Vítor Baía - Ex Vice Presidente e Administrador da SAD

Orgulhoazulebranco

Bancada lateral
12 Maio 2016
776
647
França
O Adelino Caldeira antes de pertencer à SAD concorreu ou apoiou a lista daquele fulano que concorreu contra PdC nos anos 90 ou finais de 80.
Fernando Gomes (FPF) antes de entrar na SAD era um crítico de PdC.
Que me recorde o único fiel foi sempre Reinaldo Teles. Mas já não conta porque faleceu.
Há outros fiéis como o "baixinho" do futebol mas esse para subir 1º andava encostado ao filho de PdC e andou muitos anos, depois arranjou emprego na Ucránia e quando PdC precisou dele regressou.
Mas a maior parte do núcleo importante de PdC na SAD sempre foi gente que antes criticou duro e forte PdC.
Daí, e é a razão deste meu post e ÚNICO, o meu espanto pelas críticas a Vítor Baía.
Há outros que nunca criticaram PdC como João Pinto, Rui Barros, Paulinho Santos e alguns mais mas não servem nem para treinadores nem "sabem falar" - recebem umas avenças para fazer "número".
Outros que me abstenho de citar estão na "penumbra" porque criticaram PdC em outros tempos - se vierem ao "beija mão" ele integra-os e voltam a ser amigalhaços e esquece-se tudo o anterior. Esta sempre foi a estratégia de PdC.
Verdade quem não se lembra do bi bota que até 2004 era um crítico feroz do PDC

• Like
Reações: Devenish

JoseDragao

Tribuna
15 Agosto 2021
4,521
4,965
Estamos a ser injustos com o Baía.

Acabei de saber que o objectivo daquela publicação era anunciar que ele e o macaco criaram banda : "Dívidas & Pontapés".

Vão ter Fernando Gomes nos Ferrinhos e a macaca no Reco Reco.
Tive acesso ao primeiro single desta banda.

Vai - se chamar "Para sempre (vais ficar a arder) “ e tem o seguinte refrão :

"Ai, meu credador
O que eu já me ri de ti
Mas sempre
P'ra sempre
Vais ficar a arder"

faugusto1983

Bancada central
27 Abril 2019
2,304
2,636
Subscrevo.

É caso para perguntar, como é que o maior/melhor presidente da história do futebol aceitou integrar na sua direção uma figura que, basicamente, afirmou que se mandasse/pudesse varria toda a gente de lá.

Não se percebe.
Porque surgiu a oportunidade de comprar o vitor e cala-lo de vez. E ele arruinado e cheio de dividas deixou-se comprar.

Nao e caso unico, provavelmente todas as pessoas do circulo do presidente fazem parte do mesmo por interesse financeiro. Pinto da Costa nao faz amigos ou aliados. Compra-os.

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,548
3,752
Conquistas
1
  • José Mourinho
Como já tive a oportunidade de referir não encaro uma futura putativa candidatura do Baía com bons olhos mas reconheço a enorme importância que tem na História do clube e reconheço também que é um gentleman. É um grande Portista, de elevada estatura moral e que nunca usaria o FC Porto para fins que não fossem benéficos para o clube.

Terá sempre a pairar sobre ele, como uma sombra, o facto de ter criticado fortemente a SAD e pouco depois ter passado a admnistrador da mesma mas não tenho dúvidas que o fez com o intuito de ajudar o clube a evoluir. Como disse, não o vejo com capacidade para o cargo de Presidente mas acredito que é sempre um valor acrescentado ter Portistas destes dentro do clube.

• Like
Reações: Edgar Siska

Edgar Siska

Grande Capitão JC2#
9 Julho 2016
85,009
150,374
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Como já tive a oportunidade de referir não encaro uma futura putativa candidatura do Baía com bons olhos mas reconheço a enorme importância que tem na História do clube e reconheço também que é um gentleman. É um grande Portista, de elevada estatura moral e que nunca usaria o FC Porto para fins que não fossem benéficos para o clube.

