Sérgio Conceição - Ex Treinador

Sérgio Conceição

Sérgio Conceição

0.00

Estatísticas da Época - 2025/26

Dados completos de 2025/26

0.00 Performance da Época

Gilvanildo12

Bancada central
11 Fevereiro 2019
2,383
3,687
Conquistas
4
Amarante
  • Lucho González
  • Alfredo Quintana
  • Taça de Portugal 19/20
  • Campeão Nacional 19/20
Licha disse:
Não, não é mais difícil ser campeão a seguir a uma época ganhadora do que a seguir a 4 anos de seca, lamento. Não só não é mais difícil como é incomparavelmente mais fácil.

E no primeiro ano do VP, este não teve apenas 11 jogadores. Aquele meio-campo do VP era o mesmo do do AVB + Lucho. Ele herdou uma equipa rotinada, com ideias completamente assimiladas e mentalidade e experiência ganhadoras. A qualidade do futebol caiu a pique, os percursos europeus foram maus e o seu trajeto pós-Porto é para lá de modesto

Além disso era preciso analisar o poderio de bastidores do adversário, que ainda não tinha a teia que tem hoje.

Enfim, dissecar tudo dava para mais de uma tarde. Do que não tenho dúvidas é que se o SC sai após a primeira época, hoje, tinha uma estátua porque nestas coisas as últimas imagens e os dados mais superficiais são os que vão ficando para a maioria das pessoas. Eu não achei, e não acho, que ele merecesse uma estátua no primeiro ano, tal como considero que ele não merece levar com metade das pedradas que leva agora. E do que também não tenho dúvidas é que ele foi o treinador do Porto que ganhou nas circunstâncias mais difíceis de que me lembro.
É uma opinião tua. Tal como a minha opinião é que é mais díficil ganhar depois de uma época perfeita, principalmente porque tudo o que seja a menos já não vai agradar aos adeptos. O que se veio a constatar.
Ao contrário, ao fim de 4 anos, quaisquer resultados positivos começam a entusiasmar os adeptos, e foi aí que se formou o Mar Azul. E tal, como se desvaloriza o trabalho de uns, também muitas e variadas vezes é desvalorizado o trabalho do FJM nesse ano, que ajudou a colocar um travão (ainda que pequeno, mas colocou) nas roubalheiras de que havíamos sido alvos nos anos anteriores.
Portanto, concordamos em discordar.

Em segundo, o que referes é mentira.
Se não te recordas, eu ajudo. Em janeiro saíram Belluschi e Guarín, que andavam a fazer autênticos fretes por não terem sido vendidos no Verão, logo a seguir à conquista da Liga Europa.
Dois jogadores, por sinal, que tinham sido bastante importantes nas conquistas no ano anterior.
Para não falar de Álvaro Pereira, que também andava contrariado.

Depois, portanto, por ter uma equipa que na época passada tinha ganho tudo, rotinada e com ideias assimiliadas, isso quer dizer então que nada do que foi feito, é digno de registo? O substituir um Falcao por um Kleber, devem ser peaners, como diz o outro.

Esta constante bajulação a um treinador que não ganha, joga mal e ainda por cima é grosseiro, faz-me confusão, por contraste ao tratamento que levou um treinador que foi bicampeão, com 1 derrota, e que nunca se atirou aos adeptos, insultando-os.
Não ganhou taças? Não foi longe na Europa? Pois não, é verdade. Podia e devia ter feito mais, realmente.
Mas, no campeonato, fez o que lhe competia. Foi campeão. Duas vezes seguidas.
Depois o pessoal anda-se a babar com quem ganha um. Pudera, quando cá estiveram outros, eram corridos porque alguns "adeptos" não gostavam de ver um jogo controlado do início ao fim.
Realmente, é mais fixe não estar a contar ganhar um jogo, ou saber de antemão que se vai andar a sofrer no final de cada partida.

ALEX RQ7

Bancada lateral
4 Junho 2019
785
806
Gilvanildo12 disse:
Peço desculpa por me intrometer, mas o contexto do SC é incomparavelmente mais difícil que o de VP, porquê, mesmo?
Porque VP vinha de uma época em que conquistamos tudo? Então não é muito mais dificil suceder uma equipa que ganha tudo, que uma que não ganha nada?
Uma equipa que tinha jogadores que, por terem realmente ganho tudo, queriam mudar de ares?
Uma equipa que tinha como "concorrência", um rival que investia forte e feio? (tanto em jogadores como em jogadas de bastidores)
Uma equipa que teve de resgatar um Lucho em pré-reforma (apesar da sua enorme qualidade) e contratar um Janko em janeiro?

É certo que o onze de VP era, realmente, muito bom. Mas um campeonato não se ganha com apenas 11.
O 12º jogador de VP era o Defour. E o 13º devia ser o Djalma.
Além de que não tinha uns encornados virados para a "formação", mas sim para jogadores pagos a peso de ouro.

