Fernando

JDias

Bancada lateral
8 Julho 2013
541
5
Sinceramente a única coisa que me está a fazer confusão, é a msg na rede social, o Fernando não é muito disso...mas.
 

Nortada

Arquibancada
1 Setembro 2012
328
1
43
Viana do Castelo
madeirafcp disse:
Não há jogadores fundamentais no FC Porto! Fundamental é o clube per si.... Insensato é aceitarmos a sua saida no final da época a custo zero.... Jogadores destes obrigatoriamente têm de gerar para além do rendimento desportivo, rendimento financeiro.
OK... Mas continuo a dar preferência ao aspecto desportivo... Como adepto é assim que penso! Relativamente ao aspecto financeiro, plena confiança na SAD... Eu, sou o apaixonado que vai ao estádio, que torce ruidosamente pelos 11 que estão em campo, que espera ansiosamente por mais uma vitória... E essas só chegam com frequência se lá dentro tivermos grandes jogadores (Fernando será com certeza um deles)... A história recente revela-nos uma grande capacidade por parte de quem dirige o clube... Estou tranquilo relativamente aos "grandes negócios"... E não sejamos ingratos para com os grandes atletas que por aqui passaram... O nosso sucesso apenas foi, é e continuará a ser possível,  porque num determinado momento eles foram, são e serão "fundamentais"!!!
 

Nortada

Arquibancada
1 Setembro 2012
328
1
43
Viana do Castelo
Onun disse:
Ano passado (e anos anteriores) diria o mesmo, mas agora consigo entender e, em parte, concordar com quem ache que ele possa sair.

O motivo é simples, sistema táctico, O Fernando, neste 2+1, não joga sozinho à frente da defesa. E, assim, "perde-se" o melhor Fernando, aquele que, para mim, é insubstituível num FC Porto à imagem dos anos anteriores, tacticamente falando. Fernando perde influência na forma como o Porto defende, pois não tem a mesma amplitude de movimento nem liberdade para correr o campo de um lado ao outro. Vê-se agora "limitado" por Defour (nesta altura, não me parece que se mantenha como titular por muito mais tempo, infelizmente). Calcam agora terrenos semelhantes quando em organização defensiva. Continua a ser, de longe, o melhor trinco qualidade/ preço que conheço, mas não é neste sistema táctico. É no Porto mais "comum", 1+2, não neste meio campo que Paulo Fonseca prefere.

E, ainda mais óbvio que a vertente defensiva, é a sua (in)capacidade de passe e qualidade técnica. Neste modelo de jogo privilegia-se muita circulação de bola, com segurança na primeira fase de construção de jogo. Apenas com um jogador declaradamente mais à frente (Lucho), é mais difícil transportar bola, pois Defour posiciona-se mais a par de Fernando e não mais à frente. Fernando ganha então uma maior preponderância na saída de jogo e, como todos sabemos, é o seu ponto fraco. Não é jogador para conduzir bola e participar activamente na construção de jogo apoiado. É um jogador que destrói como poucos e constrói pouco, não garantindo, na minha opinião, uma segurança/ velocidade/ qualidade de circulação de bola na primeira fase de construção ao que se pretende neste sistema de jogo.
Acho que o meio campo "melhoraria" com um jogador com mais técnica e melhor passe e que garanta mais e melhor capacidade no transporte de bola.

Provavelmente perderíamos capacidade defensiva caso Fernando saísse, mas poderíamos ganhar outra capacidade de circulação de bola. É um jogo de "trade-offs", Paulo Fonseca é o juíz, depende do que ele prefere.

Adoro o Fernando como trinco único, é um jogador absolutamente brutal! Mas não o acho insubstituível neste sistema táctico. Entendo, e concordo em parte como já disse, quem ache que precisemos de outro tipo de jogador para jogar desta forma que Paulo Fonseca quer.

Ah, e acaba contrato no final da época, poderá sair a custo zero em Janeiro.
Extraordinária explicação... Concordo com grande parte do que disse... Mas só de pensar nos kms que este homem corre dentro do campo em prol da equipa, ou na forma entusiasta com que encara cada lance de cada jogo, dá-me uma pena enorme vê-lo partir...
 
D

Dragão_analista

Guest
Topo Norte disse:
E eu a ouvir a Linha avançada, e o Ze Nunes a dar come certo o negócio do Fernando.

Noutros tempos, ainda estava iludido...
Isso queria ele que o fernando saisse. Basta ver a forma como atacou o NGC no jogo setubal-Porto desta epoca. Um autentico imbecil.
 

Gold

Bancada central
23 Abril 2012
1,722
8
Devíamos renovar com o Fernando, apesar de mostrar varias vezes vontade de sair o seu rendimento em campo sempre foi muito satisfatório ao contrario de outros, dêem lhe um ordenado condizente com o seu rendimento em campo.
 
