Jorge Nuno Pinto da Costa - Presidente dos Presidentes (1937 - 2025)

Porto

Tribuna
13 Março 2012
4,985
3,551
Conquistas
3
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
  • Alfredo Quintana
Ainda bem que se anda a investigar estas trafulhices. O futebol não pode continuar a passar impune (nem o futebol, nem ninguém)

Agora cuidado. As trafulhices vão muito mais longe que fiscais como todos sabemos. Com a justiça na mão das toupeiras, que este caso sirva de exemplo e não se torne mais um em que se fazem investigações apenas para aproveitamento clubista o das gaivotas.

Pavão

Tribuna Presidencial
25 Maio 2014
5,588
11,404
Conquistas
7
46
  • Novembro/21
  • João Pinto
  • Jorge Costa
  • Paulinho Santos
Marmita disse:
Parece-me que é desta que vai de vez com esta operação 'Fora de Jogo' vamos lá ver quem é que meteu dinheiro no bolso.

Fisco reclama 21 milhões de euros e aperta Dragões

FC Porto lidera na lista de jogadores envolvidos. Há a exigência de 3,9 M€ só pelo brasileiro Danilo
o mal é esse... é que no final a responsabilidade ainda caia sobre o clube, ainda que com direito de regresso sobre os seus dirigentes

espero que ao menos isto sirva para limpar o clube de todas as pessoas que não lhe estão a fazer bem

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
41,722
31,629
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
21 M são fáceis de arranjar. É juntar a malta da SAD e pedir o bónus que foi dado a essa malta. É como se tivesse sido um subsídio de férias mal pago.

Eu espero uma investigação séria a esta palhaçada toda que existe no futebol. Independente de nomes e clubes.
E toda a gente sabe que se apanharem JNPC não vão deixar os outros 2 sem a aplicação da mesma receita. Porque a matéria de facto é igual em todos os casos (duvido que o modus operandi fosse alterado).

Agora eu se tivesse no lugar do contabilista do FCP é que estava preocupado.. É que se JNPC segue a linha de defesa do bigodes, esse desgraçado, e a ser provada a culpa, é certinho que vai dentro.

Dragon

Tribuna Presidencial
15 Junho 2015
8,804
7,715
Conquistas
1
  • Jorge Costa
Talvez seja por isto que não há renovação de dirigentes na SAD, eles sabem os podres todos uns dos outros.

BlueHell

Tribuna
29 Abril 2012
2,605
49
Marmita disse:
Parece-me que é desta que vai de vez com esta operação 'Fora de Jogo' vamos lá ver quem é que meteu dinheiro no bolso.

Fisco reclama 21 milhões de euros e aperta Dragões

FC Porto lidera na lista de jogadores envolvidos. Há a exigência de 3,9 M€ só pelo brasileiro Danilo
Isto é só a partir de 2015, certo?

Johny

Bancada central
31 Agosto 2016
1,810
2,454
MiguelDeco disse:
E toda a gente sabe que se apanharem JNPC não vão deixar os outros 2 sem a aplicação da mesma receita. Porque a matéria de facto é igual em todos os casos
Certo, mas é importante não esquecer a sarjeta de país que é Portugal nesse aspecto.
Nada será surpreendente.

Porto sentido

Bancada central
22 Julho 2018
1,574
1,844
Conquistas
3
  • André Villas-Boas
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
PdC amigo, @Tiago Silva  está contigo!

Ouvi com atenção o programa de hoje e as críticas mordazes a candidatos, CFO, diretor e até treinadores. Mordazes, mas bem argumentadas, sem dúvida.

Todavia, não posso de deixar de observar da parte do Tiago um flick flack à retaguarda. Seguindo a lógica de que quem até agora não usou afrontar o establishment portista deve calar-se para sempre (referência clara do Tiago ao Rio), então, a contrario, diria que quem até agora galhardamente e publicamente ousou fazê-lo (como o Tiago) que não se acanhe, não inverta o rumo e, sobretudo, não poupe nas palavras (porque não as poupou aos candidatos) quando a "conversa" chega ao PdC e ao Xandinho.