Este constante menosprezar do grande trabalho de VP no nosso clube por parte de alguns, faz-me bastante confusão.
Não tem problema, estamos aqui para isso mesmo, apresentar-mos o nosso ponto de vista sobre os vários temas.
A essa questão respondo-te fácil, porque aquilo que realmente se passou não é apenas o que dizes, não era um treinador que vinha de uma época onde se ganhou tudo e outro em que não se ganhou nada. Foi a mudança de uma estrutura e de um paradigma onde um, trabalhou no FCP em que "qualquer um ganhava" e ou outro veio quando ninguém ganhava, já com padres e missas a decorrerem. Com VP só o FCP tinha dinâmica de vitórias, com SC era o Benfica quem tinha.
Isso de haverem jogadores a quererem mudar de ares é só especulação, tal como havia com VP há com SC, então Marega, Danilo, etc, não queriam mudar de ares também?
O porto atual tem soluções melhores do que aquele Lucho em final de carreira?
Só tinha 11? Em termos de GR tinha:Helton, Bracali e Beto; Defesas centrais: Otamendi, Mangala, Rolando e Maicon; Laterais: Fucile, Sapunaru, Danilo (meia época), Álvaro Pereira e Alex Sandro; Médios: Fernando, Moutinho, Guarin, Belluchi, Defour, Lucho (meia época); Avançados: Hulk, Cristian Rodriguez, Varela, James. Achas mesmo que agora temos mais e melhores soluções?
Achas que é pior para o FCP ter o Benfica virado para contratações pagas a peso de ouro de Suazos, Kikins Fonsecas, Reyes e Aimares do que virado para a formação de Nelson Semedo, Félix, Cancelo, Cancelo, etc?
Por fim, ninguém está a menosprezar o trabalho de VP, eu próprio já disse que foi um erro o seu despedimento, mas é engraçado que estás a fazer exactamente isso com SC,a desvalorizar o seu trabalho. Eu só estou a dizer que um foi e outro está a ser injustiça-do pelos adeptos.

ALEX RQ7

Bancada lateral
4 Junho 2019
785
806
Licha disse:
Do que não tenho dúvidas é que se o SC sai após a primeira época, hoje, tinha uma estátua porque nestas coisas as últimas imagens e os dados mais superficiais são os que vão ficando para a maioria das pessoas.

Esta observação é muito interessante, porque se observarmos com atenção, nos últimos 17/18 anos, desde José Mourinho, o único treinador incontestado foi AVB, muito provavelmente porque só fez uma época. Caso fizesse mais estava sujeito a levar com o que o SC tem levado.

Gilvanildo12

Bancada central
11 Fevereiro 2019
2,383
3,687
Conquistas
4
Amarante
  • Lucho González
  • Alfredo Quintana
  • Taça de Portugal 19/20
  • Campeão Nacional 19/20
ALEX RQ7 disse:
Não tem problema, estamos aqui para isso mesmo, apresentar-mos o nosso ponto de vista sobre os vários temas.
A essa questão respondo-te fácil, porque aquilo que realmente se passou não é apenas o que dizes, não era um treinador que vinha de uma época onde se ganhou tudo e outro em que não se ganhou nada. Foi a mudança de uma estrutura e de um paradigma onde um, trabalhou no FCP em que "qualquer um ganhava" e ou outro veio quando ninguém ganhava, já com padres e missas a decorrerem. Com VP só o FCP tinha dinâmica de vitórias, com SC era o Benfica quem tinha.
Isso de haverem jogadores a quererem mudar de ares é só especulação, tal como havia com VP há com SC, então Marega, Danilo, etc, não queriam mudar de ares também?
O porto atual tem soluções melhores do que aquele Lucho em final de carreira?
Só tinha 11? Em termos de GR tinha:Helton, Bracali e Beto; Defesas centrais: Otamendi, Mangala, Rolando e Maicon; Laterais: Fucile, Sapunaru, Danilo (meia época), Álvaro Pereira e Alex Sandro; Médios: Fernando, Moutinho, Guarin, Belluchi, Defour, Lucho (meia época); Avançados: Hulk, Cristian Rodriguez, Varela, James. Achas mesmo que agora temos mais e melhores soluções?
Achas que é pior para o FCP ter o Benfica virado para contratações pagas a peso de ouro de Suazos, Kikins Fonsecas, Reyes e Aimares do que virado para a formação de Nelson Semedo, Félix, Cancelo, Cancelo, etc?
Por fim, ninguém está a menosprezar o trabalho de VP, eu próprio já disse que foi um erro o seu despedimento, mas é engraçado que estás a fazer exactamente isso com SC,a desvalorizar o seu trabalho. Eu só estou a dizer que um foi e outro está a ser injustiça-do pelos adeptos.
Sim, tens razão. Estamos aqui para isso mesmo.

