Jorge Nuno Pinto da Costa - Presidente dos Presidentes (1937 - 2025)

Licha

Tribuna
9 Maio 2016
3,875
767
grandeporto disse:
-----------

Tu devias aparecer quando levamos 6-0 do benfica em iniciados e ver os miudos a chorar em campo no Olival, ainda hoje perdemos em casa com eles. Devias falar quando dispensamos jovens de grande valor.

O Renato Sanchez dá para pagar 1 academia e sustentata la 5 anos.

Nos anos 60 e 70 eramos crónicos camepoes das camadas jovens, aprendemos aí a vencer e formamos Rodolfo, Gomes, Joao Pinto, Jaime magalhaes, Semedo, Quinito, Julio, etc. Ainda hoje somos os lideres do ranking da formação.

Nunca te vi preocupado com a politica de milhoes oferecidos aos empresarios, comissionistas e XUPISTAS parasitas do clube que nos levou a ser intervencionados pela troika, mas apareces sempre contra a formação e o investimento nos jovens.

Não te preocupes o André Silva deu 38 M dava para pagar 3 Academias, mas tivemos de pagar, o Adrian, o Depoitre, o Quintero e ainda temos prestaçoes do Walter, do Oliver, do Reyes e do Corona.

O erro é pensar que o bafique é só emails,  cidado com o efeito kelvin,  tivemos 4 anos a seco com a cabeça na areia, tu foste um deles.
1 - Eu venho aqui quando quero e quando me dá na realíssima gana.

2 - Mas será que tu não consegues fazer um comentário sem escarrapachares aqui um testamento com a conversa do costume? Mais do que isso, não consegues responder a uma simples frase minha (porque não foi mais do que isso) ficando-te pelo tema em análise, ao invés de seres desonesto e vires com o relambório habitual, como se eu defendesse ou exaltasse determinados acontecimentos e assuntos que referes? Por momentos até me apetece solidarizar com o Serrão porque, de facto, é difícil dar réplica a posturas e narrativas à Pedro Guerra.

Não, não acho minimamente prioritária e interessante a questão da construção da academia. Seria mais um exercício de megalomania - um dos muitos que há neste país, que não aprende com os erros e vive incessantemente na ânsia de obras, de algo que possa ser materialmente erguido. E depois, claro, é aquela filosofia que o @Regod expôs: os outros têm, nós também temos de ter.

Se há problemas na formação, que sejam resolvidos como deve ser: com o melhoramento do know-how, desde os dirigentes que estão incumbidos deste pelouro, aos treinadores e aos jogadores. Mas eu tenho sérias dúvidas que haja algo de tão premente a mudar num clube que teve, esta época, a equipa B com melhor desempenho no campeonato que disputou, que venceu duas PL International Cup consecutivas e um campeonato da II Liga há dois anos.

E a partir daqui, podia responder ao teu nível. Era começar pelo amor ao Bruno Carvalho, até enumerar as "pérolas" da formação que tu endeusaste e que não passaram, nem passam, de flops e os futebolistas estrangeiros da equipa A  que tu enxovalhaste. Podia, mas não o vou fazer. Era entrar num jogo patético.

Licha

Tribuna
9 Maio 2016
3,875
767
Branco disse:
Se os outros investem mais, não faz sentido diluirmos o nosso investimento nas modalidades abrindo novas secções, e depois a SAD está proibida de investir nas modalidades, o clube é que faz esse investimento e segundo sei a maior parte das receitas do mesmo já vai nesse sentido, ou arranjam forma de aumentar as mesmas, ou não faz qualquer sentido falarmos em gastar mais dinheiro com as modalidades.
Concordando com a tua ideia, deixa-me pegar neste comentário para dizer o seguinte sobre o tema das modalidades.

O @Celta7 já aqui explicou mais do que uma vez, para quem o quis ler, a maior parte das razões pelas quais Benfica e Sporting investem, tendencialmente, mais nas modalidades que temos em comum com eles. Em relação à criação de novas secções, eu também gostava de ver recuperado o voleibol por uma questão de tradição, mas tenho noção da realidade. E como tenho noção, sei bem que o Caixa está às moscas durante o ano e que só enche nos clássicos e em jogos de atribuição de títulos, e mesmo nestes últimos é preciso que haja uma probabilidade razoável de ganharmos.

Também neste assunto o que se vê são ideias megalómanas, provavelmente vindos dos mesmos que quando o pavilhão foi feito lhe chamaram caixa de fósforos e que nunca lá põem os pés, salvo nas excepções que referi.