O Tiago é bom nos argumentos, isso é óbvio. Mas argumentar PdC deve escolher um novo CFO, porque a instituição está financeiramente podre, e ignorar que este CFO foi escolhido a dedo pelo Chairman depois do anterior CFO bater com a porta por causa do rumo financeiro do clube, parece-me contraditório.

Aos olhos do Tiago, o PdC parece um juiz do toupeiral... independente, irresponsável e inamovível. E aqui discordamos profundamente.

Não obstante, bom trabalho, boa reflexão, keep up the good work!

mack

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
8,415
9,043
Eu gostava de perceber como é que se isenta Pinto da Costa da situação vergonhosa a que chegou o clube. Como é que se pode achar que se PC continuar com outra equipa que até é uma opção válida... Brincamos? Ele foi conivente e responsável máximo do lixo em que se tornou este clube, como é que ele pode sacudir a água do capote? Como é que se pode desassociar o momento actual, deste presidente?

Tiago Silva

Bancada central
26 Maio 2014
1,954
7,260
Porto sentido disse:
PdC amigo, @Tiago Silva  está contigo!

Ouvi com atenção o programa de hoje e as críticas mordazes a candidatos, CFO, diretor e até treinadores. Mordazes, mas bem argumentadas, sem dúvida.

Todavia, não posso de deixar de observar da parte do Tiago um flick flack à retaguarda. Seguindo a lógica de que quem até agora não usou afrontar o establishment portista deve calar-se para sempre (referência clara do Tiago ao Rio), então, a contrario, diria que quem até agora galhardamente e publicamente ousou fazê-lo (como o Tiago) que não se acanhe, não inverta o rumo e, sobretudo, não poupe nas palavras (porque não as poupou aos candidatos) quando a "conversa" chega ao PdC e ao Xandinho.

O Tiago é bom nos argumentos, isso é óbvio. Mas argumentar PdC deve escolher um novo CFO, porque a instituição está financeiramente podre, e ignorar que este CFO foi escolhido a dedo pelo Chairman depois do anterior CFO bater com a porta por causa do rumo financeiro do clube, parece-me contraditório.

Aos olhos do Tiago, o PdC parece um juiz do toupeiral... independente, irresponsável e inamovível. E aqui discordamos profundamente.

Não obstante, bom trabalho, boa reflexão, keep up the good work!
"Todavia, não posso de deixar de observar da parte do Tiago um flick flack à retaguarda. Seguindo a lógica de que quem até agora não usou afrontar o establishment portista deve calar-se para sempre (referência clara do Tiago ao Rio)."

Um reparo: não é que não ousou. Aparecer um candidato que não o tenha feito era algo que compreendia e relegava.
Aqui estamos num patamar diferente (elogios rasgados à sua actuação presidencial feitos até há bem pouco tempo) que já expliquei em anterior comentário.

"Mas argumentar PdC deve escolher um novo CFO, porque a instituição está financeiramente podre, e ignorar que este CFO foi escolhido a dedo pelo Chairman depois do anterior CFO bater com a porta por causa do rumo financeiro do clube, parece-me contraditório."

Não acompanho minimamente pois contraditório seria considerar que a responsabilidade pelo estado a que chegamos não é exclusivamente sua, como é (e referi).

"e, sobretudo, não poupe nas palavras (porque não as poupou aos candidatos) quando a "conversa" chega ao PdC e ao Xandinho."

Bem, se achas que fui parco nas palavras, já nem digo quanto ao Presidente mas quanto ao seu filho, então deixa-me que te diga que não deves ter ouvido correctamente o comentário.
Ademais, gostava que enumerasses uma só pessoa que no espaço público tenha feito uma só referência ao mesmo e aos efeitos nefastos que provoca. Como disse o Manuel Serrão, diga um, um!

"Aos olhos do Tiago, o PdC parece um juiz do toupeiral... independente, irresponsável e inamovível. E aqui discordamos profundamente."