Terá sempre a pairar sobre ele, como uma sombra, o facto de ter criticado fortemente a SAD e pouco depois ter passado a admnistrador da mesma mas não tenho dúvidas que o fez com o intuito de ajudar o clube a evoluir. Como disse, não o vejo com capacidade para o cargo de Presidente mas acredito que é sempre um valor acrescentado ter Portistas destes dentro do clube.
Para muitos no entanto é o Diabo, e não se coíbem de o insultar fazendo tábua rasa das regras do fórum.

tripeiro_de_gema

fcp_sempre
26 Maio 2014
12,961
7,055
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Eu não consigo colocar paninhos quentes em relação a Vítor Baía. Sem dúvida foi uma grande lenda do NGC ninguém esquecerá isso, mas foi o próprio Vítor Baía que se meteu nesta alhada.
Por muito que Adelino Caldeira e Bibota estiveram contra PdC, nenhum deles que eu saiba sugeriu uma limpeza interna para depois passado um ano e meio juntar-se ao regabofe. Baía defraudou muita gente, principalmente aqueles portistas que não concordam com o caminho e o estado actual do NGC, esperando por uma verdadeira oposição interna.

O dinheiro nem sempre compra a dignidade, a integridade, a credibilidade e o carácter. Só resta a Vítor Baía assumir as suas escolhas e as suas respectivas consequências.

Última edição:

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,548
3,752
Conquistas
1
  • José Mourinho
Eu não consigo colocar paninhos quentes em relação a Vítor Baía. Sem dúvida foi uma grande lenda do NGC ninguém esquecerá isso, mas foi o próprio Vítor Baía que se meteu nesta alhada.
Por muito que Adelino Caldeira e Bibota estiveram contra PdC, nenhum deles que eu saiba sugeriu uma limpeza interna para depois passado um ano e meio juntar-se ao regabofe. Baía defraudou muita gente, principalmente aqueles portistas que não concordam com o caminho e o estado actual do NGC, esperando por uma verdadeira oposição interna.

O dinheiro nem sempre compra a dignidade, a integridade, a credibilidade e o carácter. Só resta a Vítor Baía assumir as suas escolhas e as suas respectivas consequências.
A questão aqui é que se calhar nunca saberemos qual o processo que levou o Baía até tornar-se admnistrador do FC Porto. É uma sobra que sempre vai persegui-lo e se eventualmente um dia se tornar candidato vai ser algo que lhe vão atirar à cara.

Enquanto admnistrador da SAD nada existe a apontar-lhe. É bom para o clube ter um Portista e uma figura lendária na sua estrutura.

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
41,747
71,930
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
Enquanto admnistrador da SAD nada existe a apontar-lhe. É bom para o clube ter um Portista e uma figura lendária na sua estrutura.
Mesmo que não faça a ponta dum boi? Afinal, que raios faz o Baía? Quais são as suas reais funções?

Dar 500k por ano a alguém para apenas fazer de figura lendária? O clube não se pode dar a esses devaneios.

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,548
3,752
Conquistas
1
  • José Mourinho
Mesmo que não faça a ponta dum boi? Afinal, que raios faz o Baía? Quais são as suas reais funções?
O tabalho de um administrador é sempre low-profile, é normal que as pessoas se perguntem quais as reais funções.

O Adelino Caldeira é um dos elementos mais importantes da SAD e mesmo hoje em dia muitos Portistas dizem que ele só quer comissões.

Eu julgo que o Baia faz a ponte entre o futebol profissional e a SAD, tendo um importante papel com os jovens saídos da formação.

Ripas

Fodei-vos
6 Março 2019
22,234
40,477
Tenho vista para o Dragão.
O tabalho de um administrador é sempre low-profile, é normal que as pessoas se perguntem quais as reais funções.

O Adelino Caldeira é um dos elementos mais importantes da SAD e mesmo hoje em dia muitos Portistas dizem que ele só quer comissões.

Eu julgo que o Baia faz a ponte entre o futebol profissional e a SAD, tendo um importante papel com os jovens saídos da formação.
Trivialidades ad aeternum

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
24,889
28,298
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto

Se é para mandarmos para o ar, Eu acho que ele prevê o tempo com uma sombrinha no cu...

Na realidade não fazem nada de nada. O que é normal num clube sem projecto e com as contas arruinadas.

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,548
3,752
Conquistas
1
  • José Mourinho
Se é para mandarmos para o ar, Eu acho que ele prevê o tempo com uma sombrinha no cu...

