Jorge Nuno Pinto da Costa - Presidente dos Presidentes (1937 - 2025)

Lope

Bancada central
16 Junho 2015
1,870
0
grandeporto disse:
------------------------------------------------
Tens razão existe uma pseudo oposição fraca e cobarde.
Mas dentro do próprio clube e integrando a equipa dirigente existem clivagens muito fortes, de tal modo fortes que já nem respeitam o velho Presidente.
Os egos são tão grandes que todos acham que são futuros candidatos.
Agora pergunto eu, porque razão não se demitem?
Porque razão não concorrem contra o Presidente?
Porque razão engolem sapos?
Este tópico é engraçado.
Anda aqui o colega Licha a expor factos. Factos de tal forma avassaladores para os críticos mais extremistas que eles tentam contorná-los criando "novos" factos. Uma espécie de realidade paralela.
Mais um forte exemplo agora.
O que dizes sobre a dimensão dessas clivagens e a falta de respeito pelo GRande presidente, é música. Não existe. Realidade alternativa
Apreciei o toque de "velho presidente" para dar ênfase à putativa falta de respeito.

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
33,618
28,001
Gaia
Lope disse:
Este tópico é engraçado.
Anda aqui o colega Licha a expor factos. Factos de tal forma avassaladores para os críticos mais extremistas que eles tentam contorná-los criando "novos" factos. Uma espécie de realidade paralela.
Mais um forte exemplo agora.
O que dizes sobre a dimensão dessas clivagens e a falta de respeito pelo GRande presidente, é música. Não existe. Realidade alternativa
Apreciei o toque de "velho presidente" para dar ênfase à putativa falta de respeito.
-------------------------------

Existe sim, e se calhar sabes melhor que eu.
A Direção não está unida.
Existe é falta de coragem para assumir a cisão. A mesma falta de coragem que existe os sócios mais relevantes em assumir uma candidatura.

Existe gratidão pelo passado do Presidente, mas há pelos corredores do Poder falta de união, desconfiança e até pouco respeito pelas decisões do Presidente.

Os sinais são cada vez mais evidentes. Vamos esperar e desejar que não seja assim.
Vamos desejar que as vitórias façam união. 

Lope

Bancada central
16 Junho 2015
1,870
0
grandeporto disse:
-------------------------------

Existe sim, e se calhar sabes melhor que eu.
A Direção não está unida.
Existe é falta de coragem para assumir a cisão. A mesma falta de coragem que existe os sócios mais relevantes em assumir uma candidatura.

Existe gratidão pelo passado do Presidente, mas há pelos corredores do Poder falta de união, desconfiança e até pouco respeito pelas decisões do Presidente.

Os sinais são cada vez mais evidentes. Vamos esperar e desejar que não seja assim.
Vamos desejar que as vitórias façam união.
Meu caro.
A oposição a esta direção  é pouco mais do que inexistente.
Na assembleia geral, onde estive presente, meia dúzia sócios expressaram-se de forma viva e extremamente cordata contra alguns aspetos (muito importantes, diga-se), da atuação da administração.
E foi um verdadeiro record histórico.
Chagados às eleições a direção é eleita com 79% dos votos.
Os colegas que insistentemente aqui protestam de forma veemente, talvez pela quantifade de vezes que o fazem e pela ferocidade com que o fazem, entram numa espécie de ilusão, a tal realidade paralela ou alternativa, de que existe uma real oposição à direção.
Mas lamento dizer, não existe.
Deveria ter existido na altura. Dever-se-ia ter discutido ideias alternativas e surgido um projeto sólido e consistente que marcasse a diferença em relação a este.
Não existiu nem existe.
Como a direção não ruiu por fora não vale a pena agora fazer mezinhas para que desmorone por dentro.

Regod

Tribuna Presidencial
21 Março 2015
32,939
30,304
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
Enquanto não houver oposiçao, o clube continuará na mesma.

Portanto virem sempre com a mesma conversa nao adianta de nada. Só quando a teoria passar para a prática, ou seja criação de uma oposição, com várias visões, e que permita que haja discussão, é que o rumo poderá ser alterado. Até lá, fica tudo na mesma.

Nelson C

Tribuna
23 Maio 2013
2,654
386
Só uma oposição forte pode pressionar a direcção. Por enquanto estão todos mais preocupados em deitar abaixo que em fazer algo de concreto pelo clube.
Houveram 500 votos nulos num universo de quase 100 000 sócios, só 2000 votaram. Ou estão-se a cagar ou ainda têm alguma esperança em PdC.

