Capucho, como parece ser, for a saída e se os clubes chegarem a acordo, terá a minha colaboração. Merece uma parte final de carreira com uma motivação extra, como é jogar no estrangeiro. Mesmo sem ter feito uma época deslumbrante, ajudou-nos e foi importante", disse José Mourinho.
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
68,063
39,648
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
SD_1995 disse:
Pois la esta, ainda ha pouco tive a ver os jogos de 2004, e acredita que sou incrivelmente saudoso desse tempo porque cresci a ve-los jogar, mas olhando objetivamente ja existe um mundo de diferenças entre os dias de hoje e 2004 no que toca a intensidade e a prevalência do 1 toque para se conseguir jogar futebol. Quanto mais comparar os anos 80 aos dias de hoje.

Um jogador nos dias de hoje tem que ser muito mais técnico, para conseguir ser rápido e jogar ao 1 como deve ser.
A nivel geral acho que há alguma diferença, mas nas equipas do FCP do Mourinho não havia, e o próprio Mourinho é um dos responsáveis por isso, as nossas equipas de 2003 e 2004 jogavam com grande intensidade especialmente quando não tinhamos a bola e ainda mais quando estávamos em desvantagem, na altura o Mourinho dizia que o FCP descansava com bola. Maniche, Ferreira, Mendes e Derlei estavam sempre no red line.

 

SD_1995

Bancada central
1 Outubro 2016
2,373
510
sirmister disse:
A nivel geral acho que há alguma diferença, mas nas equipas do FCP do Mourinho não havia, e o próprio Mourinho é um dos responsáveis por isso, as nossas equipas de 2003 e 2004 jogavam com grande intensidade especialmente quando não tinhamos a bola e ainda mais quando estávamos em desvantagem, na altura o Mourinho dizia que o FCP descansava com bola. Maniche, Ferreira, Mendes e Derlei estavam sempre no red line.
Era exatamente o que eu queria dizer, o Porto recuperava a bola com agressividade e depois era ver os adversários a verem o Porto a trocar a bola, nao e a toa que engolimos o United.  E nem eramos propriamente rápidos a pressionar e depois a circula-la  comparado com os dias de hoje. Os níveis de intensidade aumentam ano apos ano.

E preciso muita inocencia para dizer que jogadores como Ronaldo ou Messi que treinaram e tem tecnica para que em espaco de meia duzia de segundos e meio metro de espaco resolvam jogos e fazem os outros parecerem crianças, nao o iam fazer nos anos 80. Como disse num outro topico, tenho a certeza que um Robben de 2010-2014 ia dizimar completamente qualquer equipa e qualquer defesa dos anos 80,  ia ser uma violacao sem vaselina.
 
Estado
Não está aberto para novas respostas.