Vegetarianos?

ryback

Tribuna Presidencial
27 Fevereiro 2008
16,574
7,768
MiguelDeco disse:
atenção que alguns molhos de afrancesara são efectuados ou com caldo de carne ou com a utilização de carne na sua confecção, para dar sabor..
sim ... por norma tem , mas aquele da guloso penso que nao
ja tentei fazer mas ainda nao lhe apanhei o jeito :)
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
67,971
39,418
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
ryback disse:
Sugestao do "chef" : Francesinha Vegan

Cortar em fatias finas courgette ,  beringela , tofu e cogumelos frescos.

Saltear todos eles em bastante azeite , molho de soja e molho ingles

Depois é so montar :

uma fatia de pao de centeio , a camada da beringela fatiada , depois o tofu , de seguida a camada de courgette fatiada , os cogumelos por cima e a 2ªfatia de pao.

Depois cobrir com queijo ( ja existe vegan da Violife ) ou entao usam o normal.
Para o molho costumo comprar feito um que vende no continente da guloso.
tens que investir algum tempo a desenvolver um molho, porque o molho faz toda a diferença e esses molhos feitos sao  muito fraquinhos.

Em vez do tofu, podes substituir por bife do lombo de espinafre.
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,730
25,563
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Flanders disse:
Não sou vegetariano mas deixei de comer carne de porco, vaca, anho e afins há mais de um ano. Alimento-me essencialmente de frango, peixe e vegetais. Muito raramente como perú mas é raro.
eu também.. e não bebo leite.
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,730
25,563
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
ryback disse:
sim ... por norma tem , mas aquele da guloso penso que nao
ja tentei fazer mas ainda nao lhe apanhei o jeito :)
o molho sem caldo de marisco ou de carne nunca vai ficar bem :) sem caldo de carne nunca vi fazer, por isso te alertei.. o meu irmão foi a coisa que mais lhe custou abdicar, curiosamente..
 

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
30,393
20,961
Gaia
Flanders disse:
Não sou vegetariano mas deixei de comer carne de porco, vaca, anho e afins há mais de um ano. Alimento-me essencialmente de frango, peixe e vegetais. Muito raramente como perú mas é raro.
-----------------------------

Também faço esse tipo de alimentação. Raramente bebo leite mas não abdico dos derivados do leite.

Tenho retirado as carnes vermelhas, mas quando vou ao alentejo como carne de porco, num bom restaurante de rodizio gosto de picanha, na zona de arganil adora a xanfana de cabrito e na zona de baião como anho.

Não sou radical, como quase de tudo, sou capaz de passar uma semana a sopa e cozidos mas depois como uma francesinha ou uma picanha.


Tenho uma vegetariana na familia e o radicalismo levou à anemia, com valores de Ferro, Ferritina, ácido fólico e vitamonas B12 e C de rastos.

É preciso ter cuidado, há coisas muito boas nos vegetais mas se tens falta de Ferro ou comes 10 kg de feijão, grão e lentilhas ou então mamas 2 comprimidos por dia de Fe e Acido Folico. Um prato de picanha de 15 em 15 em dias ou bife por semana evitam estes problemas.

Não acho lógico substituir o consumo de alguma carne por comprimidos. Há virtudes enormes no vegetarianismo mas algumas pessoas vivem isso de uma maneira doentia e um foco demasiado radical.

Por mim comer de tudo um pouco sem ficar com problemas de digestão nem aderir aos lobbys do leite, da carne, da soja, do feijão, etc.

PS: Deixei de beber leite durante 5 anos, causava me algum mau estar. Agora se me der na cabeça até bebo sem problemas mas em geral evito, mas só bebo leite dos açores ou de vacarias onde os animais são bem tratados com algum cuidado e ética. Também bebo leite de amendoa e arroz, mas acho atrevimento chamar aquilo leite, apesar de gostar e saber do seu valor. O vegetarianismo é dificil nesta sociedade por que fica mais caro e consome mais tempo mas até por isso é uma virtude desde que NÃO se RADICALIZEM.
 

WarriorFCP

Tribuna Presidencial
9 Dezembro 2013
17,356
3
32
Porto
O problema do vegetarianismo e veganismo é que se tem que ter uma alimentação extremamente variada, com uma grande gama de alimentos ou tomar suplementos para se pode ter o aporte necessário de todas as vitaminas e nutrientes que o nosso organismo necessita.

Eu não sou de radicalismos nem de fundamentalismos, procuro ter uma alimentação equilibrada e responsável para com o ambiente e as necessidades actuais. Como carne, principalmente frango ou perú, actualmente muito raramente como carne de vaca ou porco. Como também peixe, mas também em muitas das minhas refeições vou buscar a proteína ao grãos como o grão-de-bico, feijão ou lentilhas. Já não bebo leite há muitos anos, foi sempre um alimento que nunca gostei, mesmo em criança, bebia leite por obrigação, não gostava nada do sabor, os únicos derivados do leite que como é o queijo e muito raramente. Procurei reduzir o consumo de carne e o consumo de peixe, por uma questão ambiental e ecológica.