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
33,618
28,001
Gaia
Lope disse:
Meu caro.
A oposição a esta direção  é pouco mais do que inexistente.
Na assembleia geral, onde estive presente, meia dúzia sócios expressaram-se de forma viva e extremamente cordata contra alguns aspetos (muito importantes, diga-se), da atuação da administração.
E foi um verdadeiro record histórico.
Chagados às eleições a direção é eleita com 79% dos votos.
Os colegas que insistentemente aqui protestam de forma veemente, talvez pela quantifade de vezes que o fazem e pela ferocidade com que o fazem, entram numa espécie de ilusão, a tal realidade paralela ou alternativa, de que existe uma real oposição à direção.
Mas lamento dizer, não existe.
Deveria ter existido na altura. Dever-se-ia ter discutido ideias alternativas e surgido um projeto sólido e consistente que marcasse a diferença em relação a este.
Não existiu nem existe.
Como a direção não ruiu por fora não vale a pena agora fazer mezinhas para que desmorone por dentro.
----------------------------------

Do mesmo modo aqueles que fazem mezinhas e tentam crer que está tudo bem e o que o clube está no bom caminho são constantemente contrariados pela realidade.
Há vários anos que perdemos a hegemonia, e agora além de perdermos a hegemonia permitimos que os lampioes construam uma hegemonia que os candidata ao tetra, aliás o tri já não acontecia ao bafique há mais de 40 anos.

Conclusão este é o pior FC do Porto dos ultimos 40 anos e o que é que vemos na prepara ção para a próxima época?

Nada x nada. Realço um facto positivo, não há dinheiro e não há gastos espatafúrdios. Mesmo assim gastamos mais dinheiro num central Filipe, do que o scp e benfique em defesas nos ultimos 3 anos.

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
17,619
8,003
46
Lisboa
Regod disse:
Enquanto não houver oposiçao, o clube continuará na mesma.

Portanto virem sempre com a mesma conversa nao adianta de nada. Só quando a teoria passar para a prática, ou seja criação de uma oposição, com várias visões, e que permita que haja discussão, é que o rumo poderá ser alterado. Até lá, fica tudo na mesma.
Já disse isto várias vezes aqui. Enquanto não houver uma oposição consistente tudo o que se escreve aqui não é mais do que chover no molhado.

Alguém que empurre o Angelino para se associar a alguém com carisma e cabeça.

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
33,618
28,001
Gaia
Mas de onde surgem as oposições, como nascem?

Nascem devido:
- à insatisfação, revolta e mau estar provocado pelos maus resultados desportivos e financeiros e outros  problemas
-formação de massa critica (coisa rara no nosso país e clube) e opinião critica
-formação de tertúlias e grupos que debatem a situação
-emergência de personalidades

Como acham que nasceu a oposição ao Dr. Américo de Sá?
Como é que Pinto da Costa e Pedroto chegaram ao FC do Porto?

Após tertulias de debate e conversas (jogos de cartas) entre Portistas como Hernani Gonçalves, Ilidio Pinto, Pedroto, Pinto da Costa, Alexandre Magalhaes, etc. Até Valentim Loureiro e Hernani Ascenção se juntava a essas tertulias na Petulia e no Orpheu.

A grande diferença para o momento atual é que:
-não existe Pedroto
-agora existe gratidão pelo Presidente atual pelo muito que deu ao clube
-naquela época a conjuntura politica também ajudou á mudança
-agora com o advento das sads toda a gente se eterniza no Poder, antigamente os mandatos do Presidente eram de 2 anos e a renovação de diretores era normal e saudavel

DRAGON_H

Arquibancada
26 Maio 2015
243
0
grandeporto disse:
-agora existe gratidão pelo Presidente atual pelo muito que deu ao clube
Caro grandeporto tocou no ponto chave da questão. Vou confessar aqui algo que ainda não tinha feito, sou um dos abstencionistas das eleições de abril. E vou explicar porquê. No dia das eleições estava dividido entre ir ou não ir à Invicta exercer o meu direito de voto. A votar seria nulo e se o fizesse teria de fazer uma viagem de cerca de 550 km. O que aconteceu foi que à hora de almoço vi que o Presidente estava junto das mesas de voto, emocionei-me e pensei para comigo mesmo: não sou capaz.
Daquilo que vejo por aqui e daquilo que comento entre amigos há de facto a quase unanimidade de que o trabalho desta SAD é no mínimo reprovável. No entanto também será unânime entre todos que há uma eterna gratidão ao Presidente e de que este deu tudo pelo clube, tendo inclusive colocado a sua vida pessoal de parte para se dedicar em exclusivo ao NGC! E isso desculpem-me mas tem de lhe ser eternamente agradecido, reconhecido e aplaudido.

