Fernando

identificado

Tribuna Presidencial
2 Agosto 2007
15,590
3,450
Gondomar
O Fernando é fenomenal. O Jardel também, mas detestava voltar a ver o FC Porto jogar para um Jardel ;) Por isso venha alguém que permita a AVB por em prática a sua \"ideia\" de futebol.

canadian dragao

Tribuna Presidencial
12 Fevereiro 2007
15,531
8,907
Toronto
nao e animosidade flem ,porque ate gosto del se vais a comenatrios antes do que se passou apos a tca de portugal disse coisas como o jogador mais subvalorizado do plantel.

e que para faezr algo na champions era importantissimo ficar fernando agora ele e que meteu o pe na poca e nesse caso venha quem da mais dinheiro e se calhar sera mesmo ,to russia with love.

I

illusion

Guest
Não sejas injusto com ele canadian... não ponhas de parte a hipótese de aquelas declarações terem sido após ele saber que ia ser vendido.

A ser verdade a aquisição dos restantes 20% do passe dele, ainda reforça mais essa teoria.

Pode ter sido desabafo, como até pode ter sido \"autorizado\", até porque vai contra a postura dele ao longo dos 3 anos que nos representou.

canadian dragao

Tribuna Presidencial
12 Fevereiro 2007
15,531
8,907
Toronto
illusion e dos meus favoritos so basta ler ppostes antigos.foi sempre daqueles que o defendia mas que venha quem pagar masi por isso digo,to russia with love :)

R

ROALMEIDA

Guest
> Devenish Comentou:

> O Monteiro da Costa já faleceu e...não quero estar aqui a denegrir o jogador até porque eram outros tempos, posições fixas e não o tipo de futebol que começou na década de 70 com o Ajax que está na génese do que veio a seguir, mas não o comparem ao Fernando por favor. Nunca o vi jogar mas pelos relatos de pessoas que viveram esses tempos nada tinha a ver e não quero dizer o que ouvi, dessa altura só 3 jogadores teriam condições com os treinos actuais para terem lugar na equipa; Pedroto, Carlos Duarte e Hernani e se largasse a bebida o Jaburu. Os outros...talvez o Américo que estava a começar a carreira na década de 50 e era um guarda-redes espectacular, só não foi titular no mundial de 66 porque o boi (já morreu mas que se cosa) do seleccionador era do benfica.

Não comparei Monteiro da Costa a Fernando.

Muito menos estou a denegrir Fernando.

Tenho afirmado a minha opinião, e ela é clara nos vários posts que escrevi. Das duas uma, ou não me expresso bem e não consigo fazer passar a minha mensagem, ou então os posts são lidos na vertical e de forma desatenta.

O tipo de futebol hoje em dia é diferente do de há 10 anos atrás, 20, 30, quanto mais 50 ou 60.

Apenas afirmei que eventualmente Monteiro da Costa fosse, da linha média (se assim se pode dizer) referida, um dos elementos mais defensivos, nesta altura da sua própria carreira individual. Um portista interessado e conhecdor até sabe que Monteiro da Costa era avançado nos primeiros anos da sua carreira no Porto, e só mais tarde recuou para a linha intermediária.

O Fernando, padrão \"Fernando\" para médio defensivo é diferente do \"trinco\", \"médio defensivo\", \"nº6\" ou como lhe queiramos chamar, que é padrão \"Emerson\" ou \"Rodolfo\" ou provavelmente o próximo que teremos na nossa equipa, quanto mais padrão \"anos cinquenta\" ou \"sessenta\".

É o mesmo que andarmos aqui a dizer quem é o melhor \"9\" ou avançado. O padrão \"Gomes\" é diferente do padrão \"Lisandro\", que é diferente do padrão \"Jardel\", que é diferente do padrão \"Domingos\", que é diferente do padrão \"Falcao\", que é diferente do padrão \"Custódio Pinto\", etc...

Quanto a Monteiro da Costa, é apenas umas das glórias mais cintilantes da nossa eterna história.

