Eu não acredito que as críticas ou até algum enxovalhamento que se possa fazer a um treinador ou jogador online tenha grande peso no que acontece 'na vida real'. No entanto, acho que hoje, mais do que nunca... os adeptos do Porto têm de parar para pensar nas suas prioridades. Têm de pensar em quem é o real e verdadeiro inimigo.
O Nuno compete num contexto de fragilidade interna (para não dizer gestão danosa). Um contexto de derrotas que se prologa há 3 anos. Teve um plantel algo remendado. Não bastando isto... tem uma equipa que tem de lutar de forma constante e em quase todos os jogos contra o fantasma das arbitragens. Pensem na nossa revolta... agora imaginem os jogadores que trabalham para um jogo e têm de manter a compostura.
O Nuno, com todos os seus defeitos e fragilidade deveria neste momento estar:
- em primeiro lugar do campeonato: alguém contesta isto? Há mais de uma dezena de erros graves e claros contra o Porto e que roubam pontos!
- ainda em prova na Taça de Portugal: mãos claras não apitadas. Penáltis roubados. Literalmente isto.
Acreditem que eu não sou mesmo de conspirações, mas a realidade é demasiado óbvia. Hoje foi um exemplo cabal disso mesmo.
Não deixem que os resultados circunstanciais, como poderia ter sido uma derrota no jogo de hoje, vos levem a atacar os "nossos". Tudo está ligado. Roubos levam a vários fatores que comprometem o sucesso de qualquer um, ainda para mais um treinador jovem, num clube em crise. Quem são os nossos? É o Nuno. São estes jogadores. Eu não duvido da atitude e do trabalho deles. Eu vejo o Danilo a matar-se. A dar o exemplo. Vejo o Brahimi a sacrificar-se como nunca o fez. Estes jogadores têm lutado com tudo o que têm.
Eu não deixarei que o possível insucesso apague a mentira que é a realidade em que os nossos competem. Competem numa realidade em que o Benfica é ajudado quando necessita. Em que os rivais são roubados. O Porto em particular, sem dó nem piedade.
Não podem. É que não podem deixar que possíveis más exibições apaguem o que é esta realidade. TUDO, mas tudo é afetado pela realidade de competir num plano inclinado contra nós. A ansiedade. O desgaste é imensamente superior para o Porto! O Porto tem vindo a viver no limite (e com equipa curtíssima) há semanas! E muito patrocinado pelo facto de ter de lutar contra muitos fatores exteriores. Nós, eu, vocês, todos nós, quer seja aqui online, nas nossas vidas reais, no estádio... temos mais do que nunca assumir quais as nossas prioridades.
A nossa prioridade é o amor ao Porto. Os jogadores lutam. Nós temos de lutar com eles. Essa luta passa por APOIAR esta gente. O Nuno. Os jogadores. E não deixar, nem por um momento que os FILHOS DA PUTA do Benfica possam gozar de não só ganharem roubado, como depois verem os Portistas a virarem-se contra os nossos. Mais do que nunca temos de atacar o nosso inimigo e não cair no caminho fácil que é deixar que o caminho minado acabe por levar à auto-flagelação. Não sigam o caminho mais fácil.
Aconteça o que acontecer este ano, eu não culparei o Nuno ou estes jogadores. O ambiente em que competem é surreal. Demasiado perverso. A nossa missão é denunciar isto que se passa e apoiar quem nos representa - por mais limitações que possam ter. No final da época? Façamos então todas as críticas e balanço. Mas durante a época, sejam ultra críticos na escolha das vossas prioridades e na forma como apoiam o clube. Mais do que nunca exige-se união. Não pode acontecer o que aconteceu em anos anteriores e enxovalhamento ao treinador e gozação própria para com os nossos... porque não conseguem vencer neste plano inclinado.
Força Porto