Em relação à dinâmica de vitórias, isso veio-se a confirmar na época a seguir à saída de VP... Achava-se que com qualquer meco no banco, se era campeão. Veio Paulo Fonseca, e foi o que foi. É certo que teve um plantel mais fraco, nada mais correto que isso. Mas também revelou não estar minimamente preparado para o FCPorto.

Depois, em relação aos plantéis... Como referes e bem, Danilo só veio a meio, Alex Sandro era uma promessa a adaptar-se. Otamendi era classe mundial, como se veio a confirmar.
Guarin, Belluschi e até o Souza saíram em janeiro. Ou seja, quando veio Lucho ficou basicamente Fernando-Moutinho-Lucho, com Defour a suplente.
O Cristian Rodriguez fez 17 jogos nessa época.
O Varela passou de 13 para 6 golos.
Hulk e James eram os abonos da família, mas saiu um jogador que tinha marcado 34+38 golos em 2 épocas. O que, quer se queira quer não, é a diferença entre fazer uma boa campanha europeia, ou não.

Depois, Suazo, Kikin e Reyes foram contratados nas épocas do Camacho e afins. O Cavalo Branco, nessa época, tinha Garay, Gaitán, Witsel, Matic, Enzo Perez, Aimar, Rodrigo, Saviola e outros que tais.
Nelson Semedo foi aposta com Rui Vitória, Cancelo foi aposta no Valencia e Bernardo Silva no Monaco.

Certo, concordo contigo que VP foi e continua a ser muito injustiçado por vários adeptos.
A principal diferença com SC é que, em duas épocas, VP ganhou dois campeonatos e duas supertaças. Podia e devia ter feito mais e melhor tanto nas taças, como nas competições europeias. Mas fez, sem dúvida, melhor que SC. E levou com 100x mais contestação.

Gilvanildo12

Bancada central
11 Fevereiro 2019
2,383
3,687
Conquistas
4
Amarante
  • Lucho González
  • Alfredo Quintana
  • Taça de Portugal 19/20
  • Campeão Nacional 19/20
ALEX RQ7 disse:
Esta observação é muito interessante, porque se observarmos com atenção, nos últimos 17/18 anos, desde José Mourinho, o único treinador incontestado foi AVB, muito provavelmente porque só fez uma época. Caso fizesse mais estava sujeito a levar com o que o SC tem levado.
Podes-me só ilucidar com o que é o SC tem levado?
É que, ao fim de 2 anos e meio, ainda não vi nem ouvi nenhuma vaia digna desse registo. Ou mesmo lenços brancos com força.

Levou há umas semanas com meia dúzia deles e atirou beijos e acenos para a bancada.

Licha

Tribuna
9 Maio 2016
3,875
767
Gilvanildo12 disse:
É uma opinião tua. Tal como a minha opinião é que é mais díficil ganhar depois de uma época perfeita, principalmente porque tudo o que seja a menos já não vai agradar aos adeptos. O que se veio a constatar.
Ao contrário, ao fim de 4 anos, quaisquer resultados positivos começam a entusiasmar os adeptos, e foi aí que se formou o Mar Azul. E tal, como se desvaloriza o trabalho de uns, também muitas e variadas vezes é desvalorizado o trabalho do FJM nesse ano, que ajudou a colocar um travão (ainda que pequeno, mas colocou) nas roubalheiras de que havíamos sido alvos nos anos anteriores.
Portanto, concordamos em discordar.
O que se veio a constatar foi que a qualidade do futebol caiu vertiginosamente e que a mesma equipa que arrasava em Portugal e na Europa no ano anterior, era incapaz de ganhar um jogo a um adversário vindo do Chipre. Que houvesse um decréscimo, aceita-se, que se caísse do 10º andar para a cave, já é mais difícil de engolir por qualquer adepto. A base de que parte o VP é uma base ganhadora; a base de que parte o SC é completamente perdedora, ainda por cima sem nenhum reforço que pudesse dar um lastro novo àquele grupo. Achar o contrário é exótico, no mínimo.

Relembra-te se eram muitas ou poucas as pessoas que, no 1º ano do SC, achavam antes da época começar que íamos ser campeões. Pouquíssimas acreditavam. Eu acreditava piamente, mas era uma minoria clara. Agora vê quantas pessoas achavam no 1º ano do VP que íamos ser campeões. Resposta: uma imensa e gigantesca maioria. Fazer agora análises a posteriori é sempre muito mais fácil... e conveniente.

E eu não desvalorizo nada o trabalho do FJM. Acho que ajudou, mas não evitou que tivéssemos sido roubados no primeiro e no segundo ano do Sérgio, sobretudo no primeiro (paradoxalmente, fomos campeões aí). E roubados de uma maneira que não tem comparação com os dois anos do VP.

