Simpatia por clubes fora de Portugal

Cheue

12 Maio 2016
18,620
28,034
Conquistas
7
108
Barcelona.
----

pois...
sim, é possível gostar de vários tipos de jogo e jogador.
mesmo que sejam muito diferentes.
 
19 Maio 2008
3,119
16
Noventa e Nove disse:
Barcelona.

Eu ainda era puto quando os nossos Vítor Baía e Fernando Couto foram para lá, e passei nessa altura a seguir tudo aquilo que conseguia sobre o Barça. Comecei a gostar do clube. Os meus interesses futebolísticos, na altura ainda limitados até porque não tínhamos acesso ao que temos hoje, eram Porto e Barça.

Ajudou o facto de que, quando comecei a perceber um bocadinho mais de futebol para além daquilo que eram os grandes golos e, sobretudo, as grandes defesas (tenho uma panca por guarda-redes, e o Baía acima de todos), o Barça jogava precisamente o estilo de jogo que eu mais gostava e que mais continuo a gostar. Então quando chegamos a Guardiola com Xavi, Iniesta, Messi, para mim aquilo era A equipa de sonho.

Para terminar sobre o Barça, não sou indiferente a uma certa... como vou dizer, simpatia pelos grandes clubes que não jogam nas capitais, com todos os contras a que são habitualmente sujeitos. Como portista nascido e criado na cidade do Porto há certas coisas que nos ficam cá dentro. E o Barcelona em Espanha, como o Porto em Portugal, é também A grande equipa contra o grande clube do regime.

Durante alguns anos também simpatizei com a Juventus, mas era basicamente por causa de Buffon. Saiu Buffon, deixei de querer saber.

Neste momento em termos de futebol jogado, para mim é claramente o Manchester City acima de todas as coisas, mas o clube em si, bem como a forma como é "gerido", não me diz absolutamente nada. Adoro vê-los jogar mas não gosto do clube. No dia em que Guardiola de lá sair, perco o interesse, a não ser que vão buscar outro treinador dentro da "mesma" linha e que consiga dar continuidade (muito difícil).
Não vi Maradona no Barça. Mas vi Romário, Stoichkov, Bakero e Cª lda.
Adorei a época do Figo, Ronaldo Nazario, lá...creio que na altura os jogos davam na TVI...equipa fabulosa...( a minha equipa do Barça que mais adorei...mesmo acima da do Messi)
Ronaldinho e Deco depois.
E por último Messi, Xavi, Iniesta.

Pelo posicionamento Socio cultural e até político anti centralista, e pela paixão pelo futebol consigo perceber que os portistas se sintam muito próximos do Barça,mas...

...na verdade o exemplo, pelo menos após Franco, não é em nada parecido com Porto fifica...
-A Catalunha é mais rica que Madrid e o poder de compra bastante superior;
-Mantém se lá sedes de grandes empresas, bancos, e são administrativamente autônomos.; Ou seja as forças vivas de Barcelona são tao fortes ou mais que Madrid.
-Tem uma comunicação social desportiva mas não só importante;
-Como clube tem tanto ou mais poder financeiro, sócios e adeptos, poder na Uefa como o Real;
-Tem adeptos por toda a Espanha de forma nacional, e por todo o mundo, por toda a Espanha há muitos anti Madrid;
-A Catalunha e o País Basco são a fábrica de Espanha em múltiplas áreas; em termos de reputação o que é da Catalunha é bom é superior.
-Embora menos relevante para o caso tem mais turismo, mais artistas, mais história, tem praia...

-Não simpatizam particularmente com os portugueses, talvez por causa do Figo ou do Ronaldo...parecem me os mais xenófobos dentro dos espanhóis, para com os portugueses.

Eu pessoalmente, apesar de ter amigos catalães, tenho uma impressão negativa sobre o povo catalão ...isto é acho os mais snobs e arrogantes e frios que outros povos de outras partes de Espanha, como por ex Valencia, Andaluzia, Galiza. Por ex é extremamente difícil a uma empresa tuga vender na Catalunha...

Logo na minha opinião pessoal a ligação histórica Socio cultural Porto Barça é apenas uma ilusão...ou um amor não correspondido.