Não estamos em desacordo. A interpretação que fizeste das minhas afirmações é que não são correctas nem vão de encontro às mesmas.
Penso que resulta claríssimo que na minha opinião ou o modelo de gestão e estrutura muda no sentido que considero que se impõe ou não contará com o meu voto.
Posso até não votar em qualquer outra lista mas não será reeleito com a minha participação. 

Porto sentido

Bancada central
22 Julho 2018
1,574
1,844
Conquistas
3
  • André Villas-Boas
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
Tiago Silva disse:
Um reparo: não é que não ousou. Aparecer um candidato que não o tenha feito era algo que compreendia e relegava.
Aqui estamos num patamar diferente (elogios rasgados à sua actuação presidencial feitos até há bem pouco tempo) que já expliquei em anterior comentário.
Só é "culpado" de fazer o que a grande maioria dos portistas (eu incluído) fazem ou faziam. Um endeusamento de PdC, uma perfeita identificação da pessoa a todas as grandes conquistas do NGC. Isso é óbvio.

Tiago Silva disse:
Não acompanho minimamente pois contraditório seria considerar que a responsabilidade pelo estado a que chegamos não é exclusivamente sua, como é (e referi).
Lá está. É responsável, mas é irresponsável. Porque se é responsável, então tem que assumir o fracasso da gestão. Mas como é irresponsável, fica ad perpetuam (ad nauseam) no cargo e vai escolhendo os CFO ao sabor das necessidades pessoais.

Tiago Silva disse:
Bem, se achas que fui parco nas palavras, já nem digo quanto ao Presidente mas quanto ao seu filho, então deixa-me que te diga que não deves ter ouvido correctamente o comentário.
Ademais, gostava que enumerasses uma só pessoa que no espaço público tenha feito uma só referência ao mesmo e aos efeitos nefastos que provoca. Como disse o Manuel Serrão, diga um, um!
Acho que foste brando. Basta pensar que no Rio e no Koehler falaste bastante tempo, ao ponto de deixar no ar que o Rio é um fantoche do outro (até podes ter razão, não faço ideia). Já no Xanocas, foi en passant, quase com cuidado para não incomodar o pai. Já agora, e as contas da Pro Eleven no RC, hein?

Tiago Silva disse:
Penso que resulta claríssimo que na minha opinião ou o modelo de gestão e estrutura muda no sentido que considero que se impõe ou não contará com o meu voto.
Posso até não votar em qualquer outra lista mas não será reeleito com a minha participação.
Concluindo: se PdC fizer uma limpeza de gabinete, ficas satisfeito. Eu já não me iludo.

PS: Será que a op. fora-de-jogo te pode levar a mudar de opinião?

Tiago Silva

Bancada central
26 Maio 2014
1,954
7,260
Porto sentido disse:
Só é "culpado" de fazer o que a grande maioria dos portistas (eu incluído) fazem ou faziam. Um endeusamento de PdC, uma perfeita identificação da pessoa a todas as grandes conquistas do NGC. Isso é óbvio.

Lá está. É responsável, mas é irresponsável. Porque se é responsável, então tem que assumir o fracasso da gestão. Mas como é irresponsável, fica ad perpetuam (ad nauseam) no cargo e vai escolhendo os CFO ao sabor das necessidades pessoais.

Acho que foste brando. Basta pensar que no Rio e no Koehler falaste bastante tempo, ao ponto de deixar no ar que o Rio é um fantoche do outro (até podes ter razão, não faço ideia). Já no Xanocas, foi en passant, quase com cuidado para não incomodar o pai. Já agora, e as contas da Pro Eleven no RC, hein?

Concluindo: se PdC fizer uma limpeza de gabinete, ficas satisfeito. Eu já não me iludo.

PS: Será que a op. fora-de-jogo te pode levar a mudar de opinião?
"Só é "culpado" de fazer o que a grande maioria dos portistas (eu incluído) fazem ou faziam. Um endeusamento de PdC, uma perfeita identificação da pessoa a todas as grandes conquistas do NGC. Isso é óbvio."