Gilvanildo12 disse:
Em segundo, o que referes é mentira.
Se não te recordas, eu ajudo. Em janeiro saíram Belluschi e Guarín, que andavam a fazer autênticos fretes por não terem sido vendidos no Verão, logo a seguir à conquista da Liga Europa.
Dois jogadores, por sinal, que tinham sido bastante importantes nas conquistas no ano anterior.
Para não falar de Álvaro Pereira, que também andava contrariado.
O que refiro é verdade e como é verdade não tenho problemas nenhuns em repetir e sustentar.

Aliás, o Belluschi andava contrariadíssimo. Tão contrariado que saiu, em janeiro, para o fabuloso Génova. De facto, o Génova mexe com a cabeça de qualquer jogador. E o Álvaro também andava desfocado, ainda assim o treinador pô-lo a titular quase a época inteira, talvez porque não houvesse suplente à altura. Ah espera aí, no banco estava o Alex Sandro (a realidade de plantel do Sérgio Conceição é parecida realmente). Já para não falar no Rolando, que só saiu do 11 depois da milionésima cagada, ao conseguir ser comido de cabeça, na área, pelo Melgarejo. E aí lá entrou um senhor chamado Mangala - mais um cepo pior do que o aqueles que o SC tem no banco.

Mas mesmo que eu pudesse aceitar (que não aceito, de todo) essa teoria, então o mesmo se poderia aplicar ao Sérgio Conceição. É ver o caso Marega no ano passado e o Danilo este ano. O problema é que quando temos paixões/ódios assolapados, tendemos a perder a razão e a coerência.

Gilvanildo12 disse:
Depois, portanto, por ter uma equipa que na época passada tinha ganho tudo, rotinada e com ideias assimiliadas, isso quer dizer então que nada do que foi feito, é digno de registo? O substituir um Falcao por um Kleber, devem ser peaners, como diz o outro.
Substituir o Falcao? Nunca é fácil, mas quando se tem o Hulk (melhor marcador do campeonato passado) no plantel fica mais fácil. E quando, alguns anos mais tarde, se tem o Marega (gosto dele, atenção, mas estamos a falar de divisões diferentes) como única referência no centro do ataque para um grupo de Champions (que, por sinal, se passa com 5 vitórias e 1 empate) até parece peaners, é verdade. E perder um titular quando o Sérgio, só este ano, perdeu 5 também são quase peaners.

Gilvanildo12 disse:
Esta constante bajulação a um treinador que não ganha, joga mal e ainda por cima é grosseiro, faz-me confusão, por contraste ao tratamento que levou um treinador que foi bicampeão, com 1 derrota, e que nunca se atirou aos adeptos, insultando-os.
Não ganhou taças? Não foi longe na Europa? Pois não, é verdade. Podia e devia ter feito mais, realmente.
Mas, no campeonato, fez o que lhe competia. Foi campeão. Duas vezes seguidas.
Depois o pessoal anda-se a babar com quem ganha um. Pudera, quando cá estiveram outros, eram corridos porque alguns "adeptos" não gostavam de ver um jogo controlado do início ao fim.
Realmente, é mais fixe não estar a contar ganhar um jogo, ou saber de antemão que se vai andar a sofrer no final de cada partida.
Bajular? Eu não bajulei ninguém. Pelo contrário. Eu critiquei várias vezes aqui o Sérgio Conceição, quando era altissimamente impopular fazê-lo. E continuo a criticar agora. Faço-o é muito menos vezes porque já há de sobra quem o critique por tudo e coisa nenhuma e, portanto, eu nessas situações não só não me costumo juntar ao coro como gosto de recordar que 1) foi um treinador que ganhou em condições dificílimas e de uma forma muitíssimo bem conseguida 2) não ganhou o ano passado porque foi escabrosamente roubado 3) muitos dos que agora o criticam foram os mesmos que, esses sim, o bajulavam com epítetos de "Deus", "milagreiro", etc. E confesso, o terceiro ponto dá-me um nojo particular, de tal modo que até posso passar por membro do clube de fãs do treinador, mas aceito o risco.

Se gosto do futebol do Sérgio? Já gostei muito. Na primeira época e em vários momentos da última temporada gostei bastante. Mas falar de falta de nota artística e, na mesma frase, referir o Vítor Pereira é anedótico. Com ele, tantos e tantos foram os jogos como os que tivemos em casa com o Aves e no Bessa: futebol pastoso e vitória tangencial, mas como os adversários são tão fracos, nem um remate conseguiram fazer à nossa baliza. Mas se isto com o Sérgio é objeto de crítica, com o mestre dos equilíbrios chama-se controlo... até chegarmos à Europa e cairmos com qualquer equipa mediana. 

Gilvanildo12 disse:

Em relação à dinâmica de vitórias, isso veio-se a confirmar na época a seguir à saída de VP... Achava-se que com qualquer meco no banco, se era campeão. Veio Paulo Fonseca, e foi o que foi. É certo que teve um plantel mais fraco, nada mais correto que isso. Mas também revelou não estar minimamente preparado para o FCPorto.

