Jorge Nuno Pinto da Costa - Presidente dos Presidentes (1937 - 2025)

Lope

Bancada central
16 Junho 2015
1,870
0
domribeiro disse:
Apresentar um orçamento em Outubro vale zero, candidatar-se a umas eleições sem um verdadeiro programa vale zero, dizer que o filho só é empresário de um jogador da formação vale zero, dizer que nos próximos anos vamos deixar de necessitar tanto de vendas vale zero....

Etc etc já são tantos zeros que se calhar é por isso que já temos um orçamento na ordem dos 150M€ e ganhamos zero.

mas siga como costumas dizer 79% bate palmas.

PS: sobre o Orçamento para 2016/2017 na minha opinião vai bater todos os record´s. (mas repito não passa da minha opinião)
Vocês agora tornaram-se implacáveis com Pinto da Costa sobre matérias deste tipo. Ele nunca percebeu nem quer perceber nada de finanças.
Ele quer comprar jogadores e tenta arranjar maneira de obter o dinheiro. É assim há 40 anos!
O que na realidade faz falta, e que com ele lá provavelmente nunca há de acontecer, é ter um departamento financeiro constituído e, principalmente, dirigido, por verdadeiros profissionais. Gente altamente competente que imponha regras de gestão financeira, normas de transparência na informação aos investidores/interessados (muito embora, em termos de transparência, os nossos relatórios dão goleada aos de lá de baixo),e, principalmente, que tenha peso na hora de decidir sobre a política de investimentos.
Mas a mais rigorosa gestão financeira não resolve o problema estrutural: o futebol em portugal é intrinsecamente deficitário e há um gritante trade-off entre contas rigorosas e competitividade desportiva, principalmente internacional.
Investir em ativos que são humanos, que têm familias, que têm egos e feitios, que vêm de países longínquos, que tem tantas e tantas idiossincrasias incontroláveis, torna-se num tipo de investimento altamente arriscado.
E para se ter contas positivas tem de se acertar 90%. Para ter contas negativas, basta errar uns 30 ou 40%. Foi isso que aconteceu nestes anos e é isso que explica, boa parte da hecatombe desportiva, e respetivo desequilíbrio financeiro.
Uma gestão mais profissional e exigente? Totalmente de acordo.
Resolve o problema estrutural? Não, não resolve! 

domribeiro

Tribuna
8 Março 2012
3,356
6,341
Conquistas
4
  • João Pinto
  • Deco
  • Jorge Costa
Lope disse:
Vocês agora tornaram-se implacáveis com Pinto da Costa sobre matérias deste tipo. Ele nunca percebeu nem quer perceber nada de finanças.
Ele quer comprar jogadores e tenta arranjar maneira de obter o dinheiro. É assim há 40 anos!
O que na realidade faz falta, e que com ele lá provavelmente nunca há de acontecer, é ter um departamento financeiro constituído e, principalmente, dirigido, por verdadeiros profissionais. Gente altamente competente que imponha regras de gestão financeira, normas de transparência na informação aos investidores/interessados (muito embora, em termos de transparência, os nossos relatórios dão goleada aos de lá de baixo),e, principalmente, que tenha peso na hora de decidir sobre a política de investimentos.
(...)
Já disse por aqui que um dos grandes méritos e qualidades do Pinto da Costa foi saber-se rodear dos melhores nas suas áreas.

Só que a verdade é que olhamos em volta dele hoje em dia e o que vemos?

Todos os anos assisto nos camarotes (cortesia de um amigo) aos jogos do Porto em Braga e digo olhar para quem está lá a representar o Porto e dá-me nojo.

Os únicos que lá merecem estar é o Pinto da costa e o Reinaldo Teles (e mesmo esses pelo passado e não pelo presente). Os outros o Alexandre, o Fernando Gomes e pasme-se a 1ª dama.... e ainda falta o outro que esta no relvado....

Isso também diz muito do atual estado do clube

Lope

Bancada central
16 Junho 2015
1,870
0
domribeiro disse:
Já disse por aqui que um dos grandes méritos e qualidades do Pinto da Costa foi saber-se rodear dos melhores nas suas áreas.

Só que a verdade é que olhamos em volta dele hoje em dia e o que vemos?

Todos os anos assisto nos camarotes (cortesia de um amigo) aos jogos do Porto em Braga e digo olhar para quem está lá a representar o Porto e dá-me nojo.

Os únicos que lá merecem estar é o Pinto da costa e o Reinaldo Teles (e mesmo esses pelo passado e não pelo presente). Os outros o Alexandre, o Fernando Gomes e pasme-se a 1ª dama.... e ainda falta o outro que esta no relvado....

