Acho que há muita gente que não tem noção da problemática do doping em Portugal. O Leander Sieman foi o único a ser apanhado nos últimos 3 anos? Não me acredito minimamente e não tenho qualquer dúvida que existem redes e lobbys de doping que protegem certos atletas e certos clubes, inclusive, selecções nacionais.
Eu há uns anos atrás, quando comecei a conhecer algumas pessoas, e foram poucas, que tinham sido e alguns ainda são, atletas de nível internacional, comecei a perceber que afinal o desporto não é como nós idealizamos. O Doping existe, e está disseminado por tudo o que é desporto de alta competição, se envolve grandes quantias de dinheiro, se envolve sucesso, reconhecimento nacional e internacional, então o doping anda lá pelo meio. É pena que não se discuta, que não se investigue, que não se fale abertamente deste flagelo, mas obviamente não convém, porque muitos dos sucessos desportivos do nosso país seriam desmistificados. Mas atenção que não é só em Portugal é no mundo inteiro.
Vou dar um pequeno exemplo que soube há uns anos atrás, lembram-se do jogo entre a Alemanha e Portugal para a qualificação para o Mundial em 85? O jogaço do Carlos Manuel? Todos os jogadores portugueses jogaram dopados. E antes, no jogo da primeira volta que até foi aqui nas Antas, os Alemães ganharam e jogaram também dopados. Isto é só uma pequena fracção daquilo que é o desporto.
Agora, se fizesse uma mega investigação mundial, em todos os desportos, não tenho a menor dúvida que seria uma tremenda desilusão para todos os amantes do desporto que iriam ficar decepcionados com muitos dos seus ídolos de uma vida.