Depois, em relação aos plantéis... Como referes e bem, Danilo só veio a meio, Alex Sandro era uma promessa a adaptar-se. Otamendi era classe mundial, como se veio a confirmar.
Guarin, Belluschi e até o Souza saíram em janeiro. Ou seja, quando veio Lucho ficou basicamente Fernando-Moutinho-Lucho, com Defour a suplente.
Hulk e James eram os abonos da família, mas saiu um jogador que tinha marcado 34+38 golos em 2 épocas. O que, quer se queira quer não, é a diferença entre fazer uma boa campanha europeia, ou não.

Depois, Suazo, Kikin e Reyes foram contratados nas épocas do Camacho e afins. O Cavalo Branco, nessa época, tinha Garay, Gaitán, Witsel, Matic, Enzo Perez, Aimar, Rodrigo, Saviola e outros que tais.
Nelson Semedo foi aposta com Rui Vitória, Cancelo foi aposta no Valencia e Bernardo Silva no Monaco.

Certo, concordo contigo que VP foi e continua a ser muito injustiçado por vários adeptos.
A principal diferença com SC é que, em duas épocas, VP ganhou dois campeonatos e duas supertaças. Podia e devia ter feito mais e melhor tanto nas taças, como nas competições europeias. Mas fez, sem dúvida, melhor que SC. E levou com 100x mais contestação.
Sim, sim, o cavalo branco, como tu lhe chamas, tinha uma super equipa. Então na segunda época do VP era uma dream-team. Tão boa, tão boa que andou a jogar com o Artur na baliza e com o Melgarejo a lateral, já para não falar de que teve de adaptar o Enzo a médio.

Varela passa de 13 para 6 golos... loool deve ter sido por acaso. E o Danilo e o Alex Sandro, ambos internacionais brasileiros e vencedores da Libertadores, precisavam de adaptação, os reforços do Jesus não. E o Lucho estava em pré-reforma, mas o Aimar transpirava saúde, tanto que até saiu para a Malásia. Viva a coerência.

ALEX RQ7

Bancada lateral
4 Junho 2019
785
806
Gilvanildo12 disse:

Alex Sandro era promessa, mas Álvaro Pereira era um certeza, com um rendimento do melhor que já tivemos. Mas digo te já, é bem melhor uma promessa de Alex Sandro do que uma certeza de Manafá. Danilo só veio a meio da época, mas Sapunaru e Fucile são ambos superiores ao que temos agora. Otamendi era melhor do que qualquer central que temos agora (Pepe já foi melhor).
Então não faz parte do trabalho de um treinador conseguir motivar os jogadores? Eles queriam sair, mas já tinham dado provas da sua qualidade, portanto era "só" trabalhar o psicológico. Por exemplo, Deco não quis sair depois de ganhar a Taça Uefa?  Parece-me uma tarefa bem mais árdua fazer de Marega jogador.
É verdade que existe muita diferença entre ter Falcao ou Kléber, mas também não é Soares, Zé Luis e Aboubakar que irião fazer esquecer o colombiano.
O ponto que eu queria apresentar em relação aos jogadores do benfica contratados a peso de ouro vs jogadores da formação é que não existe a correlação investimento/benefício que estavas a tentar demonstrar. Ou seja os jogadores que têm saído da formação tem feito/jogado, no mínimo, tanto como os comprados.
Em que te baseias para dizer que VP, fez sem dúvida, melhor trabalho do que SC? Se compararmos as 2 épocas que cada um fez, VP foi campeão 2 vezes, SC foi 1, mas fez mais pontos do que VP, ou seja SC tinha pontuações para ser campeão nas duas épocas que VP também foi. SC tem uma percentagem de vitórias superior à de VP. SC foi a uma final da taça de Portugal e a uma final da taça da liga, VP foi a uma final da taça da liga. VP chegou a uns Oitavos de final da Champions (frente ao málaga) e não passou a fase de grupos no ano seguinte, SC chegou aos oitavos e quartos de final. Isto já para não falar que toda gente fala que é impensável termos perdido 7 pontos em Janeiro que nos levou a perder o título, mas ninguém fala da forma impensável como o Benfica deixou fugir 5 pontos a 3 jornadas do fim, ma altura de VP.   

fcp1893

Tribuna
19 Junho 2013
3,357
990
Que pena este tópico não fechar ... era sinal que o SC já tinha levado uns patins ... até quando temos de levar com este treinador medíocre :( 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
77,296
53,511
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Zeus disse:
Eu não consigo entender como é vamos conseguir uma "superioridade clara" em relação ao nosso rival quando esse rival ganha sistematicamente TODOS os jogos, jogos esses que nós não controlamos excepto quando jogamos contra eles. Estamos a falar de um serie de 30 jogos para o campeonato com 28 vitorias, 1 empate e 1 derrota precisamente contra nós. Como é que vamos conseguir uma "superioridade clara" como dizes contra isto? No máximo conseguimos lutar taco a taco e no fim logo se vê se nos deixam ganhar, no ano passado não deixaram...
A matematica é um bicho de 7 cabeças depois não conseguem compreender isso, isso e tambem não conseguem compreender que tanto faz que o slm seja fraco ou forte o treinador bom ou fraco se eles ganham os jogos todos os pontos valem o mesmo.