Na realidade não fazem nada de nada. O que é normal num clube sem projecto e com as contas arruinadas.
E num clube que acabou de ganhar a dobradinha e a caminho de vencer mais uma supertaça.

tripeiro_de_gema

tripeiro_de_gema

fcp_sempre
26 Maio 2014
12,961
7,055
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
A questão aqui é que se calhar nunca saberemos qual o processo que levou o Baía até tornar-se admnistrador do FC Porto. É uma sobra que sempre vai persegui-lo e se eventualmente um dia se tornar candidato vai ser algo que lhe vão atirar à cara.

Por muito que tentas, a ingenuidade não é algo que me assiste. PdC é expert nestas jogadas de "comprar" críticos/opositores, o Orelhas também tinha o mesmo Modus Operandi. Não é algo muito ético de facto, mas PdC também não apontou nenhuma arma à cabeça de Vítor Baía, o Vítor Baía só aceitou porque tem uma coluna vertebral de um pau de vassoura.

Qual a utilidade de Baía como administrador do NGC? O Baía representa a inércia e o status quo vigente.

Última edição:

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,548
3,752
Conquistas
1
  • José Mourinho
Por muito que tentas, a ingenuidade não é algo que me assiste. PdC é expert nestas jogadas de "comprar" opositores, o Orelhas também tinha o mesmo Modus Operandi. Não é algo muito ético de facto, mas PdC também não apontou nenhuma arma à cabeça de Vítor Baía, o Baía só aceitou porque tem uma coluna vertebral de um pau de vassoura.

Qual a utilidade de Baía como administrador do NGC? O Baía representa a inércia e a manutenção do status-quo.
Reinaldo teles, Teles Roxo, Pôncio Monteiro ou Sardoeira Pinto também foram 'comprados'? A era JNPC foi também feita por muitos homens que respiravam Portismo por todos os poros e defendiam o FC Porto e o seu Presidente até à morte.

A questão das más companhias que te falei noutro comentário é um problema já deste século e por pessoas que gravitam à volta da SAD, não que estejam dentro dela.

tripeiro_de_gema

fcp_sempre
26 Maio 2014
12,961
7,055
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Reinaldo teles, Teles Roxo, Pôncio Monteiro ou Sardoeira Pinto também foram 'comprados'. A era JNPC foi também feita por muitos homens que respiravam Portismo por todos os poros e defendiam o FC Porto e o seu Presidente até à morte.

A questão das más companhias que te falei noutro comentário é um problema já deste século e por pessoas que gravitam à volta da SAD, não que estejam dentro dela.
Tu estás a brincar?

Acreditas realmente naquilo que estás a dizer? Ou estás a tentar tomar-nos por parvos?

Um falido como Vítor Baía só está na administração para bajular o patrão, tudo isto para manter o seu sustento(tacho). Se ele defendesse realmente o NGC não tinha feito estas figuras tristes, mantendo a sua palavra.

Ripas

Fodei-vos
6 Março 2019
22,234
40,477
Tenho vista para o Dragão.
Se houver justiça neste perverso mundo, Baia vai acabar escorraçado do clube com as futuras direçoes a cagarem-lhe na cara enquanto homens como Jorge Costa terao um papel mais activo no futuro do clube.
Um tipo que vai para a CMTV dizer o que disse e depois vem trabalhar para SAD..
Um tipo que foi tratado como um cão pelo Scolari e depois ainda o recebe todo sorrisos por videochamada num programa no Canal 11..

Estado avançado de escoliose é fodido.

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,548
3,752
Conquistas
1
  • José Mourinho
Acreditas realmente naquilo que estás a dizer? Ou estás a tentar tomar-nos por parvos?
Um falido como Vítor Baía só está na administração para bajular o patrão, para não perder o seu sustento(tacho). Se ele defendesse realmente do NGC não tinha feito estas figuras tristes.
Quem conhece o Baía sabe que ele não é assim. Tem uma elevada estatura moral. E ao contrário do que disseram ele continua a ter uma excelente relação com o Jorge Costa, o qual defendeu quando este saiu do FC Porto para jogar na Belgica em 2005.

Algo que o Baia sempre defendeu foi uma maior aposta nas camadas jovens e isso acabou por acontecer desde que ele entrou na administração da SAD. Ele não é economista ou gestor financeiro para lhe serem acussadas responsabilidades relacionadas ao passivo.