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
33,602
27,921
Gaia
Licha disse:

2 - Mas será que tu não consegues fazer um comentário sem escarrapachares aqui um testamento com a conversa do costume? Mais do que isso, não consegues responder a uma simples frase minha (porque não foi mais do que isso) ficando-te pelo tema em análise, ao invés de seres desonesto e vires com o relambório habitual, como se eu defendesse ou exaltasse determinados acontecimentos e assuntos que referes? Por momentos até me apetece solidarizar com o Serrão porque, de facto, é difícil dar réplica a posturas e narrativas à Pedro Guerra.

Não, não acho minimamente prioritária e interessante a questão da construção da academia. Seria mais um exercício de megalomania - um dos muitos que há neste país, que não aprende com os erros e vive incessantemente na ânsia de obras, de algo que possa ser materialmente erguido. E depois, claro, é aquela filosofia que o @Regod expôs: os outros têm, nós também temos de ter.

Se há problemas na formação, que sejam resolvidos como deve ser: com o melhoramento do know-how, desde os dirigentes que estão incumbidos deste pelouro, aos treinadores e aos jogadores. Mas eu tenho sérias dúvidas que haja algo de tão premente a mudar num clube que teve, esta época, a equipa B com melhor desempenho no campeonato que disputou, que venceu duas PL International Cup consecutivas e um campeonato da II Liga há dois anos.

E a partir daqui, podia responder ao teu nível. Era começar pelo amor ao Bruno Carvalho, até enumerar as "pérolas" da formação que tu endeusaste e que não passaram, nem passam, de flops e os futebolistas estrangeiros da equipa A  que tu enxovalhaste. Podia, mas não o vou fazer. Era entrar num jogo patético.
------------------------------------

Fiquei esclarecido sobre aquilo que achas que não é o futuro do clube. Tens uma visão de curto prazo.

Mas a longo prazo como vês a sustentação do clube? O que nos pode acontecer quando uma época correr mal e a CL for uma miragem?

Já fomos intervencionados e o que nos valeu? Dinheiro do Ruben Neves (mesmo assim mal vendido) e do André Silva
e oxalá o Dalot não tenha de ser vendido.

O futuro do clube está em fazer do zero Milhoes (como foi com RN, A silva, R Carvalho, V Baía, F Couto) e não transformar Milhoes em zeros como com Adrian, reyes, Quintero, Walter, e outros produtos tóxicos.

PS: Evita coparações estapafurdias e sem fundamento porque eu justifico e ataco com argumentos e não porque desgosto ou antipatizo com os teus posts.

domribeiro

Tribuna
8 Março 2012
3,356
6,341
Conquistas
4
  • João Pinto
  • Deco
  • Jorge Costa
O tema do "investimento" nas modalidades é recorrente aqui…

A verdade também é que basta existir a final do campeonato da carica, para que apareça alguem aqui a dizer que devemos ter uma equipa de carica.

Mas depois também acontece aparecerem por aqui a dizer que as modalidades devem ser autossustentáveis, e pergunto que modalidades em Portugal vivem sem as receitas próprias dos clubes?

Basta olhar casos como o Oquei de Barcelos, o ABC e a Ovarense.... todos em fases diferentes lutaram por títulos e todos estiveram/estão quase a fechar as portas.

Basta um breve olhar sobre as principais modadlidades para perceber que as quotas dos 3 grandes fazem com que estes dominem a maioria das modalidades, pois modalidades autossustentaveis é algo que não existe em Portugal.

Depois existem é opções.

Deixo a pergunta para quem tiver curiosidade quanto custa manter o Porto Canal nos moldes atuais e quanto custa o Sporting Canal? A diferença quantas modalidades pagava?

Outro tema, ainda um dia destes um user referiu que dos poucos campos que existem, alguns depois das 18 horas são utilizados pela "Dragon Force".

Para quem não sabe a dragon force é uma associação juridicamente distinta do FC Porto.

Resumindo a Dragon Force fica com o dinheiro das inscrições dos miudos (no futebol e nas modalidades) utiliza os recursos do clube - Vitalis park p.e. e fica a pergunta alguem sabe como é usado o dinheiro da "dragon Force"?

Eu olhando para o orçamento do clube não sei. Precisava de ver as contas da Dragon Force e como é uma associação apenas os associados têm acesso a elas.

Licha

Tribuna
9 Maio 2016
3,875
767
grandeporto disse:
------------------------------------

Fiquei esclarecido sobre aquilo que achas que não é o futuro do clube. Tens uma visão de curto prazo.