Isso também diz muito do atual estado do clube
Muito sinceramente a mim não me interessa muito quem o acompanha.
A mim interessa-me muito mais saber quem é que tem influência no seio do clube e a quem é que as grandes decisões dentro do clube são expostas.
Ele até pode andar com um séquito de 10 brasileiras, desde que depois não exponha os meandros do clube a essas meninas ao ponto de virarem escritoras de best sellers...
E eu não concordo com a afirmação de que ele sempre se rodeou dos melhores. Ou antes, concordo em parte. Ele rodeou-se dos melhores no campo desportivo.
No campo da gestão, nomeadamente da gestão financeira, quem dirige aquilo apenas está lá como resultado do pagamento de favores passados. Nada mais.
É essa a lógica de funcionamento de Pinto da Costa desde sempre. Sentido de lealdade e de amizade que se sobrepõem a tudo o resto.
Se eu acho que deveria ser assim? Acho que não. Mas é assim desde sempre.
E quanto ao Reinaldo Teles, já falei amiudadamente sobre ele cá no fórum. Mas é mais um exemplo do princípio da amizade e lealdade que se sobrepõe ao princípio da necessidade e competência.

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
16,955
12,182
domribeiro disse:
Apresentar um orçamento em Outubro vale zero, candidatar-se a umas eleições sem um verdadeiro programa vale zero, dizer que o filho só é empresário de um jogador da formação vale zero, dizer que nos próximos anos vamos deixar de necessitar tanto de vendas vale zero....

Etc etc já são tantos zeros que se calhar é por isso que já temos um orçamento na ordem dos 150M€ e ganhamos zero.

mas siga como costumas dizer 79% bate palmas.

PS: sobre o Orçamento para 2016/2017 na minha opinião vai bater todos os record´s. (mas repito não passa da minha opinião)
Infelizmente temo o mesmo, vamos novamente tentar resolver os problemas atirando dinheiro lá para cima.

Incrivel, como ninguém da Administração ou do circulo próximo de PdC, consegue colocar um travão a esta linha de atuação. O mero bom-senso desapareceu..

O dinheiro da MEO vai longe..

Mas num aspeto dou razão a PdC, ele na campanha eleitoral apresentou as mesmas pessoas e não comunicou nenhuma alteração drástica de atuação e 79% votaram a favor, numa eleições de lista única!!!!

Por isso, este caminho de gestão desportiva tem 79% de apoiantes..

Licha

Tribuna
9 Maio 2016
3,875
767
Filipe01 disse:
Infelizmente temo o mesmo, vamos novamente tentar resolver os problemas atirando dinheiro lá para cima.

Incrivel, como ninguém da Administração ou do circulo próximo de PdC, consegue colocar um travão a esta linha de atuação. O mero bom-senso desapareceu..

Mas num aspeto dou razão a PdC, ele na campanha eleitoral apresentou as mesmas pessoas e não comunicou nenhuma alteração drástica de atuação e 79% votaram a favor, numa eleições de lista única!!!!

Arroz, arroz, arroz.

Tribuna
2 Março 2016
2,668
0
114
Filipe01 disse:

Passas a vida a criticar quem votou nesta direcção...Como se fizesse uma grande diferença...Se tivessem 39% ou 29% dos votos ia dar praticamente ao mesmo.

Eu não votei nesta direcção mas não me acho especial ou mais/melhor adepto que quem quer que seja.

Os que votaram, votaram. A direcção seria a mesma de qualquer maneira.

...e isto não foi uma eleição para distinguir os adeptos carneiros dos adeptos super inteligentes, cultos e mais Portistas que os outros.

Licha

Tribuna
9 Maio 2016
3,875
767
Filipe01 disse:
Quem dera que fosse 37M de grãos de arroz de prejuízo..

Também votaste a  favor ou és só  apoiante?
Também sou sócio, também fui votar, também votei na actual direcção. Saúdo, sem desprestigiar ou criticar, os outros 21% que se dignaram a tirar os dedos do teclado para exercerem o seu direito (e a sua obrigação) enquanto sócios pagantes.

Lope

Bancada central
16 Junho 2015
1,870
0
Licha disse:
Também sou sócio, também fui votar, também votei na actual direcção. Saúdo, sem desprestigiar ou criticar, os outros 21% que se dignaram a tirar os dedos do teclado para exercerem o seu direito (e a sua obrigação) enquanto sócios pagantes.
Lapidar!!

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
16,955
12,182
Lope disse:
A democracia é FOD****!
Bem, pelo contrario.

As pessoas na democracia votam e assumem a responsabilidade pelo seu voto- para bem ou para o mal.

