Os problemas que afectam o futebol jovem

F

Francisco Oliveira

Guest
Antero Henrique, diretor-geral da SAD dos campeões nacionais, deixou críticas à decisão, por entender que a medida representa um “retrocesso” para o jogador português.

“É um atentado ao jogador português. É um grande retrocesso no que diz respeito à necessidade de desenvolver o jogador português que assim vê o seu espaço diminuído. As equipas B são uma excelente medida, mas é preciso um nível intermédio”, afirmou o dirigente em entrevista ao jornal ‘O Jogo’.

Estas declarações aquando da tentativa do idiota do prejidente da desliga em boicotar os empréstimos a clubes das mesmas divisões.

Deixo a pergunta: O director geral para o futebol estava-se a referir a quê?
 
F

Francisco Oliveira

Guest
Marcos19 disse:
Quanto á B e á CL-U19 espero que não aconteça como tens vindo a referir ao virem muitos estrangeiros.
Se desde o defeso têm estado tantos á experiência nos juvenis (sub-17) são para quê e por causa de que competição?
 
M

Marcos19

Guest
Francisco Oliveira disse:
Se desde o defeso têm estado tantos á experiência nos juvenis (sub-17) são para quê e por causa de que competição?
Talvez rendam mais rápido em vez de apostarem nos portugueses que fervem pelo nosso clube e renderão a longo prazo :(
 
D

Dracarys

Guest
Marcos19 disse:
Sim,felizmente fomos habituados a fazer muito com pouco e se o Sporting foi analisado,CARAMBA,nós também temos que ser!!
Temos jovens com qualidade,é preciso confiar neles.

Quanto á B e á CL-U19 espero que não aconteça como tens vindo a referir ao virem muitos estrangeiros.
O Sporting mete-nos no bolso no que toca à formação.
 
M

Marcos19

Guest
Dracarys disse:
O Sporting mete-nos no bolso no que toca à formação.
O que eu estou a referir é isso,é que,enquanto clube maior que somos deveriamos ser nós a estar naquela lista em vez do Sporting.
Não estou a dizer que neste momento a nossa formação é melhor.
 
D

Dracarys

Guest
Francisco Oliveira disse:
Qe parâmetros te referes?
Na qualidade de jogadores que têm lançado. Não podemos comparar os jogadores que saem dos clubes vindo da formação. Nós somos bons, muito bons, a formar jogadores das acima dos 18/19 anos.

Não concordas?
 
F

Francisco Oliveira

Guest
Dracarys disse:
Na qualidade de jogadores que têm lançado. Não podemos comparar os jogadores que saem dos clubes vindo da formação. Nós somos bons, muito bons, a formar jogadores das acima dos 18/19 anos.

Não concordas?
Concordo mas a formação não acaba aos 18/19. Pelos menos até aos 21 um jogador está em formação. Se os tais craques do Sporting (Figo e Ronalda) tivessem ficado mais um ano apenas onde estavam hoje? Buscar um junior ao Sporting é extramamente fácil o que não acontece no nosso clube.
 
D

Dracarys

Guest
Francisco Oliveira disse:
Concordo mas a formação não acaba aos 18/19. Pelos menos até aos 21 um jogador está em formação. Se os tais craques do Sporting (Figo e Ronalda) tivessem ficado mais um ano apenas onde estavam hoje? Buscar um junior ao Sporting é extramamente fácil o que não acontece no nosso clube.
Pois, mas isso é porque é um clube que é fraco nos seniores e tem maus dirigentes. Eles formam miúdos com muita classe. O Figo e o Ronaldo se calhar não eram tão bons se tivessem ficado mais um ou dois anos no Sporting mas também podiam não ser ninguém se não tivessem ido para lá. Nós, com a capacidade de formar jogadores até os 18/19 anos que eles têm, com a nossa capacidade de formar daí para cima éramos fantásticos (mesmo assim somos). E eles não têm mais dinheiro do que nós, não é por aí que formam jogadores. Eles formaram Ronaldo, Quaresma, Figo, Moutinho, Nani, Veloso, Patrício entre tantos outros. Agora vejo lá jogadores com muito potencial como o Betinho, o Bruma, o João Mário e gostava muito do Agostinho.
 
F

Francisco Oliveira

Guest
Dracarys disse:
Agora vejo lá jogadores com muito potencial como o Betinho, o Bruma, o João Mário e gostava muito do Agostinho.
Betinho e João Mário acho que podem dar grandes jogadores mas se sairem de lá. Bruma dos jogos que vi dele nunca achei nada de especial. O Agostinho não tem idade que se diz que tem.
 
D

Dracarys

Guest
Francisco Oliveira disse:
Betinho e João Mário acho que podem dar grandes jogadores mas se sairem de lá. Bruma dos jogos que vi dele nunca achei nada de especial. O Agostinho não tem idade que se diz que tem.
Lá está. Mas o talento está lá e foram eles que os formaram, quer queiramos quer não. Eu gostava muito de os ver no Porto e, se calhar, não era preciso assim tanto dinheiro. O Bruma é muito imprevisível e forte, pode dar jogador. O Agostinho não sei mas eles no Barcelona não brincam e têm uma grande departamento médico, não sei se deixavam passar uma falha dessas.
 