Não, não é óbvio nem percebeste o que afirmei. Seria assim se tu até há bem pouco tempo (poucos meses) andasses a tecer elogios públicos à actuação e capacidade presidencial do Presidente.

"Lá está. É responsável, mas é irresponsável. Porque se é responsável, então tem que assumir o fracasso da gestão. Mas como é irresponsável, fica ad perpetuam (ad nauseam) no cargo e vai escolhendo os CFO ao sabor das necessidades pessoais."

Julgo que ficou claro o que disse e que estás a desvirtuar.

"Acho que foste brando. Basta pensar que no Rio e no Koehler falaste bastante tempo, ao ponto de deixar no ar que o Rio é um fantoche do outro (até podes ter razão, não faço ideia). Já no Xanocas, foi en passant, quase com cuidado para não incomodar o pai. Já agora, e as contas da Pro Eleven no RC, hein?"

Se calhar estavas à espera que eu fosse para uma rádio reproduzir o que se refere nas redes sociais como seja que o filho estar a roubar o clube com a conivência do pai.
Acho que isso revela pouca noção.
Continuo a aguardar que me indiques uma só pessoa que se tenha referido a ele publicamente nos termos em que o fiz.
Uma só.

"ao ponto de deixar no ar que o Rio é um fantoche do outro"
Disse que, segundo sei, um não pôde avançar e que procuraram outra figura que representasse aquele grupo.
A qualificação é tua.

"Concluindo: se PdC fizer uma limpeza de gabinete, ficas satisfeito."

Concluo que não percebeste mais uma vez o teor das minhas afirmações. Não é apenas "uma limpeza", é preciso um novo modelo de gestão desportivo e financeiro e aqui insere-se uma nova estrutura funcional.

Porto sentido

Bancada central
22 Julho 2018
1,574
1,844
Conquistas
3
  • André Villas-Boas
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
Tiago Silva disse:
Não, não é óbvio nem percebeste o que afirmei. Seria assim se tu até há bem pouco tempo (poucos meses) andasses a tecer elogios públicos à actuação e capacidade presidencial do Presidente.
A infalibilidade do PdC. Endeusamento, puro. Eu concordo que ele mudou drasticamente de opinião. Mas a coerência na opinião não é uma virtude absoluta. Todos estamos sujeitos a dizer hoje uma coisa e amanhã outra, se existirem motivos para tal. O que disseste é que ele mudou de opinião quando as circunstâncias anteriores não mudaram de forma substancial. Eram más e continuam más. Mas quanto a isso eu respondo-te que a definição de insanidade é fazer as coisas sempre da mesma forma e esperar resultados diferentes.

Tiago Silva disse:
Se calhar estavas à espera que eu fosse para uma rádio reproduzir o que se refere nas redes sociais como seja que o filho estar a roubar o clube com a conivência do pai.
Acho que isso revela pouca noção.
Continuo a aguardar que me indiques uma só pessoa que se tenha referido a ele publicamente nos termos em que o fiz.
Uma só.
O espaço é teu, és tu que "assinas", logo não espero que faças aquilo que eu penso. Mas parece-me que é, mais uma vez, contraditório pensar que mantendo o pai nos livramos do filho e da filha e do reinaldo e da restante trupe cuja existência depende da manutenção de PdC na presidência.

No espaço público, não conheço, não li, nem ouvi qualquer pessoa a criticar o xandre. Mas imagino porquê: uns por desmedido temor reverencial a PdC, outros porque estão deliciados por terem tamanha toupeira dentro de nossa casa.

Tiago Silva disse:
"ao ponto de deixar no ar que o Rio é um fantoche do outro"
Disse que, segundo sei, um não pôde avançar e que procuraram outra figura que representasse aquele grupo.
A qualificação é tua.
Vantagem de quem está a escrever sob algum anonimato.

