O melhor hoquista de sempre em Portugal

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
23,193
13,016
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
O hóquei em patins deve ser das modalidades que mais vezes alterou as regras, já nem sei quantas vezes creio que é todos os anos, e é difícil comparar épocas.
Curiosamente de 1980 para trás está o período em que a modalidade teve menos alterações nas regras e está aí o apogeu de Portugal não por esse fator mas porque era a modalidade mais apetecida a seguir ao futebol na juventude (talvez o Andebol tivesse mais praticantes e o Atletismo mas essa tem uma especificidade própria).
Para quem não sabe houve durante décadas árbitros de baliza que se escondiam atrás da baliza quando a equipa que atacava para esse lado tinha a posse da bola e levantavam a bandeira quando era golo, o árbitro não tinha de se preocupar se a bola entrava ou não. Não havia tempo de posse de bola e muitas vezes as equipas defendiam atrás da sua própria baliza a passar tempo e isso fazia com que a outra equipa se estivesse a perder arriscasse e fosse para cima da outra, era normal ver sair um jogador lá do fundo da sua baliza e em três dribles ou mais arrancar até à área contrária e fazer golos espectaculares, é desse tempo Livramento e Cristiano Pereira.
Cristiano ainda jogou na nova fase com novas regras e sem árbitros de baliza, está na base do aparecimento do FCP campeão pela 1ª vez em 1982 creio, estive nesse jogo decisivo (já não sei com quem) pavilhão com o dobro da lotação tudo de pé e lembro-me de um golo do Cristiano difícil de descrever mas vou tentar; no meio campo faz duas fintas tira dois adversários do caminho finta o guarda-redes e em vez de fazer golo abre as pernas e toca a bola para trás e o colega só teve que empurrar com a baliza totalmente deserta, foi a euforia total e até o Pinto da Costa nos camarotes ficou em delírio (vi isso nos jornais no dia seguinte). Na década de 70 o FCP esteve quase quase a ganhar o campeonato diversas vezes mas falhava sempre e o Cristiano era o baluarte da equipa, andou por Itália e Espanha com sucesso e até no benfica jogou tendo o pai dele cortado relações com ele algum tempo por causa disso. Era um jogador de uma técnica fantástica, um patinador excecional e fazia golos que não lembrava a ninguém - tinha um defeito; podia dar mais em alguns jogos do que dava, por vezes andava alheado do jogo. Tem uma desculpa; eram épocas de frustração porque nunca mais a equipa matava o borrego.
Vítor Hugo apareceu já numa altura em que o FCP contratava os melhores jogadores e era mais fácil jogar, tinha um drible estonteante, fazia golos de qualquer maneira e pode ser comparado a Livramento tirando um menor poder físico. Mas quer um quer outro tiveram ao lado na altura os melhores jogadores.
Vítor Bruno era digamos a \"muleta\" de Vítor Hugo, menos cerebral mas acompanhava o colega nas deambulações e a maior parte das vezes aparecia um ou outro em cunha a darem à vez o golo um ao outro.
 
S

sanjoao

Guest
> Mustaine Comentou:

> Ah pelos vistos o nosso Admin anda a \"minar\" as threads das modalidades com perguntas difíceis ;)

Melhor português - Tó Neves. Lembro-me perfeitamente de o ver jogar no Rosa Mota contra o benfas nas meias finais da Liga Dos Campeões (que viríamos a perder com o Barça na final naquele célebre jogo) e que garra, que raça! Lembro-me como se fosse hoje dele a disputar cada lance desse jogo (vencemos 4-1 julgo eu) como se fosse o último.

Melhor estrangeiro - Juan Edo Bosch. Nesta foi sem pensar duas vezes
______________

Em estrangeiro acertas-te na muche, já ao Português, Tó Neves é a personificação da raça, da entrega, do amor à modalidade, mas não o considero o melhor jogador português, óbvio que não vou responder que foi António Livramento porque nem sequer fui desse tempo, mas lembro-me dos Irmãos Alves, Pedro e Paulo Alves, e dentro destes dois Paulo Alves foi um dos melhores jogadores que eu vi jogar na década de 90, mas na altura havia muitos, o campeonato era maravilhoso... mas muito possivelmente diria Paulo Alves
__________________

Mas esta pergunta na minha opinião é complicadissima... se me pedissem para escolher um 5, muito bem, porque dizer Paulo Alves da década de 90, Vitor Hugo 80/90, Livramento 60, é matar muitas oportunidades e muitos jogadores que por cá passaram, eu só estou a falar dos portugueses, porque dos estrangeiros sem sombra de duvida Edo Bosch
 

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,696
1,057
Victor Hugo. Era fanático por ele. Pura classe a jogar.

Na altura havia um italiano que rivalizava (e muito) com ele. Chamava-se Marzella. Grande jogador também.
 

Sangue Azul

Tribuna Presidencial
24 Agosto 2012
9,232
1,642
Porto
Dos que vi jogar ao vivo quer no pavilhão Américo de Sá, quer em Fânzeres, quer no Caixa Dragão :
Vítor Hugo / Pedro Gil
 

franciscopt

Superior
31 Agosto 2012
75
0
50
Sintra
Português - Victor Hugo, Franklim pais, uma geração no hoquei do NGC.Também gostei muito do Tó Neves, mas aquele lapso na carreira dele, enfim, fica nos 2º melhores.

Estrangeiro - Edo Bosh
 

JMartins

Bancada lateral
31 Agosto 2012
524
28
Dos que vi jogar , português obviamente vitor hugo ( pena não ter visto livramento ou cristiano ) ,
como estrangeiro infelizmente devo mencionar panchito , mas tb edo bosch , pedrito gil , sendo que
a nível internacional falaria de negro paez e borregan , ambos pelo barça.
 
S

SuperDragão

Guest
Português: Vítor Hugo e Tó Neves

Estrangeiro: Edo Bosch, Pedro Gil e Panchito Velasquez
 
V

VLK

Guest
Que vi jogar, português - Vítor Hugo/Pedro Alves

Estrangeiro - Pedro Gil

A beleza do hóquei está nos tecnicistas
 
C

cmg

Guest
LIVRAMENTO O MELHOR DE TODOS MUITO À FRENTE
Panchito pena não ter encarado o Hoquei de maneira séria
 
L

luis casals

Guest
me desculpem mas ninguem até hoje chegou aos calcanhares do livremento.foi o maradona do hoquei.

 

killermartins

Tribuna Presidencial
23 Abril 2012
13,141
6,891
Português: Livramento (pelo que pude ver em videos e por opinião do meu pai que o viu jogar); Reinaldo Ventura (enquato joguei foi o meu objectivo a atingir, o melhor disparo do Mundo)

Estrangeiro: Pedro Gil (mago e para mim o melhor atacante do mundo); Edo Bosch (o GR de sempre do NGC, fantástico e só tenho pena que nao seja assim visto em espanha); Alessandro Bertolucci (a par de Reinaldo, o ídolo dos meus tempos de jogador, escreveu a página dourada do sempre grande OQ de Barcelos)