Na minha opinião o problema não está no Presidente. O Presidente não quer o mal do clube nem precisa de se servir do clube. As pessoas que o rodeiam essas sim querem-se se servir do clube e o problema do Presidente reside no facto de consentir com isso. Daí que, embora seja muito residual, ainda tenho o mínimo de esperanças nesta SAD, nomeadamente numa mudança de opções que seja imposta pelo Presidente.

Por outro lado tenho de concordar com o Regod de facto a solução óbvia passaria por figura que se assumisse como pretendente ao lugar de presidente do NGC que começasse uma séria e responsável campanha e que criticasse as decisões da SAD, chame-se ele Baía, Oliveira, Guedes, Moreira, em suma qualquer um. Tendo pelo menos em vista terminar com esta impunidade, mais que não seja do ponto de vista crítico, às opções da SAD.

identificado

Tribuna Presidencial
2 Agosto 2007
15,590
3,450
Gondomar
Fil disse:
...Com 15%, ou 30%, por exemplo, ficaria no ar que a maioria das pessoas não estaria de acordo com a lista candidata, e desagradada com o último mandato. Seria um grande aviso à navegação, isto no meu modo de ver, e uma forma de mostrar à SAD que os sócios estão bem alerta, e que mais um falhanço não será tolerado.
a tolerância dos sócios é tal que no dia em que houver 2a lista, haverá também 3a, 4a, quem sabe 5a. Daí a mudar algo no resultado final...

ryback

Tribuna Presidencial
27 Fevereiro 2008
18,802
11,196
Villas disse:
As coisas nascem, crescem e morrem...

Os ciclos estão mais que provados. Quer queiramos quer não o ciclo Pinto da Costa ainda está em vigor... e ainda não morreu.

A questão é se estará ainda em crescimento e desenvolvimento?

Na minha opinião está em decadência. E segundo os sinais... vai piorar...
ver a forma como fluida , inteligente , coerente e corrosiva como Pinto da Costa falava em 1996 e ver como fala nos dias de hoje so mostra o quanto estamos em decadencia...

fica o video para quem quiser comparar o passado para os dias de hoje ....

https://www.youtube.com/watch?v=sGvek__K35M

Villas

Tribuna Presidencial
16 Julho 2013
37,766
29,693
Conquistas
1
ryback disse:
ver a forma como fluida , inteligente , coerente e corrosiva como Pinto da Costa falava em 1996 e ver como fala nos dias de hoje so mostra o quanto estamos em decadencia...

fica o video para quem quiser comparar o passado para os dias de hoje ....

https://www.youtube.com/watch?v=sGvek__K35M
Para o mal dos nossos pecados, basta olhar para o facto do bruno de carvalho em poucas épocas já conseguir terminar à frente do FCPorto.

Só alguém amante do risco é que se mete em investimentos como JJ, em investimentos para posições chave... é que dá tudo para vencer...

Neste momento este ciclo de PdC que está a acabar, até atrás do carvalho ficou... inclusivamente sem ganhar nada... o salvador ganhou mais do que nós nas últimas duas épocas...

ryback

Tribuna Presidencial
27 Fevereiro 2008
18,802
11,196
Villas disse:
Para o mal dos nossos pecados, basta olhar para o facto do bruno de carvalho em poucas épocas já conseguir terminar à frente do FCPorto.

Só alguém amante do risco é que se mete em investimentos como JJ, em investimentos para posições chave... é que dá tudo para vencer...

Neste momento este ciclo de PdC que está a acabar, até atrás do carvalho ficou... inclusivamente sem ganhar nada... o salvador ganhou mais do que nós nas últimas duas épocas...
ainda existe muito adepto em negacao.
se no passado pinto da costa sabia mais a dormir que todos os outros acordados e estava sempre 10 passos à frente deles todos hoje em dia isso mudou
as estrategias...as formas de comunicacao .... as prioridades do clube .... etc etc etc....

a pamela andersen nos anos 90 tambem era cobiça por tudo e todos...mas nos dias de hoje ja quase ninguem lhe pega....

todos têm o seu ciclo...e na minha opiniao ( e oxala este completamente errado ) o de PC ja terminou.

2 Julho 2016
45
0
  O facto do FC Porto ter acabado behind dos lagartos não faz do bruto de carvalho melhor presidente do que o nosso JNPdC. Mesmo actualmente, Pinto da Costa tem mais sapiência futebolística num cabelo, do que o grosseiro no corpo todo. Não digo que aquele bronco não tenha conseguido reanimar os lagartos e que conseguiu unir uma certa falange de adeptos já há muito descrentes.