M

Mokiev

Guest
Roalmeida estas a falar Portugues e perfeitamente compreensível, é engraçado que já em vários comentarios elogiaste o Fernando dentro do \"padrão Fernando\" eu identifico-me com tudo que disseste agora, partilho da tua visão da coisa, já o tinha dito atras e digo-o de novo porque cada vez que explanas o teu pensamento não muda em nada a forma com que eu vejo as coisas. Ha aqui uma discussão em volta do 6 e do 8, vou ser polemico mas se o Emerson era um 8 o Andre nos dias de hoje tb o seria, alias dito pelo próprio que o Andre na equipa de hoje seria o Moutinho e em 87 havia o Quim e o Pacheco para o ajudar...para mim há vários tipos de 6, o Guarin como 6 tb precisa de uma muleta que compense as subidas dele, assim como o Emerson tb precisava, o homem era um touro mas não podia ser omnipresente..,o Emersom do primeiro ano como disse o Gero era um 40M mas sem qualquer tipo de duvida.
É engraçado que leio para aí a palavra \"denegrir\" não deve ser connosco de certeza até porque revemos no Fernando o tipo de política de contratações que o clube deveria ter mais amiúde. Bom em frente....

R

ROALMEIDA

Guest
> DrGero Comentou:

Não. Não era o primeiro elemento do meio-campo. As qualidades dele podem ser discutiveis. Eu também o achei monstruoso e assombroso na 1ª época.

Nunca foi o 1.º. O kulkov ficava para ele ir. O Paulinho ficava para ele ir. Só quando a dupla foi Emerson + Lipcsei é que se poderá dizer que o Emerson seria o mais recuado. Curiosamente foi nessa altura que o rendimento decresce assustadoramente.

Se for para comparar o Emerson com alguém do actual plantel a escolha certa seria o Guarin.

É evidente que Kulkov ficava para Emerson ir.

Se Fernando fizesse o mesmo que Emerson, Moutinho teria que fazer o mesmo que Kulkov. E não é por isso que Moutinho seria o \"6\" do Porto e Fernando o \"7\" ou o \"8\". Tal como não era por isso que Kulkov era o \"6\" e Emerson o \"8\".

Quanto à comparação em termos de zonas de terreno entre Emerson e Guarín, não vejo actualmente onde está a semelhança.

Guarín joga hoje em dia com Fernando e Moutinho \"atrás\".

Emerson era o suporte no \"papel\", o tal \"6\", o tal médio \"pilar\" e, na sua frente, mais soltos, jogavam o Kulkov ou o Rui Filipe antes da tragédia.

A questão era que Emerson era tão assombroso, monstruoso na forma de jogar, um autêntico touro, que tinha capacidade para avançar e desequilibrar, rematar, marcar golos.

Agora é claro que não tinha a mesma presença defensiva de Fernando.

Jardel também não era igual a Falcao. E não deixam ambos de ser \"9\".

Jogadores de características diferentes.

mmmkk

Tribuna Presidencial
23 Fevereiro 2007
10,328
323
Porto
> ROALMEIDA Comentou:

É evidente que Kulkov ficava para Emerson ir.

Se Fernando fizesse o mesmo que Emerson, Moutinho teria que fazer o mesmo que Kulkov. E não é por isso que Moutinho é o \"6\" do Porto e Fernando o \"7\" ou o \"8\". Tal como não era por isso que Kulkov era o \"6\" e Emerson o \"8\".

Quanto à comparação em termos de zonas de terreno entre Emerson e Guarín, não vejo actualmente onde está a semelhança.

Guarín joga hoje em dia com Fernando e Moutinho \"atrás\".

Emerson era o suporte no \"papel\", o tal \"6\", o tal médio \"pilar\" e, na sua frente, mais soltos, jogavam o Kulkov ou o Rui Filipe antes da tragédia.

A questão era que Emerson era tão assombroso, monstruoso na forma de jogar, um autêntico touro, que tinha capacidade para avançar e desequilibrar, rematar, marcar golos.

Agora é claro que não tinha a mesma presença defensiva de Fernando.

Jardel também não era igual a Falcao. E não deixam ambos de ser \"9\".