Mas a longo prazo como vês a sustentação do clube? O que nos pode acontecer quando uma época correr mal e a CL for uma miragem?

Já fomos intervencionados e o que nos valeu? Dinheiro do Ruben Neves (mesmo assim mal vendido) e do André Silva
e oxalá o Dalot não tenha de ser vendido.

O futuro do clube está em fazer do zero Milhoes (como foi com RN, A silva, R Carvalho, V Baía, F Couto) e não transformar Milhoes em zeros como com Adrian, reyes, Quintero, Walter, e outros produtos tóxicos.

PS: Evita coparações estapafurdias e sem fundamento porque eu justifico e ataco com argumentos e não porque desgosto ou antipatizo com os teus posts.
Não, o que tu fazes é disparar em todas as direcções, sempre com os mesmos argumentos e, pior, tentando colar e rotular nos outros ideias e actos que eles não defenderam nunca, com base em ataques gratuitos, redutores e simplistas.

Como é que eu vejo o futuro do clube em termos de formação? Como estamos nos últimos tempos. Ou seja, com um naipe que considero razoável de jogadores vindos dos escalões jovens, ou com passagem por lá: Ruben Neves, André Silva, Diogo Dalot, André André, Sérgio Oliveira, Gonçalo Paciência. Só aqui estão seis futebolistas. Entre estes nomes há diferenças de trajeto, diferenças de valor, diferenças de rendimento, diferenças de aproveitamento (caso Ruben), mas parece-me que todos eles fizeram parte dos plantéis nos últimos dois anos e todos eles (uns mais, outros menos) foram parte real e activa do clube durante a temporada. Julgo, portanto, que há aqui uma diferença abissal para um passado recente, em que havia um marasmo no aproveitamento e, sobretudo, no valor dos futebolistas da casa.

Ora, num quadro destes, não acho que uma academia faça falta. Pelo contrário, seria como disse uma iniciativa megalómana que, regada com uma boa propaganda, faria as delícias do povo, mas que não mudaria grande coisa. Ou seja, uma empreitada à clube do regime no seu esplendor. Porque o Benfica, ou o Sporting ou o Porto formam em primeiro lugar bons jogadores, ou não, pela qualidade, ou falta dela, do trabalho que é feito pelos seus recursos humanos, a começar nos próprios futebolistas e a acabar naqueles que os treinam e os ajudam a progredir. Naturalmente que são precisas infraestruturas, mas não acho que as nossas estejam obsoletas, portanto...

Mas não, importa é olhar para o Benfica. Nós é que deitamos fora os nossos valores, que já têm créditos firmados como séniores (quantos e quais ao certo é que ninguém sabe muito bem, mas isso não interessa porque para criar o soundbite, basta repetir a ideia dezenas de vezes, todos os dias); eles é que aproveitam cada pepita (João Cancelo, Bernardo Silva, Rony Lopes).

O Ruben Neves e o André Silva foram vendidos e deram-nos um balão de oxigénio porque são bons. Como o Hulk era bom, e o Deco, e o James, e o Alex Sandro, e o Jackson. O André Silva, por exemplo, saiu por uma verba claramente inflacionada, mesmo que as luminárias na altura fossem aos arames e garantissem a pés juntos que, este ano, o vendíamos por 50 ou 60 milhões (lol). Em oposição, o Ruben infelizmente saiu por valores que ficam aquém do potencial dele.

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
90,591
99,006
O ADN que caracterizava o FC Porto, e que era a principal razão do seu sucesso, desapareceu. Entretanto, reapareceu pela mão de um treinador, o Sérgio Conceição. Mas não chega, infelizmente. Enquanto esse ADN não voltar a caracterizar o clube no seu todo, não vamos lá. Somos roubados e consentimos. Antes no futebol, depois no andebol, e hoje viu-se o mesmo no basquetebol.

É preciso ter dirigentes, treinadores e jogadores que saibam o que é o FC Porto, que tenham uma ambição sem limites e que não admitam serem roubados.

Continuo cansado da mansidão e conformismo reinante no FC Porto. E continuo a ver duas excepções que permitiu que não caíssemos num abismo, o SC e o FJM.

Vejo há muito tempo um FC Porto institucional, certinho, que interessa a Lisboa. Daí a minha admiração imensa pelos dois nomes que referi no parágrafo anterior.

