Jorge Nuno Pinto da Costa - Presidente dos Presidentes (1937 - 2025)

nuno queiros

Tribuna Presidencial
25 Abril 2007
5,586
789
47
Porto
Mastermonkey disse:
Não tenho dúvidas disso.
Mas o que me causa verdadeiro receio, é que no meio da confusão acabemos por arranjar um Brunão
Esse é o meu medo também... por isso prefiro um Pinto com 90 anos que um bruno armado em pavão...

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
26,941
18,390
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
O Bruno de Carvalho só apareceu como candidato a Presidente do Sporting por incapacidade dos anteriores em fazerem da agremiação um clube campeão. O mesmo anos atrás com Vale e Azevedo pelas mesmas razões. Nós temos um historial a esse nível muito diferente.
Agora se a conversa começa a descambar aqui para Madureiras, Alexandres e outros que tais não vale a pena vir debater aqui nada. Este assunto é sério e importante.

M

Mastermonkey

Guest
nuno queiros disse:
Esse é o meu medo também... por isso prefiro um Pinto com 90 anos que um bruno armado em pavão...
Eu tenho demasiado respeito admiração e agradecimento a este presidente para que o queira ver a definhar no comando do clube, tipo Fidel Castro.
A solução que o suceder tem de ser quase consensual.
Teria de ser um AVB.

Tails

Tribuna Presidencial
6 Janeiro 2013
10,444
16,441
nuno queiros disse:
No dia em que ele sair muitos portistas que hoje se julgam moralmente superiores por acharem que está a mais vão saber com quantos paus se faz uma canoa... infelizmente.

Digo isto pois o novo presidente vai ser atacado violentamente e de várias formas ao mínimo deslize e como não terá o apoio inequívoco dos sócios, as divisões e as guerras internas vão surgir para alegria nos nossos rivais corruptos do Sul e da sua comunicação social!!

Verdade.

Mas também se ha coisa que quase 40 anos já terão que servir, é de aprendizagem para aqueles que se queiram chegar a frente.

Não será admissível, por exemplo, alguns aspectos que eu quase aposto que a generalidade dos sócios nunca irão aceitar.

Mistura de interesses do clube com interesses pessoais/familiares (friso o familiares), uma ficha completamente limpa e cristalina, transparente, pois a pessoa que suceder ao Presidente, será escrutinada em todos os aspectos da sua vida privada/pessoal, desde o passado ate ao presente, qualquer aspecto menos limpo/claro, será explorado a exaustão, por exemplo.

Acima de tudo, uma total e completa disponibilidade, para sacrificar interesses/objectivos/planos de vida, etc, em prol do FCP.

Quem quiser ser Presidente do clube, na minha opinião e na avaliação que farei na altura quando esse momento chegar, terá que ser uma pessoa que:

- nao precise do clube para viver em termos financeiros; nao quero com isto dizer que teria de ser um milionário a ocupar a Presidência, mas eu preferiria ver alguém que nao tivesse dependente do salário ao fim do mes do clube, como o Tarzan dos lagartos por exemplo, que soubesse que só arranjaria emprego no futebol e que por isso se agarraria a cadeira do poder a qualquer custo; mas este para mim este até é o critério em que eu serei menos exigente

- nao use o clube para ambições pessoais/económicas/politicas; quem se quiser chegar a frente, que seja por ter um plano, uma estratégia, uma visao para o futuro do clube, da cidade e do Norte do país, principalmente, que esteja disposto a estar no clube um mandato se for preciso, ou 20 anos, o tempo que for necessário, caso os sócios assim o entendam, sem estar a pensar em dar o salto para a empresa X ou para o cargo politico Y

- esteja disposto (e este é um ponto que eu pessoalmente valorizo imenso) a sacrificar se necessário alguns aspectos da sua vida pessoal em prol do clube, como por exemplo, ser atacado/perseguido, pela comunicação social, durante anos a fio, nao se importar absolutamente nada com o queimar da sua imagem e/ou de ficar mal visto aos olhos do sector X ou Y da sociedade ou da capital do império falido, na defesa do clube e dos seus interesses; por isso é que eu valorizo como poucas vezes antes valorizei, o funcionário FJM, pois muito raramente, dado a minha idade, nao tenho memoria viva do primeiro núcleo duro que rodeava o Presidente na década de 80, que esses sim o faziam, com o avançar da era do futebol industria, parece que se perdeu essa característica em varias áreas do clube, de que mais importante que a imagem ou a preocupação em nao ficar queimado com este ou aquele, acima de tudo está a defesa do clube, e isso eu valorizo muito