Mas o FCP não é um clube qualquer e estou em crer que JNPdC entrará na verdadeira guerra contra aqueles que nos querem mal; o nosso verdadeiro e mais perigoso inimigo chama-se mafia. A Mafia vermelha que pulula por este país e que forma um autentico lobby que é preciso matar...qual o GFDP de um primeiro ministro que não se diz adepto lampião desde a meninice. Qual o jornalista que progride na carreira sem ser lampião???

Enfim...derradeira oportunidade para o nosso Presidente retomar as rédeas do futebol e oportunidade única para acabar em beleza no nosso grande FCP. Guerra sem rodeios aos lampiões e lagartos deste país.

Regod

Tribuna Presidencial
21 Março 2015
32,939
30,304
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
DonPaulinhoSantos disse:
  O facto do FC Porto ter acabado behind dos lagartos não faz do bruto de carvalho melhor presidente do que o nosso JNPdC. Mesmo actualmente, Pinto da Costa tem mais sapiência futebolística num cabelo, do que o grosseiro no corpo todo. Não digo que aquele bronco não tenha conseguido reanimar os lagartos e que conseguiu unir uma certa falange de adeptos já há muito descrentes.

Mas o FCP não é um clube qualquer e estou em crer que JNPdC entrará na verdadeira guerra contra aqueles que nos querem mal; o nosso verdadeiro e mais perigoso inimigo chama-se mafia. A Mafia vermelha que pulula por este país e que forma um autentico lobby que é preciso matar...qual o GFDP de um primeiro ministro que não se diz adepto lampião desde a meninice. Qual o jornalista que progride na carreira sem ser lampião???

Enfim...derradeira oportunidade para o nosso Presidente retomar as rédeas do futebol e oportunidade única para acabar em beleza no nosso grande FCP. Guerra sem rodeios aos lampiões e lagartos deste país.
errado, o maior problema do Porto, o maior inimigo do Porto, é a falta de oposição.

JohnnyP

Bancada central
29 Agosto 2012
1,991
26
DonPaulinhoSantos disse:
Mesmo actualmente, Pinto da Costa tem mais sapiência futebolística num cabelo, do que o grosseiro no corpo todo.
Importas-te de expandir? Nem estou preocupado com comparações com o Bruno de Carvalho, isso não me interessa. Estou meramente curioso acerca do que leva alguém a afirmar que Pinto da Costa ainda tem sapiência futebolística, ou se a que tem é útil e adaptada aos tempos modernos. Exemplos que sustentem essa afirmação...

É que o que tenho visto ao longo dos últimos anos diz-me precisamente o contrário.

WarriorFCP

Tribuna Presidencial
9 Dezembro 2013
17,356
3
34
Porto
Deixem-me só elogiar a direcção do FCPorto por não ter renovado com o Sualehe e ter permitido que assinasse com o Sporting com uma cláusula de 45M€. Proporcionou um belo momento de humor.

Excelente acto de gestão. O Bruninho vai ter que levar com o Afzal.

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
33,618
28,001
Gaia
WarriorFCP disse:
Deixem-me só elogiar a direcção do FCPorto por não ter renovado com o Sualehe e ter permitido que assinasse com o Sporting com uma cláusula de 45M€. Proporcionou um belo momento de humor.

Excelente acto de gestão. O Bruninho vai ter que levar com o Afzal.
--------------------------------------

Esboçei um sorriso, HILARIANTE o bruninho. Se bem me lembro o Sualeh festejou o campeonato perdido pelo bruninho. Mas também aquelas garotas merecem o seu esforço.

MrKovac

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2013
5,108
19
Tenho muita dificuldade em ver alguma mudança no nosso clube contra a corrente ou contra aquilo que existe hoje em dia. Porque o Presidente que temos e que ainda está no cargo, é o melhor do planeta de sempre.

É impossível existir alguma mudança a não ser que parta do Presidente, ele é que teria que tomar a decisão de abandonar. Só assim seria possivel abrir espaço para novas pessoas, novos projectos, debate de perspectivas. Em que aparecessem 2 ou 3 pessoas que pudessem juntar à sua volta diferentes perspectivas.

E tenho a certeza que quando o Presidente se comprometesse a afastar, aqueles que andam em guerras no clube e SAD, pura e simplesmente desapareceriam, porque são gente sem carisma, nunca terão apoio popular dos sócios, se aparecerem figuras como um Rui Moreira, um Fernando Gomes, por exemplo.

Agora o essencial era mesmo o Presidente perceber que tem de dar o lugar a outros, ele é que tem de libertar os sócios deste dever moral que temos para com ele.