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,698
1,057
O Sporting não nos mete no bolso no que diz respeito à formação de jogadores.

Mas mete-nos no bolso noutro aspecto muito importante: na transição dos jogadores de juniores a seniores. Não têm problemas em apostar em jogadores de 18, 19 ou 20 anos. Fazem-no não por estratégia, mas sim por necessidade. Porque não têm a capacidade financeira do Porto ou slb que lhes permite comprar jogadores jovens com muito potencial. E como tal têm de "puxar" os jogadores da formação para o plantel  principal.

E isto é onde o Porto falha redondamente. Os miúdos da formação pura e simplesmente não têm oportunidades no plantel sénior, salvo raríssimas excepções. Jogadores com 18 anos, que já deviam estar a treinar \ jogar com seniores continuam a disputar campeonatos de juniores sem qualquer competitividade, salvo 3 ou 4 jogos por época. E quando chegam aos 19 \ 20 anos, vão "rodar" até aos 22 ou 23. Rodam em divisões secundárias, com jogadores fracos e treinadores de qualidade duvidosa. A evolução é lenta e nem sempre bem orientada.  Quantos e quantos jogadores muito promissores da nossa formação já se perderam??

A equipa B pode ser a tábua de salvação para esses jogadores. Vamos ver como vai ser aproveitada.

 

COTADRAGÃO

Tribuna Presidencial
25 Novembro 2006
10,762
2,482
Porto
Francisco Oliveira disse:
Betinho e João Mário acho que podem dar grandes jogadores mas se sairem de lá. Bruma dos jogos que vi dele nunca achei nada de especial. O Agostinho não tem idade que se diz que tem.
O João Mário era nosso ?
 
D

Dracarys

Guest
Celta7 disse:
O Sporting não nos mete no bolso no que diz respeito à formação de jogadores.

Mas mete-nos no bolso noutro aspecto muito importante: na transição dos jogadores de juniores a seniores. Não têm problemas em apostar em jogadores de 18, 19 ou 20 anos. Fazem-no não por estratégia, mas sim por necessidade. Porque não têm a capacidade financeira do Porto ou slb que lhes permite comprar jogadores jovens com muito potencial. E como tal têm de "puxar" os jogadores da formação para o plantel  principal.

E isto é onde o Porto falha redondamente. Os miúdos da formação pura e simplesmente não têm oportunidades no plantel sénior, salvo raríssimas excepções. Jogadores com 18 anos, que já deviam estar a treinar \ jogar com seniores continuam a disputar campeonatos de juniores sem qualquer competitividade, salvo 3 ou 4 jogos por época. E quando chegam aos 19 \ 20 anos, vão "rodar" até aos 22 ou 23. Rodam em divisões secundárias, com jogadores fracos e treinadores de qualidade duvidosa. A evolução é lenta e nem sempre bem orientada.  Quantos e quantos jogadores muito promissores da nossa formação já se perderam??

A equipa B pode ser a tábua de salvação para esses jogadores. Vamos ver como vai ser aproveitada.
Não concordo em quase nada do que dizes mas então como explicas que a equipa B do Sporting, que joga com 10 jogadores no 11 vindos da formação esteja em 3º com os mesmos pontos que o 2º e o Porto B, que em 11 joga com 4 jogadores da formação e esteja em 16º? Também é por necessidade?
 

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,698
1,057
Dracarys disse:
Não concordo em quase nada do que dizes mas então como explicas que a equipa B do Sporting, que joga com 10 jogadores no 11 vindos da formação esteja em 3º com os mesmos pontos que o 2º e o Porto B, que em 11 joga com 4 jogadores da formação e esteja em 16º? Também é por necessidade?
Não consigo perceber o que é que isso tem a ver com o que eu escrevi...

Eu falava dos anos anteriores... como o Sporting aproveitava jogadores saídos dos juniores... falava de Moutinhos, Quaresmas, Ronaldos, Custódios, Vianas, Rui Patricios, etc... jogadores que, por necessidade do Sporting, subiram imediatamente aos seniores... jogadores que, na minha opinião, evoluiram bastante precisamente por causa disso (para além do obvio talento que tinham).

Quem analisa o histórico dos campeonatos de formação, chega à conclusão que o Sporting não domina avassaladora mas no entanto, coloca mais jogadores nos seniores. A conclusão, para mim, parece óbvia.

Quanto à equipa B, so falei nela na ultima frase do meu post. Para dizer que pode ser uma bola solução para o Porto. E disse "vamos ver como vai ser aproveitada. E mais uma vez, parece que o Sporting está a fazer as coisas de forma diferente do Porto.

Espero ter sido mais claro desta vez...

PS: só mais uns dados sobre o histórico destes campeonatos:

Juniores - FC Porto (20 campeonatos), Sporting (16 campeonatos)
Juvenis  - FC Porto (20 Campeonatos), Sporting (11 campeonatos)
Iniciados - FC Porto (14 campeonatos), Sporting (10 campeonatos)