Depois é sempre de notar, que temos gente a inscrever-se no forum para nos explicar que o FCP não foi muito roubado na época passada...

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
77,296
53,511
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
ALEX RQ7 disse:
Neste milénio foram esses 2 os únicos que acabaram a primeira época de forma incontestada, o que vêm logo a segui a eles é o SC.

Há quem não veja o FCP há muito tempo, e/ou não tem memoria.. e depois acha que qualquer Silas aqui chega que que vai ser espectacular quando em 20 anos só 2 é que foram.

Gilvanildo12

Bancada central
11 Fevereiro 2019
2,383
3,687
Conquistas
4
Amarante
  • Lucho González
  • Alfredo Quintana
  • Taça de Portugal 19/20
  • Campeão Nacional 19/20
O que se veio a constatar foi que a qualidade do futebol caiu vertiginosamente e que a mesma equipa que arrasava em Portugal e na Europa no ano anterior, era incapaz de ganhar um jogo a um adversário vindo do Chipre. Que houvesse um decréscimo, aceita-se, que se caísse do 10º andar para a cave, já é mais difícil de engolir por qualquer adepto. A base de que parte o VP é uma base ganhadora; a base de que parte o SC é completamente perdedora, ainda por cima sem nenhum reforço que pudesse dar um lastro novo àquele grupo. Achar o contrário é exótico, no mínimo.
O teu primeiro argumento cai logo por terra, quando uma equipa que no ano passado fez 16 pontos em 18 possíveis na Champions, este ano está-se a ver à rasca para passar no grupo da Liga Europa. Com 50M gastos em contratações.

Relembra-te se eram muitas ou poucas as pessoas que, no 1º ano do SC, achavam antes da época começar que íamos ser campeões. Pouquíssimas acreditavam. Eu acreditava piamente, mas era uma minoria clara. Agora vê quantas pessoas achavam no 1º ano do VP que íamos ser campeões. Resposta: uma imensa e gigantesca maioria. Fazer agora análises a posteriori é sempre muito mais fácil... e conveniente.
Portanto, estás queres fazer tu crer que a "pressão" (ou como lhe quiseres chamar), de os adeptos acreditarem (em maioria) de antemão que irão ser campeões é menor que a pressão que o SC teve quando chegou, vindo de um ciclo de 4 campeonatos dos encornados?

E eu não desvalorizo nada o trabalho do FJM. Acho que ajudou, mas não evitou que tivéssemos sido roubados no primeiro e no segundo ano do Sérgio, sobretudo no primeiro (paradoxalmente, fomos campeões aí). E roubados de uma maneira que não tem comparação com os dois anos do VP.

O que refiro é verdade e como é verdade não tenho problemas nenhuns em repetir e sustentar.
Conseguires dizer que o que referes é verdade, e comparar o primeiro ano do SC, com o ano passado, a nível de arbitragens, é, no mínimo, hilariante.

Aliás, o Belluschi andava contrariadíssimo. Tão contrariado que saiu, em janeiro, para o fabuloso Génova. De facto, o Génova mexe com a cabeça de qualquer jogador. E o Álvaro também andava desfocado, ainda assim o treinador pô-lo a titular quase a época inteira, talvez porque não houvesse suplente à altura. Ah espera aí, no banco estava o Alex Sandro (a realidade de plantel do Sérgio Conceição é parecida realmente). Já para não falar no Rolando, que só saiu do 11 depois da milionésima cagada, ao conseguir ser comido de cabeça, na área, pelo Melgarejo. E aí lá entrou um senhor chamado Mangala - mais um cepo pior do que o aqueles que o SC tem no banco.
Bem, se tens memória para apenas o que te interessa e preferes ser hipócrita, é contigo. Que o Belluschi andava contrariado, é um facto. Que não te recordes e preferias, ao invés, mandar umas piadolas para alcançar likes, é contigo.
Depois, esquecer os primeiros tempos de Danilo e Alex Sandro no FCPorto... E o processo que todos esses jovens passavam antes de ser aposta... É mais uma. Sim, eram promessas. Grandes promessas, e que acabaram por cumprir o potencial que lhe estava destinado.
Em relação ao Mangala, também queres enveredar pelo lado das piadas para os likes. Nunca o chamei de cepo, nem nada parecido. Aliás, breve falta dizer que o nível dos centrais da era do SC era fraco.

