As questões que o nosso presidente está a colocar e a levantar são mt pertinentes e relevantes.
Começando pela questão do modelo do nosso campeonato, na minha opinião, é um modelo que está esgotado e ultrapassado. O futebol, como outras modalidades, tem de se adaptar aos tempos modernos e não o contrário, porque, simplesmente, não vai acontecer. Atualmente, estamos numa geração que cresce com os "reals", com os "shorts", com os "tiktoks" e caso o mundo do entretenimento não provoque entusiamo, não haverá assistência e, consequentemente, não haverá dinheiro.
Temos de ser realistas e ninguém no mundo, senão os próprios adeptos, tem interesse em assistir a um Casa Pia vs Rio Ave. Eu, por exemplo, não tenho. Se tiver a dar na tv, prefiro ver uma série ou ir jogar qualquer ou ir ler algum livro, assim como jogos como Porto vs qualquer equipa pequena, na maioria das vezes, sou vejo porque o Porto está envolvido.
Não é um problema exclusivo da nossa liga, com outras ligas secundárias, quantos de nós assiste a um jogo, por ano, da liga holandesa ou belga?
O problema atenua se, se nós encurtamos o n.º de participantes na 1.º Liga, com direito a uma espécie de fase final, tal como se sucede com a liga belga ou grega.
Haverá mais espetáculo e mais dinheiro e isso, indiretamente, acabará por beneficiar as equipas pequenas, que consigam a promoção na 1.º Liga.
Quanto à ideia de exportar jogos para fora, jogarmos no estrangeiro, para já, não enquadrava o modelo liga nisso, mas, por exemplo, a Supertaça ou a Taça da Liga porque não? Não coloco aqui a Taça de Portugal, porque o Jamor é um simbolo do nosso futebol.
A Liga e a FPF tem de mostrar serviço, caso contrário ficaremos, cada vez mais, com um futebol ultrapassado