Just My 2 cents
 
  • Like
Reações: Dragão do Algarve
N

Noventa e Nove

Guest
David Copperfield disse:
Não vi Maradona no Barça. Mas vi Romário, Stoichkov, Bakero e Cª lda.
Adorei a época do Figo, Ronaldo Nazario, lá...creio que na altura os jogos davam na TVI...equipa fabulosa...( a minha equipa do Barça que mais adorei...mesmo acima da do Messi)
Ronaldinho e Deco depois.
E por último Messi, Xavi, Iniesta.

Pelo posicionamento Socio cultural e até político anti centralista, e pela paixão pelo futebol consigo perceber que os portistas se sintam muito próximos do Barça,mas...

...na verdade o exemplo, pelo menos após Franco, não é em nada parecido com Porto fifica...
-A Catalunha é mais rica que Madrid e o poder de compra bastante superior;
-Mantém se lá sedes de grandes empresas, bancos, e são administrativamente autônomos.; Ou seja as forças vivas de Barcelona são tao fortes ou mais que Madrid.
-Tem uma comunicação social desportiva mas não só importante;
-Como clube tem tanto ou mais poder financeiro, sócios e adeptos, poder na Uefa como o Real;
-Tem adeptos por toda a Espanha de forma nacional, e por todo o mundo, por toda a Espanha há muitos anti Madrid;
-A Catalunha e o País Basco são a fábrica de Espanha em múltiplas áreas; em termos de reputação o que é da Catalunha é bom é superior.
-Embora menos relevante para o caso tem mais turismo, mais artistas, mais história, tem praia...

-Não simpatizam particularmente com os portugueses, talvez por causa do Figo ou do Ronaldo...parecem me os mais xenófobos dentro dos espanhóis, para com os portugueses.

Eu pessoalmente, apesar de ter amigos catalães, tenho uma impressão negativa sobre o povo catalão ...isto é acho os mais snobs e arrogantes e frios que outros povos de outras partes de Espanha, como por ex Valencia, Andaluzia, Galiza. Por ex é extremamente difícil a uma empresa tuga vender na Catalunha...

Logo na minha opinião pessoal a ligação histórica Socio cultural Porto Barça é apenas uma ilusão...ou um amor não correspondido.

Just My 2 cents
Não comparo a história de ambos os clubes - comparo muito mais o tipo de clube que é o Benfica ao tipo de clube que é o Real Madrid (não em sucesso desportivo), o que por inerência também me leva a simpatizar mais com o Barcelona.

O meu ponto é, para além do que tinha referido anteriormente, ter uma simpatia pelos grandes clubes que não jogam nas capitais (contra os grandes clubes que jogam nas capitais, claro está) porque nesse aspeto sim, é verdade que sinto uma relação forte com aquilo que é o FC Porto em Portugal.

Curiosamente, o Iker já se referiu a este assunto por duas vezes. Pouco depois de chegar a Portugal fez diretamente a comparação Porto-Barcelona e Benfica-Real Madrid. E mais recentemente, na entrevista ao Rui Cerqueira, o Rui pergunta-lhe se ao vir para o Porto ele tinha sentido a diferença entre jogar no grande clube da capital e no grande clube fora da capital e a resposta dele não poderia ser mais clara. Sendo o Iker, e com toda a legitimidade, um aficionado do Real Madrid, o seu (primeiro) clube do coração, a sua posição sobre o tema ainda sobressai mais.

Portanto, em jeito de conclusão: as histórias podem não ser similares, mas existe alguma, ainda que leve, afinidade. Na minha opinião, obviamente.
 

Neiva

Tribuna Presidencial
1 Dezembro 2013
10,575
22,355
Conquistas
1
Porto
  • Alfredo Quintana
Quem tem tanta simpatia pelo Barça devia começar a seguir hóquei, em especial as arbitragens fantásticas sempre que jogamos contra eles.