Jogadores de características diferentes.

----

Obviamente. Perfeitamente de acordo.

M

Mokiev

Guest
Não sei se por aqui já foi dito mas entretanto compramos o restante do passe do Fernando

mmmkk

Tribuna Presidencial
23 Fevereiro 2007
10,328
323
Porto
Emerson era trinco. Nunca deixou de ser trinco. Mas, como diz o Roalmeida e bem, o jogador era tao fenomenal que preenchia todas as posiçoes do miolo do meio campo e subia, porque ele sabia que conseguia ser decisivo; o treinador sabia que Emerson conseguia ser decisivo, dava-lhe essa liberdade, pois sabia que Emerson era capaz. Obviamente que para se atrever a subir, alguem teria que o cobrir. Mas Emerson nunca deixou de ser o 6.

L

LuisC

Guest
Este tópico tem o defeito de ter um arbitro que marca faltas em demasia.

Isto e, a discussão e óptima. Completa, com muito saber, história, com profundidade.

Vai para alem dos meus conhecimentos, e se a conversa esta num nievl acima do meu nAo vou mandar bitaites que em nada acrescentam. Fico a ler, por fora a apreender.

As faltas e entrarem aqui ou ali em toques involuntários nos outros.
Se excluir isso, a conversa e das melhores que tive a oportunidade de ler.
Prova da qualidade do Fernando, da necessidade de antecipar a nossa visão do centro do jogo. Tendo ate em conta que poderá ou devera sair o rolando(que pena- são coisas da vida).

Existem aqui posts que são um luxo.
Obrigado.

R

ROALMEIDA

Guest
> Velasquez Comentou:

> E sim, a comparação ao Guaro é legitima. O Guaro não pode jogar a Trinco puro num 433 pois não tem cultura nem disponibilidade táctica ou se quiserem leitura de jogo para o fazer.

Tem um jogo sem bola sofrível. Destaca-se com a bola, pela evolução técnica individual, pela bravura e pela llegada, remates e golos. E o físico claro. Imponente, proeminente e fora do comum.

Eu bem tento explicar o meu ponto de vista.

Mas continuamos a falar de coisas diferentes, ou sem sabermos transmitir as nossas ideias... ou a ver quem tem mais razão...

De médios-centro, \"6\", \"trincos\"... com características diferentes...

Espero bem que não me caiam em cima se eu eventualmente afirmar que Aloísio é superior a Rolando...

Ou que Jardel ou Falcao são eventualmente superiores a Gomes...

Ou que via em Mielcarski muito mais potencial e interesse do que em Farías...

Este tópico é do Fernando, e o que importa é que Fernando esteve muito bem nestes 3 anos, ao serviço do nosso Clube.

Gostei.

Se sair, saiu.

Outro entrará.

E vou repetir: AVB está menos preocupado com isso do que alguns de nós.

Isso basta-me.

PaulHewson

Bancada lateral
19 Maio 2008
878
31
O AVB não é só na posição do 6 que quer bom dominio e de passe de bola. É desde o keeper...

Vejam alguns (pouquissimos felizmente), dissabores esta época e qual foram a sua causa...

AVB quer em alguns momentos jogar em campo largo, criar mais espaços e isso só é possivel com jogadores que saibam minimamente o que fazer com bola e inteligentes.

O futebol não é só para gajos que tenham algum jeito, a inteligencia é primordial hj em dia.

mmmkk

Tribuna Presidencial
23 Fevereiro 2007
10,328
323
Porto
Eu nao tenho essa ideia do Emerson. O Emerson estava sempre em jogo, durava sempre os 90 minutos, por isso era chamado de Pulmao. Porque cobria o meio campo todo! E por isso foi considerado o melhor jogador do campeonato Portugues em 96. Eu lembro-me bem, era considerado o melhor jogador em campo em praticamente todos os jogos! Era uma loucura!

PaulHewson

Bancada lateral
19 Maio 2008
878
31
desde 96 passaram-se 15 anos... pois é, uma \"adolescência\" já...