J

João Tomé

Guest
Gold disse:
Devíamos renovar com o Fernando, apesar de mostrar varias vezes vontade de sair o seu rendimento em campo sempre foi muito satisfatório ao contrario de outros, dêem lhe um ordenado condizente com o seu rendimento em campo.
O Fernando não quer renovar.
 
V

val

Guest
o problema desta trapalhada toda é que existe zero de informação e montes de contrainformação , as manobras de diversão são bem visíveis .  aguardemos serenamente aliás, grande parte de nós já está vacinado para estes momentos.       
 

ppk

Arquibancada
17 Março 2012
442
111
Gold disse:
Devíamos renovar com o Fernando, apesar de mostrar varias vezes vontade de sair o seu rendimento em campo sempre foi muito satisfatório ao contrario de outros, dêem lhe um ordenado condizente com o seu rendimento em campo.
o pior é que um salário ao nivel dos nossos melhores é inferior ao que ele vai ganhar assinando por outro em janeiro já sem contar com o premio de assinatura
 

drulo

Bancada lateral
9 Junho 2013
528
20
Mesmo que não renove, o que aliás me parece ser o mais provável, não consigo deixar de estar grato pelas enormes exibições que nos habituou.

Ainda me recordo quando estávamos muitos de nós a pensar o que seria do nosso meio campo sem o assunção quando este "menino" pegou no lugar 6 e nunca mais o largou.

É certo que tem ambição de sair para outras paragens e ganhar mais dinheiro com isso. Facto que aliás nunca escondeu. O que é certo é que sempre deu o litro (e meio) pela camisola.

Não duvido que, a não ser que venham ventos de leste, veremos mais 30 ou 40 jogos de grande quilate do Polvo.

Pode sair a custo 0? Pode. É o ideal? Certamente que não. Mas o retorno desportivo compensou.
 

Alves

Bancada central
21 Abril 2013
1,448
134
Todos os lances de golo eminente do Paços resultaram de suas perdas de bola infantis com a excepção de uma igual que o Fucile imitou.

Por favor mister, proíbe-o de passar do círculo do meio campo e de correr com a bola, ou tira-o da equipa. Para que serve ser bom a defender se depois inicia todas as jogadas de perigo adversárias?

Que saudades do Fernando de 22 anos que nunca passava a linha do meio campo.
 
25 Maio 2013
3,834
1,407
Trofa
Alves disse:
Todos os lances de golo eminente do Paços resultaram de suas perdas de bola infantis com a excepção de uma igual que o Fucile imitou.

Por favor mister, proíbe-o de passar do círculo do meio campo e de correr com a bola, ou tira-o da equipa. Para que serve ser bom a defender se depois inicia todas as jogadas de perigo adversárias?

Que saudades do Fernando de 22 anos que nunca passava a linha do meio campo.
Esqueceste-te da do Maicon...

Acabem lá com essa caça ao Nando. Lembrem-se que o homem é do melhor que já se viu a varrer o meio campo sozinho. Está-se a adaptar a novas funções. Pede-se paciência e respeito pelos mais de 5 anos de mostras dadas.
 
N

n e r a

Guest
Na Champions sem duvida mas em Portugal precisamos de alguém para "destruir" o quê mesmo? Jogadores de meia-tigela em equipas que metem o autocarro durante os 90 minutos. Num sistema de duplo pivot é preciso um jogador que tenha grande capacidade de passe para abrir espaços. O Fernando é bom jogador a trinco, na minha opinião.
 

Alves

Bancada central
21 Abril 2013
1,448
134
Teófilo Cubillas disse:
Esqueceste-te da do Maicon...

Acabem lá com essa caça ao Nando. Lembrem-se que o homem é do melhor que já se viu a varrer o meio campo sozinho. Está-se a adaptar a novas funções. Pede-se paciência e respeito pelos mais de 5 anos de mostras dadas.
O respeito não é para aqui chamado, eu comento o que vejo, e o que eu vejo é o Fernando neste momento ser o melhor organizador de jogo das equipas adversárias.

Estamos à espera que ele se adapte? Vai-se adaptar em Janeiro para sair em Maio?

Se é para adaptar que se adapte um com futuro no clube, neste momento não é difícil cometer menos erros que o Fernando (repito, gosto muito do jogador Fernando, mas da versão em que fica quietinho atrás e que corre atrás da bola e não com ela).
 

RuiDias

Bancada central
29 Abril 2013
2,136
548
Quero ver o que vai acontecer quando ele deixar de meter o pé para não se aleijar, tendo como objetivo a mudança para outro clube.