Estimo bem que se fodam.
 

dortmund

Tribuna
10 Março 2012
3,681
5,413
Conquistas
3
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
  • Jardel
Como não podia deixar de ser simpatizo com o BVB - Borussia de Dortmund ( por curiosidade o 1º equipamento foi azul e branco ).
 

daniel Alexandre

Tribuna Presidencial
23 Janeiro 2007
22,486
6,580
Conquistas
3
Grande Porto
  • Alfredo Quintana
  • Lucho González
  • Hulk
Ora cá vai as equipas que simpatizo por esse mundo fora:

Espanha: Barça e Valência
França :  PSG e Marselha
Itália: Lázio e Milan
Holanda: Ajax e Az Alkmaar
Inglaterra: Spurs e Newcastle
Bélgica: Anderlecht
Argentina: River Plate
Brasil: Cruzeiro

Depois vou acrescentando mais algumas e vou explicar o porquê de todas elas...tudo pela minha infância 😉
 

desde_pequenino

Bancada lateral
16 Dezembro 2013
732
381
Eu em puto gostava muito do Barça dos 90 como ja referiram aqui, davam os jogos na TVI. Passados uns anos fui para la viver (vivi em barcelona 11 anos) e perdi o gosto pelo clube. O clube está demasiado politizado e identificado com a questao da independencia, o que é insuportavel. Poucos estrangeiros gostam de jogar lá, até me lembro de uma entrevista ao Semedo o ano passado a dizer que nao há grande ambiente de balneario...Os catalaes sao um povo muito fechado, 0 sentido de humor e muito obcecados com a sua cultura, que é muito bacoca em geral. A Marca do clube e da cidade é forte mas depois quando chegas lá ves outra realidade.
 
19 Maio 2008
3,119
16
desde_pequenino disse:
Eu em puto gostava muito do Barça dos 90 como ja referiram aqui, davam os jogos na TVI. Passados uns anos fui para la viver (vivi em barcelona 11 anos) e perdi o gosto pelo clube. O clube está demasiado politizado e identificado com a questao da independencia, o que é insuportavel. Poucos estrangeiros gostam de jogar lá, até me lembro de uma entrevista ao Semedo o ano passado a dizer que nao há grande ambiente de balneario...Os catalaes sao um povo muito fechado, 0 sentido de humor e muito obcecados com a sua cultura, que é muito bacoca em geral. A Marca do clube e da cidade é forte mas depois quando chegas lá ves outra realidade.
Ora aqui está. Eu gosto do Barça pelo futebol espetáculo. Mas quem acha que eles nos são próximos na relação segunda cidade e capital ou sócio culturalmente conhecendo a realidade fica desiludido.

Eles querem a independência porque são mais ricos e sentem se superiores. Nós somos esmagados pelo centralismo. Nada a ver com o nosso caso.

Em Espanha na minha leitura os Valencianos, os Sevilhanos e Andaluzia em geral (Córdoba, Granada, Málaga, Huelva), os galegos são bastante mais abertos e simpáticos e recebem melhor. Valência, Sevilha e Córdoba são as minhas cidades favoritas em Espanha.
Barcelona é muito fixe ir 1 vez, a partir da segunda perde a piada...e eu tenho de ir algumas.
Aliás em Barcelona cidade só se veem turistas...

Aos outros sítios não me canso de ir. Por ex em Albacete fui a uma reunião e antes de haver qq negócio o senhor perguntou me: vamos comer? E eu disse bora lá..levou me ao melhor restaurante num raio de 100Km Top, e pagou,  tínhamos acabado de nos conhecer.
 
  • Like
Reações: Dragão do Algarve

LeaveYD

Tribuna Presidencial
18 Setembro 2016
6,709
2,673
Fora de Portugal só simpatizo verdadeiramente com o Man Utd.

Depois sinto proximidade a clubes com portugueses, como por exemplo, o Wolves.
 