O futebol evolui desde então, não só em fisico mas sobretudo no resto. Se calhar por isso hj em dia o futebol mais simples é o mais belo do mundo... não é preciso nd de especial, só inteligência, talento e paixão pelo jogo e bem jogar em colectivo. Não é segredo nenhum.

Nunca poderemos comparar jogadores em epocas diferentes. Eu nao o consigo fazer. O emerson foi um dos belos jogadores que passou pelo fcp...so tenho pena que nao tivesse ficado mais uma ou 2 epocas...sobretudo para ele seria melhor.

PaulHewson

Bancada lateral
19 Maio 2008
878
31
O avb tem jogo positivo de \"robson\" e a posse de bola de \"guardiola\", por vezes até obcessivo mas só assim o método é aperfeiçoado. O resto é adn do fcp, sim, concordo.

O futebol de avb não pode passar só pelo talento de alguns, mas sim dos 11. Cada um com 1 função mas integrados todos no mm sistema ofensivo e defensivo. É o verdadeiro colectivo e nao como via e vejo no grosso das equipas com linhas espartilhadas e sequenciais fases de jogo diferenciadas.

M

Mokiev

Guest
Ou mesmo descanso activo com bola o que requer jogadores com um certo perfil...

Já agora o Emerson chega a Portugal com 17 anos creio e era avançado sendo Alves penso eu que o faz adaptar a trinco.
O Curioso era a paixão do Robson por ele, a forma apaixonada como o via, nessas 2 épocas especialmente claro na primeira marcávamos golos em quase todos os jogos nos primeiros 10m o que tb ajudava ter um touro a pressionar alto como o Emerson. Alias ele não era tão alto mas para mim fisicamente era superior ao Guarin e tecnicamente era excelente mm ao nível da finta...

O trinco tipo Judas ou Fernando é uma \"invenção\" recente no nosso clube, surge um tanto com Co, jogador mais fixo e posicional que até colidiria com o celebre carrocel implementado por Pedroto. Ate é curioso para quem viu o Judas na equipa B por exemplo e o viu depois com Co e Jesualdo, de jogador todo terreno passa a jogador fixo sem ordem para avançar ou dar mais de dois toques com a bola.

Eu sou sincero, prefiro o carrocel, em que todos pensam e todos sabiam sair com bola, o Andre sabia, Rodolfo sabia, Pacheco sabia, hoje seriam 8? Se calhar um Pirlo no nosso clube com o paradigma actual de 6 à Co ou à Jesualdo teria que ser, um Busquets tb, ou cometendo a heresia de falar do nome, Rui Costa pelo trato de bola que tinha e no futebol total que tb tentaram implementar no Milan queriam antes da emancipação ou chegada do Pirlo que fosse ele o 6, isso vai mto de encontro ao que pensa AVB.

A

Azul 77

Guest
O Emersson, do ponto de vista táctico, era bastante indisciplinado. Era limitado em quase tudo e podia ter passado ao lado, só não passou pq era um jogador q jogava muito com o pulmão, deixava tudo em campo e, de facto, era um poço de energia e isso \" abafava\" muito as grandes limitações que ele tinha a nivel táctico/técnico.

B

bionic

Guest
O problema é conseguir arranjar no futebol actual, jogadores que conjuguem um momento defensivo e ofensivo de excelência. E esses jogadores, normalmente são caríssimos!
É complicado de estabelecer uma regra, mas estou em crer que o facto de jogarmos com um jogador diferente do Fernando, se vai dever à vontade de tentar sempre em pressão alta. (como fizemos nos jogos contra o Villareal)

PaulHewson

Bancada lateral
19 Maio 2008
878
31
Arranjar jogadores com momento defensivo e ofensivo de excelência é complicado claro.

O Barcelona arranja-os com relativa maior facilidade, pq tem anos e anos desta filosofia nas canteras. E agora dá os frutos desses anos e anos...

Neste momento o fcp tem o talento e o trabalho árduo dos jogadores e treinadores. Mas fazem-no em competição e jogos a doer. Sem medos.

Orgulho imenso neles.