Fernando

teach

Tribuna Presidencial
17 Junho 2007
7,048
970
Conquistas
1
Gondomar, 1975
  • Abril/21
Neste esquema o nosso meio campo funciona melhor sem ele para a maior parte dos jogos... e não renovando penso estar na altura certo do nosso polvo ir para outras águas...
 

tnt

Arquibancada
29 Junho 2012
344
0
40
Lamego
Tava aqui a pensar, se o PSG vende o trinco deles talvez se lembrem do fernando para eles.
O Napoles está a apostar forte, e o Verrati (ou algo assim) é alvo deles!
 

Villas

Tribuna Presidencial
16 Julho 2013
34,639
25,154
Conquistas
1
O problema de uma possível saída do Fernando ou Jackson é que obrigaria necessariamente a uma ida ao mercado para ir buscar um jogador com as mesmas características.

O que eu n ando a perceber muito bem nesta pré-época é o porque da insistência com 2 pivôs defensivos se o Fernando vai ficar...

Fernando, tal como Costinha de Mourinho, gosta de jogar sozinho ali...
Por outro lado, e caso Fernando saia, não vejo Castro com estaleca para ocupar a zona 6 toda a época sozinho contra Manchesters, Chelseas, e PSGs da Liga dos Campeões
 
D

dr_psikick

Guest
Amigo Villas, o PF não vai montar a equipa em função de um jogador, sendo ele o Fernando, se fosse o Messi ou um jogar muito raro tipo Jardel até se entende...

O duplo pivôt não é mais defensivo que o trinco do ano passado, muito pelo contrário. É um sistema diferente com outras dinâmicas. O Costinha nos tempos do Mourinho jogava com o Maniche atrás do Deco, só quando o Mourinho começou a usar o 442 é que o Costinha ficou sozinho como trinco, o 433 do Mourinho foi dos pioneiros em duplo pivôt.

Castro sozinho não chega de facto, mas o Castro e mais 9 colegas de campo e um GR a jogar com uma táctica bem montada se calhar até que chega ;)
 

m3a4424

Tribuna Presidencial
6 Maio 2007
19,034
445
Eu não entendo muito de táticas futebolísticas mas pelo que tenho visto já deu para entender que com este Treinador o Fernando está a mais.

Incrível, pois eu o ano passado achava-o indispensável e era o último a querer ver sair.

Como as coisas mudam em poucas semanas...
 

Alves

Bancada central
21 Abril 2013
1,442
134
O Fernando pode jogar neste sistema desde que não tente fazer o que não sabe, o que infelizmente acontece muitas vezes.

Além disso é toda uma carreira profissional a jogar sozinho como trinco, requer alguma habituação.

PS: Agora o Souza era capaz de dar jeito.
 

Mambley

Arquibancada
9 Março 2012
192
23
Esta mais que confirmado...não serve para este modelo táctico...A abola chega a ele e o jogo parece que para...é dos melhores a jogar sozinho como trinco mas em duplo pivô nem cheira...
 
F

Fucile

Guest
Confirmado, reconfirmado, por toda a gente e mais alguma do pólo norte ao pólo sul.

Defina-se como vai ser. Com Fernando e ele sozinho, ou duplo-pivot sem Fernando, não há meios-termos.

E que não se perca mais tempo com isso.
 
C

ColossalPorto

Guest
Se jogarmos como temos vindo a jogar, e como se espera que joguemos a maior parte dos jogos da época, o Fernando não serve. É simples. O problema é outro. Terá o Paulo Fonseca o pulso firme para relegar para o banco um dos jogadores mais antigos do plantel? Estamos a falar de um jogador que já demonstrou uma faceta problemática ao pedir para sair todas as épocas. E era titular, se for suplente, imagino as ondas que vai criar. Eu acho que se tivesse sido vendido ontem, já ia tarde. Já para não falar da questão contratual e das perdas que daí podem advir. Para afinar o meio-campo é preciso tratar deste assunto o mais rapidamente possível, pois não vale a pena andar a afinar o motor com uma peça que ali não encaixa. Ou se joga com trinco puro, e ele fica, e é titular, ou se joga com duplo-pivot dinâmico e ele é dispensável. Agora, fazer de conta que ele pode jogar ali e fingir que ele se vai tornar um mestre do passe e da condução de bola é que não. Está-se a perder tempo, rotinas e construção de processos numa fase fulcral da época. Está há seis anos a jogar ao mais alto nível e mesmo assim não consegue evoluir de forma convincente uma das facetas mais básicas de um médio, o passe/transporte de bola, não vai ser agora que vai dar esse salto. Nem nós temos margem para permitir um processo que nem se deveria colocar a um médio. E eu bem sei que nunca lhe foi pedido com afinco para trabalhar essa vertente na função que desempenhava, mas as suas deficiências são gritantes. Até um simples passe para o lado não contempla a progressão do companheiro. Estamos a falar de lacunas gravíssimas. Até guarda-redes, desde jovens, treinam essa vertente indispensável para esta profissão, quanto mais um médio.
 

Mustaine

Tribuna Presidencial
18 Junho 2007
12,544
1,105
Porto
Lembro-me bem de como foi com o Villas Boas. O Fernando não tinha as características pretendidas, porque o seu trinco teria de se envolver no ataque, ser um construtor, aparecer muito no processo ofensivo... Teve de recuar nos seus intentos, porque, como é óbvio, ninguém faria aquela posição com metade da mestria do Fernando.

Mexer naquela posição é mexer no ADN não só do jogador, mas do clube também. Pergunte-se ao Mourinho porquê Costinha e porque não o "mais dotado" Carlos Paredes.

Mas pronto, estou curioso para ver no que vai dar.
 

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,366
4,964
Conquistas
1
  • Junho/18
Mustaine disse:
Lembro-me bem de como foi com o Villas Boas. O Fernando não tinha as características pretendidas, porque o seu trinco teria de se envolver no ataque, ser um construtor, aparecer muito no processo ofensivo... Teve de recuar nos seus intentos, porque, como é óbvio, ninguém faria aquela posição com metade da mestria do Fernando.

Mexer naquela posição é mexer no ADN não só do jogador, mas do clube também. Pergunte-se ao Mourinho porquê Costinha e porque não o "mais dotado" Carlos Paredes.

Mas pronto, estou curioso para ver no que vai dar.
... o Paredes foi vendido porque o clube precisava de dinheiro, Mourinho só o teve durante alguns meses, não era melhor que Costinha a construir jogo, quanto muito defendia melhor ...