Mas mesmo que eu pudesse aceitar (que não aceito, de todo) essa teoria, então o mesmo se poderia aplicar ao Sérgio Conceição. É ver o caso Marega no ano passado e o Danilo este ano. O problema é que quando temos paixões/ódios assolapados, tendemos a perder a razão e a coerência.
Portanto, és da opinião que o que atualmente (não) jogamos não tem a ver também com o estado anímico dos jogadores? Ou seja, é completamente irrelevante para ti vermos um cadáver com a braçadeira de capitão a passear-se dentro de campo? Certo, onde vai a razão e a coerência. Devem estar assolapados nalgum lado.

Substituir o Falcao? Nunca é fácil, mas quando se tem o Hulk (melhor marcador do campeonato passado) no plantel fica mais fácil. E quando, alguns anos mais tarde, se tem o Marega (gosto dele, atenção, mas estamos a falar de divisões diferentes) como única referência no centro do ataque para um grupo de Champions (que, por sinal, se passa com 5 vitórias e 1 empate) até parece peaners, é verdade. E perder um titular quando o Sérgio, só este ano, perdeu 5 também são quase peaners.
Certo! Sendo assim, que se lixe o facto de no ano anterior, para além do Hulk, haver o Falcao.
Tens razão, aqui levas a taça, sem dúvidas.

Bajular? Eu não bajulei ninguém. Pelo contrário. Eu critiquei várias vezes aqui o Sérgio Conceição, quando era altissimamente impopular fazê-lo. E continuo a criticar agora. Faço-o é muito menos vezes porque já há de sobra quem o critique por tudo e coisa nenhuma e, portanto, eu nessas situações não só não me costumo juntar ao coro como gosto de recordar que 1) foi um treinador que ganhou em condições dificílimas e de uma forma muitíssimo bem conseguida 2) não ganhou o ano passado porque foi escabrosamente roubado 3) muitos dos que agora o criticam foram os mesmos que, esses sim, o bajulavam com epítetos de "Deus", "milagreiro", etc. E confesso, o terceiro ponto dá-me um nojo particular, de tal modo que até posso passar por membro do clube de fãs do treinador, mas aceito o risco.

Se gosto do futebol do Sérgio? Já gostei muito. Na primeira época e em vários momentos da última temporada gostei bastante. Mas falar de falta de nota artística e, na mesma frase, referir o Vítor Pereira é anedótico. Com ele, tantos e tantos foram os jogos como os que tivemos em casa com o Aves e no Bessa: futebol pastoso e vitória tangencial, mas como os adversários são tão fracos, nem um remate conseguiram fazer à nossa baliza. Mas se isto com o Sérgio é objeto de crítica, com o mestre dos equilíbrios chama-se controlo... até chegarmos à Europa e cairmos com qualquer equipa mediana.
Primeiro, nunca me viram a elogiar desmedidamente o SC, nem a pedir a sua continuidade para sempre. Elogio quando tenho de elogiar, como o fiz, por exemplo, contra os encornados e Famalicão.
Nota artística? Onde é que eu referi isso, mesmo? Se puderes, manda a citação sff.
Os adversários na altura de VP eram fracos, e agora são o quê? Ah, devem ser equipas de top mundial, à quantidade que atualmente o nosso clube permite à grande parte das equipas. Mas claro, é melhor pegar realmente no último jogo, e esquecer os outros todos no último ano e meio, no mínimo. Vai lá cima ver onde é que assolapaste a tua coerência.

Sim, sim, o cavalo branco, como tu lhe chamas, tinha uma super equipa. Então na segunda época do VP era uma dream-team. Tão boa, tão boa que andou a jogar com o Artur na baliza e com o Melgarejo a lateral, já para não falar de que teve de adaptar o Enzo a médio.

Varela passa de 13 para 6 golos... loool deve ter sido por acaso. E o Danilo e o Alex Sandro, ambos internacionais brasileiros e vencedores da Libertadores, precisavam de adaptação, os reforços do Jesus não. E o Lucho estava em pré-reforma, mas o Aimar transpirava saúde, tanto que até saiu para a Malásia. Viva a coerência.
[/quote]
Ok, uma super equipa tem o Laje. Tens razão, mais uma vez.
Diz-me lá então, a culpa foi do VP por o Varela ter baixado para metade o número de golos, certo?
Portanto, tu pegas no exemplo de dois miudos que vêm como promessas, para comparar com a maior parte de jogador feitos que referi.
E esqueces propositadamente o que escrevi do Lucho. Sim, veio em pré-reforma. Mas com muita qualidade. Isso não invalida o que escrevi.

John Wick

Tribuna
31 Outubro 2019
3,805
7,979
Conquistas
2
  • Novembro/19
  • Deco
Vou só recordar os "portistas" mais desatentos que no jogo que ficou célebre pelo golo em fora-de-jogo do Maicon, fomos prejudicados em vários lances graves.