Eu alguma vez disse que a Direcção não era legitima? Nunca disse isso.
Alguma vez disse que o método de eleição devia ser diferente? não.

Mas as minhas afirmações, pelos vistos, causam alguma urticaria, porque quem votou não se considera responsável por nada...

No Reino Unido muitos também estão finalmente a chegar á conclusão que o seu voto tem consequências e aqui estamos iguais..

domribeiro

Tribuna
8 Março 2012
3,356
6,341
Conquistas
4
  • João Pinto
  • Deco
  • Jorge Costa
Lope disse:
A democracia é FOD****!
Sendo um verdadeiro dever dos democratas respeitar as maiorias a verdade também é que é uma obrigação dos democratas assumirem a responsabilidade do seu voto!!!!

eu respeito quem votou a favor desta direção, espero que quem tenha votado venha um dia a assumir a responsabilidade do seu voto.

PS: e que compreenda que entre outras coisas ao votar favoravelmente esta a validar

https://footballleaks2015.wordpress.com/2016/04/08/fc-porto-pacheco-teixeira-lda-andre-silva/

é isso que eu gostava de ver é as pessoas a não se esconder e dizerem eu votei nesta direção porque concordo com o que esta acima.

nesse momento de forma verdadeiramente democrática passarão a ter o meu completo e absoluto respeito.

Fil

Tribuna Presidencial
30 Maio 2016
8,318
5,802
Conquistas
16
  • Jorge Costa
bé disse:
Passas a vida a criticar quem votou nesta direcção...Como se fizesse uma grande diferença...Se tivessem 39% ou 29% dos votos ia dar praticamente ao mesmo.

Eu não votei nesta direcção mas não me acho especial ou mais/melhor adepto que quem quer que seja.

Os que votaram, votaram. A direcção seria a mesma de qualquer maneira.

...e isto não foi uma eleicção para distinguir os adeptos carneiros dos adeptos super inteligentes, cultos e mais Portistas que os outros.
Claro que faz diferença. Com um voto, ou seja, 0.1% ou coisa que o valha, já serve para ganhar, mas o peso da percentagem com que se ganha conta, e muito. Ter 79% de votantes a favor não tem nada a ver com ter 29%. A margem de manobra é completamente diferente. Seria a noite e o dia.

Se Pinto da Costa ganhasse com 30% era um cataclismo autentico para a SAD. Significaria uma perda muito significativa de votos. Passar de 90 e tal para 30, era catastrófico, e mostraria que a maioria das pessoas não estava com esta direcção, o que faria os membros da SAD pensarem muito. Assim, com quase 80, embora haja uma diminuição na percentagem com que se ganhou, ainda há margem. Ou assim eles pensam.

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
16,955
12,182
Licha disse:
Eu responsabilizo as pessoas pela sua decisão, no ato de votar.

Porque votar A ou B não é indiferente..
Votar em alguém não é uma atitude que se deve tomar de uma forma leviana, é algo sério que trás consquências- por vzes boas, por vezes más.

Esta Direccão está no poder porque alguém votou neles.

Por isso a Direcção está legitimamente a gerir o clube.

Lope

Bancada central
16 Junho 2015
1,870
0
domribeiro disse:
Sendo um verdadeiro dever dos democratas respeitar as maiorias a verdade também é que é uma obrigação dos democratas assumirem a responsabilidade do seu voto!!!!

eu respeito quem votou a favor desta direção, espero que quem tenha votado venha um dia a assumir a responsabilidade do seu voto.

PS: e que compreenda que entre outras coisas ao votar favoravelmente esta a validar

https://footballleaks2015.wordpress.com/2016/04/08/fc-porto-pacheco-teixeira-lda-andre-silva/

é isso que eu gostava de ver é as pessoas a não se esconder e dizerem eu votei nesta direção porque concordo com o que esta acima.

nesse momento de forma verdadeiramente democrática passarão a ter o meu completo e absoluto respeito.
Isso é uma falácia.
Quando se vota numa lista, numa direção, num partido, seja no que for, tu não votas medida a medida, tu votas num paradigma, num contexto, e na maior parte das vezes, na pessoa que encabeça o projeto.
Nunca se concorda com tudo, concorda-se é com a generalidade das coisas.
É diferente.
Dito isto, declaro que não votei nesta Direção e não assinei a lista de apoio à respetiva candidatura do presidente ao novo mandato, que por várias vezes me foi posta à frente nos jogos da equipa B.
Contradição? Não, nem por isso...

Licha

Tribuna
9 Maio 2016
3,875
767
domribeiro disse:

Eu votei nesta direcção porque concordo com o seu modo de actuação no grosso modo. Votar nesta direcção não faz, contudo, com que subscreva todos os seus actos de gestão.

