> Devenish Comentou:
> O Monteiro da Costa já faleceu e...não quero estar aqui a denegrir o jogador até porque eram outros tempos, posições fixas e não o tipo de futebol que começou na década de 70 com o Ajax que está na génese do que veio a seguir, mas não o comparem ao Fernando por favor. Nunca o vi jogar mas pelos relatos de pessoas que viveram esses tempos nada tinha a ver e não quero dizer o que ouvi, dessa altura só 3 jogadores teriam condições com os treinos actuais para terem lugar na equipa; Pedroto, Carlos Duarte e Hernani e se largasse a bebida o Jaburu. Os outros...talvez o Américo que estava a começar a carreira na década de 50 e era um guarda-redes espectacular, só não foi titular no mundial de 66 porque o boi (já morreu mas que se cosa) do seleccionador era do benfica.
Tenho afirmado a minha opinião, e ela é clara nos vários posts que escrevi. Das duas uma, ou não me expresso bem e não consigo fazer passar a minha mensagem, ou então os posts são lidos na vertical e de forma desatenta.
O tipo de futebol hoje em dia é diferente do de há 10 anos atrás, 20, 30, quanto mais 50 ou 60.
Apenas afirmei que eventualmente Monteiro da Costa fosse, da linha média (se assim se pode dizer) referida, um dos elementos mais defensivos, nesta altura da sua própria carreira individual. Um portista interessado e conhecdor até sabe que Monteiro da Costa era avançado nos primeiros anos da sua carreira no Porto, e só mais tarde recuou para a linha intermediária.
O Fernando, padrão \"Fernando\" para médio defensivo é diferente do \"trinco\", \"médio defensivo\", \"nº6\" ou como lhe queiramos chamar, que é padrão \"Emerson\" ou \"Rodolfo\" ou provavelmente o próximo que teremos na nossa equipa, quanto mais padrão \"anos cinquenta\" ou \"sessenta\".
É o mesmo que andarmos aqui a dizer quem é o melhor \"9\" ou avançado. O padrão \"Gomes\" é diferente do padrão \"Lisandro\", que é diferente do padrão \"Jardel\", que é diferente do padrão \"Domingos\", que é diferente do padrão \"Falcao\", que é diferente do padrão \"Custódio Pinto\", etc...
Quanto a Monteiro da Costa, é apenas umas das glórias mais cintilantes da nossa eterna história.