Tiago Silva disse:
Concluo que não percebeste mais uma vez o teor das minhas afirmações. Não é apenas "uma limpeza", é preciso um novo modelo de gestão desportivo e financeiro e aqui insere-se uma nova estrutura funcional.
Acho que percebi. Mas não concordo com a possibilidade de um novo modelo de gestão montado por pessoas que estão há décadas no mesmo lugar. Tenho alguma experiência associativa para perceber que quando as pessoas são as mesmas, a resistência (da toda a estrutura, dos clientes, dos fornecedores, dos funcionários, de todos os stakeholders) à mudança é enorme. Se lhe juntarmos compadrios, segredos podres, ligações ocultas, troca de favores... a mudança é um mito.

Com isto não quero dizer que me serve um qualquer tiririca, mas dizer apenas que qualquer pessoa que tenha a coragem de dizer eu é candidata e que apresente (o Rio ainda não o fez) um projeto que tenha alguma sustentabilidade (pessoas, ideias e estrutura) pode e deve ser olhada com atenção, antes de ser rejeitada.

Uma coisa é certa: o(s) candidato(s) terão que apresentar programa e o "seu" modelo. Não estou seguro que PdC sequer se dê a esse trabalho.

Tiago Silva

Bancada central
26 Maio 2014
1,954
7,260
Porto sentido disse:
A infalibilidade do PdC. Endeusamento, puro. Eu concordo que ele mudou drasticamente de opinião. Mas a coerência na opinião não é uma virtude absoluta. Todos estamos sujeitos a dizer hoje uma coisa e amanhã outra, se existirem motivos para tal. O que disseste é que ele mudou de opinião quando as circunstâncias anteriores não mudaram de forma substancial. Eram más e continuam más. Mas quanto a isso eu respondo-te que a definição de insanidade é fazer as coisas sempre da mesma forma e esperar resultados diferentes.

O espaço é teu, és tu que "assinas", logo não espero que faças aquilo que eu penso. Mas parece-me que é, mais uma vez, contraditório pensar que mantendo o pai nos livramos do filho e da filha e do reinaldo e da restante trupe cuja existência depende da manutenção de PdC na presidência.

No espaço público, não conheço, não li, nem ouvi qualquer pessoa a criticar o xandre. Mas imagino porquê: uns por desmedido temor reverencial a PdC, outros porque estão deliciados por terem tamanha toupeira dentro de nossa casa.
Vantagem de quem está a escrever sob algum anonimato.

Acho que percebi. Mas não concordo com a possibilidade de um novo modelo de gestão montado por pessoas que estão há décadas no mesmo lugar. Tenho alguma experiência associativa para perceber que quando as pessoas são as mesmas, a resistência (da toda a estrutura, dos clientes, dos fornecedores, dos funcionários, de todos os stakeholders) à mudança é enorme. Se lhe juntarmos compadrios, segredos podres, ligações ocultas, troca de favores... a mudança é um mito.

Com isto não quero dizer que me serve um qualquer tiririca, mas dizer apenas que qualquer pessoa que tenha a coragem de dizer eu é candidata e que apresente (o Rio ainda não o fez) um projeto que tenha alguma sustentabilidade (pessoas, ideias e estrutura) pode e deve ser olhada com atenção, antes de ser rejeitada.

Uma coisa é certa: o(s) candidato(s) terão que apresentar programa e o "seu" modelo. Não estou seguro que PdC sequer se dê a esse trabalho.
Boa conversa. Respeito o teu pensamento (que é fundamentado).

Porto sentido

Bancada central
22 Julho 2018
1,574
1,844
Conquistas
3
  • André Villas-Boas
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
Tiago Silva disse:
Boa conversa. Respeito o teu pensamento (que é fundamentado).
Valeu! Disse-o no início e mantenho-o. Faz falta no nosso clube que alguém fale publicamente como vens fazendo na rádio, aqui, no twitter. Podemos não concordar em algumas coisas, mas fico satisfeito que haja alguém que pense, que reflita e que não se limite a ser um papagaio cartilheiro como muitos que por aí andam.

Ab, keep up the good work!