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,938
6,676
Conquistas
1
  • Junho/18
apocalypto disse:
Continuam a teimar em não perceber as limitações do Olival, e que nem sequer é nosso.
Temos um contrato de arrendamento a baixo custo garantido durante 50 anos, dá mais do que tempo suficiente para construir uma Academia.

E não são assim tantas as limitações, também quero uma Academia, mas não acho que o simples facto de ter uma garanta um upgrade de tal forma relevante ao clube que justifique entrarmos em histerias por ainda não termos uma.

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,938
6,676
Conquistas
1
  • Junho/18
Filipe01 disse:
Quem era o proprietário de 100% do estádio?
Supostamente aumentamos enquanto clube a nossa participação na SAD quando isso aconteceu, embora percebo a tua critica nesse particular.

No entanto a discussão era sobre aquilo que a SAD poderia fazer pelo clube no que se refere ás modalidades, e muito sinceramente eu não vejo como a SAD esteja a retirar algo ao clube nesse particular, as modalidades serão sempre algo que existe em função das receitas do clube, ou seja e como eu estava a tentar explicar ao Ivan, se quiseres ter mais secções, tens que aumentar as receitas do clube porque a SAD (até legalmente) não pode fazer nada para ajudar nisso.

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
90,591
99,006
Branco disse:
Temos um contrato de arrendamento a baixo custo garantido durante 50 anos, dá mais do que tempo suficiente para construir uma Academia.

E não são assim tantas as limitações, também quero uma Academia, mas não acho que o simples facto de ter uma garanta um upgrade de tal forma relevante ao clube que justifique entrarmos em histerias por ainda não termos uma.
O L.Gonçalves chegou a dizer que estavam a ver terrenos na Maia. É porque é uma prioridade.

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,938
6,676
Conquistas
1
  • Junho/18
apocalypto disse:
O L.Gonçalves chegou a dizer que estavam a ver terrenos na Maia. É porque é uma prioridade.
Sim, em principio vamos construir uma Academia, e a mesma é necessária, eu não estava a pôr isso em causa, creio que PdC até prometeu para este mandato pelo menos começar a construção da mesma, só estava a referir que ainda não termos uma não era causa para histeria e que quando passarmos a ter uma, apesar da mesma se justificar como investimento, não esperem um upgrade extraordinário à formação.

Nós já trabalhamos bem a formação, e naquilo que não fazemos tão bem há muita coisa que não se resolve com uma Academia, esta certamente vai ajudar no restante, mas não é certamente algo que vá revolucionar essa parte da vida do nosso clube.

Hank Moody

Bancada central
19 Novembro 2013
1,955
39
Licha disse:

Regod disse:
quais são?

Aquilo que vejo é o pessoal a ir atrás dos outros... Os outros tem, nos tambem temos que ter.
O maior problema do Olival nao tem nada que ver com a sua capacidade na formaçao e no crescimento dos jogadores que lá têm. Um centro de alto rendimento já é o Olival, já ta farto de receber upgrades. O grande problema do Olival é o facto de se encontrar longe e isolado(mais até o isolado). A Casa Dragao é em Costa Cabral, os jogadores que lá moram, estudam proximo e depois têm que ir para o Olival onde, por exemplo, a rede de transportes é deficiente! Os jogadores de 16/17 anos nao treinam na Constituiçao já. Nao saem todos à mesma hora das aulas e o clube pode ter uma camioneta pronta pra os levar, dificil é ter 3 ou 4 pra saírem em horas diferentes.
Isto é só um exemplo de um dos problemas do Olival!
Na formaçao e desenvolvimento dos jogadores(area tecnica), estamos bem!

juliolopes

Tribuna
29 Julho 2015
3,550
394
Conquistas
5
Porto
  • André Villas-Boas
  • Artur Jorge
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
A academia é uma necessidade premente, não faz sentido discutir algo que é óbvio e está á vista de todos, o colega Paul Ashworth escreveu um comentário aqui no forum que coloca todos os pontos nos "I´s".

O próprio PC prometeu uma academia, ou ele não sabe o que diz para prometer algo que não faz falta ou então a academia é algo importante.

Relativamente a modalidades e verbas vindas da SAD, é uma questão fácil de resolver. O FC Porto clube é o maior accionista da SAD tendo mais de 70% do capital. Como toda gente sabe, a SAD é uma empresa e como tal tem possibilidade de distribuir dividendos pelos seus accionistas em caso de lucro.

Por exemplo, uma SAD que dê 10M de lucro, um valor que está longe de ser exagerado caso seja bem gerida, pode perfeitamente passar para o clube 3/4M em forma de dividendos.

