Gosto tanto de ver este pessoal a elogiar a titude do Nuno, mas ao mesmo tempo a minorizar as acções do jonas! Nem sequer são criticadas as decisões da comissão disciplinar? Será que este pessoal não se toca?
Ainda para mais, a boa atitude do Nuno acabou por ser usada em defesa do jonas por muito dos comentadores afectos ao slb - dizem eles que o Nuno não se queixou de nada. Faz lembrar-me há uns anos atrás, num pisão do Felipe Anunciação do Paços ao nosso Hulk, em que o pedro henriques, ex-árbitro, quase que atribuiu a culpa ao Hulk pelo penalty não ter sido assinalado, dizendo que o Hulk deveria ter ajudado o árbitro atirando-se para o chão (isso numa altura em que os jogadores do Porto, muitas vezes, viam amarelo por suposta simulação, mesmo quando sofriam, de facto, penalty).
Qual é a recompensa afinal pela postura do Nuno? Um par de boas palavras em relação a ele, mas no fundo, quem se fica a rir é o prevaricador... A liga ao não actuar em relação à postura do jonas, está a dizer duas coisas:
- comportamentos como o do jonas são aceitáveis
- se alguém quiser ver estes comportamentos sancionados quando é vitima deles, tem de fazer como o próprio jonas, e teatralizar a situação. Mas convém tirar um curso, porque se fazem teatro como o jonas, com outra camisola, bem se habilitam a levar com uma sanção por simulação/conduta anti-desportiva.
Também acho piada, ainda mais quando há quem tente minorizar a atitude do jonas e, em sentido oposto, diabolizar a reacção do maxi, que não seja relembrado que, naquele minuto, o jonas incorre em duas condutas anti-desportivas passiveis da amostragem de cartão amarelo - o encontrão ao Nuno e a simulação de uma agressão na tentativa de expulsar um colega de profissão. Eu nunca mais me esquece do Fernando ter visto 2 cartões amarelos e respectivo vermelho no mesmo instante numa das suas últimas épocas ao serviço do Porto - cometeu falta a meio campo para amarelo, mas foi dada lei-da-vantagem; passado 30 segundos, ou menos, comete falta que pára o jogo e, então, vê os cartões amarelos referentes a cada uma das faltas... Isto só para dizer que o jonas também poderia ter visto dois cartões amarelos seguidos naquele lance (assim como o maxi também poderia ter visto um)