Mas votar nesta direcção é também uma consequência de não receber rigorosamente nada das mais do que muitas mentes iluminadas que a ela se opõem ferozmente. É que, na hora da verdade, esses mesmos seres superiores não conseguem sequer tirar da cartola um mísero Bruno Carvalho (aquele cromo do benfica) ou um Rui Rangel desta vida como alternativas em versão azul e branca. Nada. Zero. Quando me conseguirem oferecer melhor, votarei naquilo que é melhor para o clube. Até lá, já me contentava que ao menos me oferecessem alguma coisa.

A inacção é uma forma de (ir)responsabilidade também.

Licha

Tribuna
9 Maio 2016
3,875
767
Fil disse:
Claro que faz diferença. Com um voto, ou seja, 0.1% ou coisa que o valha, já serve para ganhar, mas o peso da percentagem com que se ganha conta, e muito. Ter 79% de votantes a favor não tem nada a ver com ter 29%. A margem de manobra é completamente diferente. Seria a noite e o dia.

Se Pinto da Costa ganhasse com 30% era um cataclismo autentico para a SAD. Significaria uma perda muito significativa de votos. Passar de 90 e tal para 30, era catastrófico, e mostraria que a maioria das pessoas não estava com esta direcção, o que faria os membros da SAD pensarem muito. Assim, com quase 80, embora haja uma diminuição na percentagem com que se ganhou, ainda há margem. Ou assim eles pensam.
Muito, mas muito mais responsáveis do que os 79% que votaram a favor foram aqueles que, podendo votar, não se dignaram a fazê-lo.

No mais, o futebol não é política. Estando habilitada legalmente a administrar, a direcção fará o que bem entender na mesma, com 79% ou com 15%. Os sinais de descontentamento que tinham de ser dados, foram dados. No estádio ou na última Assembleia Geral, com a comparência e os discursos críticos de vários sócios.

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
16,955
12,182
Licha disse:
Eu votei nesta direcção porque concordo com o seu modo de actuação no grosso modo. Votar nesta direcção não faz, contudo, com que subscreva todos os seus actos de gestão.
A atual Direcção está a fazer algo de substancialmente diferente do que fez nos últimos anos?
A estratégia de gestão mudou depois das eleições?

A resposta é não.

Por isso, TU apoias esta Direcção e a maioria das suas decisões porque nada mudou desde abril face ao que foi prometido pela lista vencedora.

Licha

Tribuna
9 Maio 2016
3,875
767
Filipe01 disse:
A atual Direcção está a fazer algo de substancialmente diferente do que fez nos últimos anos?
A estratégia de gestão mudou depois das eleições?

A resposta é não.

Por isso, TU apoias esta Direcção e a maioria das suas decisões porque nada mudou desde abril face ao que foi prometido pela lista vencedora.
Eu votei nesta direcção porque é a direcção dos últimos 3 anos e dos últimos 15. Por isso, eu apoio esta direcção porque (1º) se quisesse apoiar algo melhor ou diferente pura e simplesmente não podia porque isso não existe e (2º) porque acredito que o rumo seguido até aqui terá mais a ver com, por exemplo, o período de 2005-2011 do que com o de 2013-2016. Pode ser assim? Ou vais obrigar-me a afirmar que estou, conscientemente, a prejudicar o meu clube?

Por falar nisso, foste votar? Podes votar?

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
16,955
12,182
Licha disse:
Eu votei nesta direcção porque é a direcção dos últimos 3 anos e dos últimos 15. Por isso, eu apoio esta direcção porque (1º) se quisesse apoiar algo melhor ou diferente por e simplesmente não podia porque isso não existe e (2º) porque acredito que o rumo seguido até aqui terá mais a ver com, por exemplo, o período de 2005-2011 do que com o de 2013-2016. Pode ser assim? Ou vais obrigar-me a afirmar que estou, conscientemente, a prejudicar o meu clube?

Por falar nisso, foste votar? Podes votar?
Podias votar nulo, mas a TUA opção foi - eu apoio e confio no trabalho que têm feito.

Tinhas uma opção, mas votaste a favor. Tudo bem, se tinhas fé que a Direcção muda-se o rumo, foi a decisão que tomaste.

Mas agora não te venhas desresponsabilizar, esta Direcção para o bem(podemos ganhar e ser muito vitoriosos e ai mereces todos os elogios) e para o mal está no poder porque 79% dos que foram votar, votaram a favor.

P.S.: Eu sou sócio, com lugar anual, fui votar e votei nulo.