Para se ter uma ideia, em 2016/17 as nossas modalidades todas tiveram 3,4M com custos pessoal. Sim, parece mentira quando comparado com o futebol, mas com 3,4M paga-se os salários de todos os atletas e tecnicos das modalidades.

Ora, tendo em conta este valores, a simples distribuição de 1 ou 2M em dividendos para o clube já faria as modalidades darem um salto competitivo.

Com uma boa gestão é possivel sermos mais competitivos em todos sectores e modalidades. Vamos ver se isso acontece no futuro.

Regod

Tribuna Presidencial
21 Março 2015
32,918
30,233
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
Hank Moody disse:
O maior problema do Olival nao tem nada que ver com a sua capacidade na formaçao e no crescimento dos jogadores que lá têm. Um centro de alto rendimento já é o Olival, já ta farto de receber upgrades. O grande problema do Olival é o facto de se encontrar longe e isolado(mais até o isolado). A Casa Dragao é em Costa Cabral, os jogadores que lá moram, estudam proximo e depois têm que ir para o Olival onde, por exemplo, a rede de transportes é deficiente! Os jogadores de 16/17 anos nao treinam na Constituiçao já. Nao saem todos à mesma hora das aulas e o clube pode ter uma camioneta pronta pra os levar, dificil é ter 3 ou 4 pra saírem em horas diferentes.
Isto é só um exemplo de um dos problemas do Olival!
Na formaçao e desenvolvimento dos jogadores(area tecnica), estamos bem!
O Olival tem escolas locais, aliás existem escolas próximas. Protocolo com essas escolas, metam em turmas especificas, por exemplo.

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,938
6,676
Conquistas
1
  • Junho/18
juliolopes disse:
A academia é uma necessidade premente, não faz sentido discutir algo que é óbvio e está á vista de todos, o colega Paul Ashworth escreveu um comentário aqui no forum que coloca todos os pontos nos "I´s".

O próprio PC prometeu uma academia, ou ele não sabe o que diz para prometer algo que não faz falta ou então a academia é algo importante.

Relativamente a modalidades e verbas vindas da SAD, é uma questão fácil de resolver. O FC Porto clube é o maior accionista da SAD tendo mais de 70% do capital. Como toda gente sabe, a SAD é uma empresa e como tal tem possibilidade de distribuir dividendos pelos seus accionistas em caso de lucro.

Por exemplo, uma SAD que dê 10M de lucro, um valor que está longe de ser exagerado caso seja bem gerida, pode perfeitamente passar para o clube 3/4M em forma de dividendos.

Para se ter uma ideia, em 2016/17 as nossas modalidades todas tiveram 3,4M com custos pessoal. Sim, parece mentira quando comparado com o futebol, mas com 3,4M paga-se os salários de todos os atletas e tecnicos das modalidades.

Ora, tendo em conta este valores, a simples distribuição de 1 ou 2M em dividendos para o clube já faria as modalidades darem um salto competitivo.

Com uma boa gestão é possivel sermos mais competitivos em todos sectores e modalidades. Vamos ver se isso acontece no futuro.
Como é que uma SAD que tem dado prejuizo vai distribuir dividendos ?

E já agora teria que dar a todos os accionistas e não só ao clube.

E será que a maior parte dos adeptos do clube quer que se retire dinheiro ao futebol para dar às modalidades ?

Duvido muito, acho que 90% está a se cagar para as mesmas.

Se ainda fosse reclamar o facto do futebol tirar dinheiro ás modalidades, se tal acontecesse, eu perceberia a injustiça.

O Porto enquanto clube praticamente gasta todo o seu dinheiro nas modalidades, se não dá para mais, não só não faz sentido abrir novas secções como talvez seja preciso aprender a racionar melhor dentro daquelas que já existem, a alternativa é o clube arranjar novas fontes de receita, aumentando a quotização seja em valores seja em número de adeptos, ou garantir uns patrocínios em Angola como o regime e calimeros fizeram.

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,938
6,676
Conquistas
1
  • Junho/18
juliolopes disse:
É uma necessidade e vai acontecer, mas é preciso ter noção que a nossa formação não vai dar um salto mágico por causa da mesma, vejo mais a ganhar se a mesma melhorar no scouting de jovens jogadores do que em ter uma Academia, por muito que ache que esse é um investimento que dá retorno no longo prazo.

