Deixem-se de tretas... este é o mesmo SC que contratamos e que todos aplaudiram no ano passado.
O SC que diz aquilo ontem, depois do comportamento de alguns adeptos (que diga-se foi ridículo como costuma ser muitas vezes, já desde o tempo em que eu tinha lugar anual) é o mesmo SC que não tem problemas em chegar a uma conferência e chamar boneco ao treinador rival ou vir a publico criticar o tipo e contratações que a SAD fez! é precisamente o mesmo homem sem filtro e que fala tudo sem pensar nas consequências. Por isso, bater no SC que agora fez isto mas aplaudir o que faz tudo o resto, pura e simplesmente não faz sentido. Isto é o SC e sempre foi... desde jogador!
Em relação ao comportamento de alguns adeptos e a certas bocas e comentários, é algo com o qual o treinador tem que aprender a lidar. Todos os treinadores levaram com isso (até o Mourinho e o Villas Boas) A diferença é que, se alguns conseguem passar por cima e segurar o que lhes vai na alma, o SC dispara tudo e não guarda nada com ele. Para o bem e para o mal é com este treinador que temos de lidar desde o inicio. Não venham agora dizer que ele mudou e que o sucesso lhe subiu à cabeça. Nada mais falso...
Acho sinceramente que algumas pessoas que vão ao dragão (desde há muitos anos a esta parte) são na verdade pseudo-adeptos - nisto concordo em absoluto com o SC. Vão ali pelas pipocas e pelo assobio sempre pronto, mais do que para torcer e puxar pela equipa. São aqueles que, enquanto as coisas correm bem, estão caladinhos no seu lugar com a boca cheia de pipocas e salsichas de cachorro quente, mas quando as coisas correm menos bem, em vez de apoiar, são os que mais barulho fazem com protesto, insultos e assobios!
Sempre me irritou o adepto que se comporta desta forma e que a 10 minutos do fim, se a equipa não está a ganhar, abandona o estádio em protesto ruidoso! São aqueles que ao domingo olham para o céu e decidem não ir ver o Porto porque está frio e chuva!
Tal como o SC eu também acho que isto são pseudo-adeptos... são adeptos de fast food (como dizia e bem o senhor que tinha lugar ao meu lado no estádio) e não de futebol a sério. A diferença é que eu não sou o treinador do Porto e por isso o que digo não tem impacto. Ele como treinador do Porto devia pensar um pouco mais antes de falar até porque aquilo que diz pode muito bem virar-se contra ele. De qualquer forma, tal como disse anteriormente, nada disto me surpreende porque foi este o homem que contratamos e este SC é precisamente o mesmo do ano passado!
De qualquer forma, parece-me um drama manifetamente exagerado. Não ouvi nada de tæo grave nas declarações dele e, se acho que não as devia ter feito (ou se devia ter controlado mais) é mais para sua própria defesa do que outra coisa. Não são só os dirigentes, os jogadores e os treinadores que podem ser alvo de critica. Os adeptos, quando o merecem, também podem e devem ser criticados. Não estão acima de ninguém nem são intocáveis.