  • Like
Reações: Dragão do Algarve

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
30,396
20,968
Gaia
Ora cá vai as equipas que simpatizo por esse mundo fora, assim quando está a dar futebol internacional as minhas opçoes são:

Futebol de Espanha: Porto B
Futebol francesa :  Juvenis Porto
Futebol de Itália: Juniores Porto
Holandes: Iniciados Porto
Inglaterra: Basquete Porto
Bélgica: Anderlecht
Futebol Argentino: Porto A
Brasil: Brasileiros do Porto
 

João Carvalho

Arquibancada
6 Março 2018
104
98
Espanha : Eibar e Atl. Madrid
Itália : Milan
Alemanha : Monchengladbach e 1860 Munchen
Inglaterra : Liverpool
França : Montpellier e Lyon
Brasil : Corinthians
Holanda : Feyenoord
Argentina : River Plate
 

SD_1995

Bancada central
1 Outubro 2016
2,373
510
mega_dragon disse:
Acho que é mais ver o que quase ninguém vê. Essa agremiação é o regime de Espanha e isso diz tudo. Para mim faz alguma confusão um Portista ter alguma simpatia ou admiração por um clube que representa certos valores antagónicos do FC Porto.
Porque eu estou-me a cagar para Espanha e as ditas batalhas.  Não acho que os valores do Real sejam os mesmos do Porto, ou os do farsa sejam iguais também.

Simplesmente desportivamente é um clube que gosto muito, pelas as razões que comentei.
 

gor!s

Tribuna
6 Maio 2017
2,999
46
SD_1995 disse:
O único clube que eu gosto a ponto de considerar simpatizante, é o Real Madrid.

Pelos os galácticos que vi ao crescer...
Por ser um unico clube, onde os jogadores são verdadeiramente inferiores aos adeptos...
E por ser um dos poucos que é inteiramente pertencente a sócios.
É sempre interessante ver supostos portistas a simpatizarem com clubes que beneficiaram de regimes ditatoriais...
 
  • Like
Reações: Malhanga

Dragon G

Tribuna Presidencial
28 Abril 2012
5,517
3,586
daniel Alexandre disse:
Ora cá vai as equipas que simpatizo por esse mundo fora:

Espanha: Barça e Valência
França :  PSG e Marselha
Itália: Lázio e Milan
Holanda: Ajax e Az Alkmaar
Inglaterra: Spurs e Newcastle
Bélgica: Anderlecht
Argentina: River Plate
Brasil: Cruzeiro

Depois vou acrescentando mais algumas e vou explicar o porquê de todas elas...tudo pela minha infância 😉
Curioso que em França gostas dos dois maiores rivais 😁
 
27 Maio 2016
3,652
1
28
Faro, Algarve
gor!s disse:
É sempre interessante ver supostos portistas a simpatizarem com clubes que beneficiaram de regimes ditatoriais...
Na mouche!!!!!

É por isso que não posso ver Real Madrid nem pintado...!!!!!!

O Barça tem uma história idêntica à nossa e,curiosamente, foi por volta da mesma altura que nós que começaram a crescer!!! Além de serem de uma região que tenta e luta contra o centralismo, como o Norte, em especial o Porto!

Aqui no Algarve é mamas ao léu durante o Verão, barriga de cerveja à beira mar e cagando para o resto! Lisboa agradece, tem aqui muitos e bons impostos para estoirar na capital.
 

SD_1995

Bancada central
1 Outubro 2016
2,373
510
gor!s disse:
É sempre interessante ver supostos portistas a simpatizarem com clubes que beneficiaram de regimes ditatoriais...
Quem diria que a ditadura franquista existiu até 2019 para justificar o sucesso do Real nos ultimos 20 anos.

Também é curioso ver supostos portistas a simpatizarem com clubes que tem adeptos que odeiam a nacionalidade da esmagadora maioria dos portistas.
 

daniel Alexandre

Tribuna Presidencial
23 Janeiro 2007
22,486
6,580
Conquistas
3
Grande Porto
  • Alfredo Quintana
  • Lucho González
  • Hulk
Dragon G disse:
Curioso que em França gostas dos dois maiores rivais 😁
E qual o problema?? Não vivo da rivalidade deles....mas sim o que vi em épocas da minha infância dessas duas equipas em França. Agora o resto para mim nem me interessa....
 

Dragon G

Tribuna Presidencial
28 Abril 2012
5,517
3,586
daniel Alexandre disse:
E qual o problema?? Não vivo da rivalidade deles....mas sim o que vi em épocas da minha infância dessas duas equipas em França. Agora o resto para mim nem me interessa....
Problema nenhum Daniel, só achei piada, também me dou por vezes a gostar de clubes rivais porque como dizes não vivo a rivalidade deles.