- Penalti claro ainda na primeira parte do Luisão sobre o Álvaro Pereira, uma placagem.
- Penalti claro por dupla mão do Cardozo na área do Benfica.
- Um dos golos do Benfica nasce de um mergulho do Gaitan num lance com Djalma.

No ano seguinte, fomos empatar à Luz 2-2, num jogo em que nos primeiros 15 minutos de jogo, o João Ferreira anula mal 3 lances ao Jackson quando este seguia isolado e o Maxi entra com os pitões no peito do Moutinho e não foi expulso.

No ano seguinte, ano do Paulo Fonseca, o jogo que traça o destino do Porto é na Luz, primeiro jogo do Quaresma após o regresso. O Benfica ganha 2-0, o Quaresma é placado duas vezes na área do Benfica e não marcou nada, o Danilo leva 2º amarelo por simulação num lance em que sofre falta dentro da área do Benfica e depois ainda há um lance em que o Quaresma isola o Jackson na cara do guarda-redes e o Soares Dias, em vez de dar a lei da vantagem, marca uma falta sobre o Quaresma.

Saudades destes tempos maravilhosos, não é? Respirava-se muito Calabote, Luisão, Javi Garcia, David Luis, Enzo Perez, Maxi Pereira era tudo a dar pancada da grossa, a agredir, a fazer insultos racistas aos adversários, o Aimar, o Gaitan, o Saviola, o Cardozo, o Jonas, cada mergulho era um penalti a favor do Benfica. Estiveram quantos anos sem que fosse marcado um penalti contra eles? E nos anos do Jesus? 1/3 do campeonato era jogado em superioridade numérica com as expulsões aos adversários.

Mas muitas saudades destes tempos maravilhosos. 

Ripas

Fodei-vos
6 Março 2019
22,234
40,478
Tenho vista para o Dragão.
sirmister disse:
Depois é sempre de notar, que temos gente a inscrever-se no forum para nos explicar que o FCP não foi muito roubado na época passada...
Assim? Taxativamente? Dessa maneira?
Ou disseram que fomos mais roubados noutras épocas, principalmente nas do Lope e do NES?

Continuas com o teu habitual festival de deturpações e mentiras.
Já no outro dia o @jardel te caçou numa mentira descarada acerca do Ronaldo...

Continua para aí nessa tua ode de deturpações, mas não esperes que toda a malta as pape.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
77,296
53,511
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Ripas disse:
Assim? Taxativamente? Dessa maneira?
Ou disseram que fomos mais roubados noutras épocas, principalmente nas do Lope e do NES?

Continuas com o teu habitual festival de deturpações e mentiras.
Já no outro dia o @jardel te caçou numa mentira descarada acerca do Ronaldo...

Continua para aí nessa tua ode de deturpações, mas não esperes que toda a malta as pape.

O protegido do @administrador faz o que quer e diz o quer, caçar não caça nada,  o que eu coloquei foi uma citação e é facil de encontrar, alias foi colocada por ti logo a seguir por isso...

Mas ela foi tirada daqui que foi postado horas antes..
https://twitter.com/onaredonda/status/1196064382087766016

Quanto ao resto é só ler o que está escrito.

Edit: e claro se queres enfiar a carapuça..

Ripas

Fodei-vos
6 Março 2019
22,234
40,478
Tenho vista para o Dragão.
sirmister disse:
O protegido do @administrador faz o que quer e diz o quer, caçar não caça nada,  o que eu coloquei foi uma citação e é facil de encontrar, alias foi colocada por ti logo a seguir por isso...

Mas ela foi tirada daqui que foi postado horas antes..
https://twitter.com/onaredonda/status/1196064382087766016

Quanto ao resto é só ler o que está escrito.

Edit: e claro se queres enfiar a carapuça..
Hahaha

Sempre que te apanhar a deturpar e a mentir, nem duvides que enfio a carapuça e que te chamo o que tenho de chamar.

Quanto ao Ronaldo... não te faças de sonso, porque colocaste a citação a dar a entender que seria acerca do Cristiano, o teu ídolo, que era o que se estava a discutir no tópico em questão.
Nem sequer colocaste esse link.

Lá está... mais uma deturpação, nisso és muito forte.
És um prato...

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
77,296
53,511
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Ripas disse:
Hahaha

Sempre que te apanhar a deturpar e a mentir, nem duvides que enfio a carapuça e que te chamo o que tenho de chamar.

Quanto ao Ronaldo... não te faças de sonso, porque colocaste a citação a dar a entender que seria acerca do Cristiano, o teu ídolo, que era o que se estava a discutir no tópico em questão.
Nem sequer colocaste esse link.

Lá está... mais uma deturpação, nisso és muito forte.
És um prato...
lol adoro.