E nós realisticamente não estamos assim tão mal na formação, já estivemos bem piores, evoluímos imenso nos últimos anos, a questão foi que só recentemente se abriu espaço na equipa principal para jogadores oriundos da mesma, e estes muito por causa da equipa B possuem agora a rotação necessária para dar garantias a quem neles aposta na equipa A.

Fala-se muito do trabalho desenvolvido pelos calimeros e regime nesse particular, mas eu continuo a achar que só os primeiros e acima de tudo pela capacidade de recrutar os melhores jogadores, embora pela evolução de tanto regime como Porto isso se tenha tornado mais complicado nos últimos anos, são dignos de serem referência.

O caso do regime e das suas vendas milionários, salvo casos extraodinários tais como o Bernardo Silva, são mais fraude do que propriamente exemplo de uma formação que está a anos luz da nossa.

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
16,941
12,165
Branco disse:
Supostamente aumentamos enquanto clube a nossa participação na SAD quando isso aconteceu, embora percebo a tua critica nesse particular.

No entanto a discussão era sobre aquilo que a SAD poderia fazer pelo clube no que se refere ás modalidades, e muito sinceramente eu não vejo como a SAD esteja a retirar algo ao clube nesse particular, as modalidades serão sempre algo que existe em função das receitas do clube, ou seja e como eu estava a tentar explicar ao Ivan, se quiseres ter mais secções, tens que aumentar as receitas do clube porque a SAD (até legalmente) não pode fazer nada para ajudar nisso.
A SAD não tem que fazer nada.

O clube tem é que exigir e fazer valer dentro do quadro legal estabecido melhores valores financeiros.

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,938
6,676
Conquistas
1
  • Junho/18
Filipe01 disse:
A SAD não tem que fazer nada.

O clube tem é que exigir e fazer valer dentro do quadro legal estabecido melhores valores financeiros.
Não percebo, com base em quê vai o clube exigir a uma SAD que apresenta prejuizos dinheiro ?

E mesmo que não apresentasse, a maioria dos adeptos não concorda que o futebol subsidie as modalidades, se já leva a maior parte dos rendimentos do clube, não faz sentido que ainda esteja a exigir mais, é preciso perceber que só uma minoria defende isto, a maioria está a se cagar para as modalidades.

E embora eu não me esteja a cagar, não acho que faça sentido a uma empresa (SAD) estar a desviar o seu dinheiro para actividades não rentáveis e que nada têm a ver com o seu objecto de negócio, a SAD precisa de se focar em ser auto sustentável e em melhorar o seu rendimento desportivo.

O clube é que tem que se preocupar em ajudar as modalidades, quer aumentado os valores que retira da quotização, quer arranjando patrocinios, se não o consegue fazer e admito que seja dificil porque aquilo que nos difere dos outros dois é dinheiro vindo de Angola com esse fim, então deve se focar em racionar o seu dinheiro nas secções que já tem abertas para garantir melhores resultados, como a dado momento fez com basquetebol depois da extinção da SAD.

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
16,941
12,165
Quando PdC anunciar a academia o apoio e os elogios são ser unânimes.

Se s SAD não consegue ter uma Visão e Gestão de longo prazo, parece que muitos adeptos/sócios seguem a mesma linha.

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,938
6,676
Conquistas
1
  • Junho/18
Filipe01 disse:
Quando PdC anunciar a academia o apoio e os elogios são ser unânimes.

Se s SAD não consegue ter uma Visão e Gestão de longo prazo, parece que muitos adeptos/sócios seguem a mesma linha.
Eu creio que ele já anunciou que era um dos objectivos deste mandato e o clube já se está a mexer com esse fim, e se leres o meu post verás que eu defendo a Academia, só estou é a contextualizar o timing e o alcance do projecto dentro de expectativas mais razoáveis.

15 Março 2012
4,718
4,003
Este é um artigo publicado recentemente num magazine online pertencente à Universidade do Porto, e em que fala do crescimento do futebol feminino em Portugal e no resto da Europa.

Quero destacar o seguinte parágrafo:

"Já em Portugal, Sporting CP e SC Braga dominam o panorama nacional, numa Primeira Liga que também conta com Boavista FC e Estoril. O SL Benfica e o Vitória de Guimarães já anunciaram que vão criar equipa, faltando apenas o FC Porto no lote dos grandes portugueses."

https://jpn.up.pt/2018/03/26/manchester-united-segue-tendencia-crescimento-cria-equipa-feminina/

Porque é que a direcção do FC Porto não acompanha esta tendência de crescimento da modalidade e crie uma equipa feminina que represente o clube?