Eu compreendo perfeitamente quem é vegan e até admiro a coragem, há coisas absolutamente atrozes na criação e produção de animais para fins alimentares e as consequências ambientais são também nefastas. Quanto às pescas, estamos a destruir ecossistemas inteiros e a obliterar espécies. Acho que toda gente deveria ter isto em consideração na sua alimentação.

 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
67,971
39,418
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
WarriorFCP disse:
Eu compreendo perfeitamente quem é vegan e até admiro a coragem, há coisas absolutamente atrozes na criação e produção de animais para fins alimentares e as consequências ambientais são também nefastas. Quanto às pescas, estamos a destruir ecossistemas inteiros e a obliterar espécies. Acho que toda gente deveria ter isto em consideração na sua alimentação.
mas no que toca a Portugal acho que isso se passa mais nas aves que no gado.
 

FCPorto1989

Tribuna Presidencial
16 Junho 2015
12,885
62
Special Too disse:
Tenho apostado numa versão vegetariana das tripas à moda do Porto! :)

Não, não é ironia! É possível e garanto que o sabor fica muito próximo do original, sem a gordura e excesso abusivo de calorias. O segredo está nos cogumelos pletorus e em chouriço + farinheira vegetarianos. Experimentem! ;)
Tripas à moda do Porto vegetarianas? Com chouriço e farinheira vegetariana?...nao me leves a mal...mas cria um nome para o prato...É quase como quando comi Iscas em Lisboa...Iscas é de bacalhau...depois percebi que era figado (agora adoro)
 

FCPorto1989

Tribuna Presidencial
16 Junho 2015
12,885
62
MiguelDeco disse:
o meu irmão é, e ele comia à vontade meio quilo de picanha em certos dias.. de um momento para o outro é só tofu e seitan ou lá como se chama isso.. e perdeu 17.50.. embora me pareça que perdeu cor também.. o tofu até é bem bom :)
Horrivel! Prefiro comer solas de sapato!
 

FCPorto1989

Tribuna Presidencial
16 Junho 2015
12,885
62
pedro89 disse:
Experimenta leite sem lactose e vê se contínuas com as indigestões.
Sabe-me bem melhor, nao posso beber leite normal e detestava beber só leite, o leite sem lactose sabe muito melhor, parece mais doce.
 

FCPorto1989

Tribuna Presidencial
16 Junho 2015
12,885
62
sirmister disse:
és um bocado insensível..
Eu sei que há animais que morrem para todo o mundo ter comida...também há crianças a fazer trabalho escravo, em países de terceiro mundo, em que o salário mínimo é de quase 1 euro, para cada um de nós ter t-shirts, sapatilhas e etc de Nikes, Adidas e afins engraçadas que na etiqueta dizem Made in China, Made in Bangladesh...telemoveis da Apple feitos da mesma forma... também se vai deixar de comprar roupa por isso?...mas siga, aqui é para falar sobre comida e tal...o "meu" lema é cada um come aquilo que quer, que gosta e que o faz sentir bem.....Menos grão de bico, grão de bico é uma m*rda!

E por falar em m*rda....

03:16 de dia 24 de Março de 2018... os Corruptos da 2ª Circular continuam a ser M*rda.
 

J | [Ka!s3r^].

Tribuna Presidencial
7 Abril 2012
7,888
9,271
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
@FCPorto1989 Também há alternativas ao nível do calçado, nem todos os sapatos são fabricados por crianças nos confins da Ásia. Nem há qualquer necessidade de se utilizar Nike e Adidas… Enfim, tal como muitas pessoas reduzem simplesmente o consumo de carne, sem adoptar o vegetarianismo, é igualmente possível reduzir certos consumos. Além de que a coerência absoluta de acções é praticamente impossível, somos apenas humanos. Mas um critério ético de consumo/dieta, mesmo que defeituoso e incongruente, não faz mal a ninguém e terá os seus méritos.
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,730
25,563
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
FCPorto1989 disse:
Sabe-me bem melhor, nao posso beber leite normal e detestava beber só leite, o leite sem lactose sabe muito melhor, parece mais doce.
parece porque não tendo a lactose, tem mais  glicose e a galactose.. e dizem que faz ainda pior em termos de açucar.. pelo menos, ao meu cunhado diabético, foi isso que foi dito.

quanto ao tofu eu também não gostava ao início, mas posso dizer-te que hoje em dia, gosto mais de esparguete com tofu tomate e cogumelos e pimentos do que com qualquer outra carne..