- absoluta, total e transparente, separação entre a pessoa que ocupar o cargo de Presidente e a sua família, próxima ou distante, no que diz respeito a influencia no clube; acho que se ha coisa que os maus exemplo do passado/presente ensinaram é que tem que haver uma total ausência de influencia, contacto, mistura, entre os familiares da pessoa que venha a ser eleita e o funcionamento do clube; família do futuro Presidente, desde bisnetos a bisavós, só se for nos camarotes/tribuna a ver os jogos e nas inaugurações, hastear de bandeiras, etc; nenhum membro teria qualquer cargo/influencia/contacto, com a área do futebol, a nao ser numa área completamente marginal/acessória, caso me provassem que essa escolha se devesse única e exclusivamente a uma imensa qualidade e aptidão para ocupar aquele cargo, mas até numa situação dessas eu preferiria desde cedo e muito claramente separar as aguas; "À mulher de César não basta ser.."

Para mim, estes serão alguns dos aspectos a que eu, na altura própria, darei maior importância.

Pouco me importa. sinceramente, se é um antigo jogador/gloria/mobília do clube.

Ate pode ser um sócio com 25 anos de sócio apenas, por exemplo, (nem sei se é possível..acho que nao temos aquela regra anti democrática que o regime criou para lixar a vida ao Rui Costa, pois nao ?) se eu achar que a pessoa em causa tem as qualidades necessárias e que cumpre aqueles dois ou tres pontos que eu considero absolutamente fundamentais, nao hesitarei onde hei-de colocar o meu voto, mesmo que indirectamente/oficiosamente/por sinais de fumo, o actual Presidente faça uma coisa que a mim, me deixaria bastante desapontado e que espero que nao venha acontecer, ou seja, que apoie ou deixe a entender, o apoio ao candidato X ou Y.

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
90,613
99,092
Mastermonkey disse:
Eu tenho demasiado respeito admiração e agradecimento a este presidente para que o queira ver a definhar no comando do clube, tipo Fidel Castro.
A solução que o suceder tem de ser quase consensual.
Teria de ser um AVB.
E ele quer?

domribeiro

Tribuna
8 Março 2012
3,356
6,341
Conquistas
4
  • João Pinto
  • Deco
  • Jorge Costa
Daikan disse:
Óbvio que a SAD não pode patrocinar as modalidades. Sou totalmente contra isso. Mas a SAD também deveria ter receitas suficientes para poder viver bem sem dinheiro das quotizações. Os sócios são sócios do clube, não da SAd
Convém dizer que já há alguns anos as quotas são 100% para o clube.

M

Mastermonkey

Guest
apocalypto disse:
O AVB antes de se candidatar, ainda quer treinar mais quantos anos?
Não faço ideia. Ele parece ser um tipo muito volátil nos projetos.
Mas é certo que quer um dia dirigir o Porto.
Mas aqueles putos do universo Porto são muito promissores. Temos ali futuros dirigentes.
Só que são obviamente ainda muito tenrinhos

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
90,613
99,092
Mastermonkey disse:
Não faço ideia. Ele parece ser um tipo muito volátil nos projetos.
Mas é certo que quer um dia dirigir o Porto.
Mas aqueles putos do universo Porto são muito promissores. Temos ali futuros dirigentes.
Só que são obviamente ainda muito tenrinhos
O que sei é que, quem suceder a PdC, terá que ser um grande presidente, ou estamos lixados!

Jules Winnfield

Tribuna Presidencial
11 Abril 2016
17,896
9,415
apocalypto disse:
O que sei é que, quem suceder a PdC, terá que ser um grande presidente, ou estamos lixados!
É urgente PdC ficar como presidente honorário e nomear um profissional.... carisma e lideranças comunicação é-o que tem de ter entre outras coisas menos relevantes, depois é ter accessores/administradores profissionais que entendam do ofício/área...

É URGENTE...

M

Mastermonkey

Guest
apocalypto disse:
É por isso que este presidente já devia ter progressivamente dado espaço para aparecer gente.
Por exemplo, manifestar vontade de sair num horizonte temporal de 1 ou 2 anos.
De certeza que iriam perfilar-se candidatos e nos teríamos mais tempo para lhes apalpar o pulso e fazer uma escolha mais racional.

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
90,613
99,092
Mastermonkey disse:
É por isso que este presidente já devia ter progressivamente espaço para aparecer gente.
Por exemplo, manifestar vontade de sair num horizonte temporal de 1 ou 2 anos.
De certeza que iriam perfilar-se candidatos e nos teríamos mais tempo para lhes apalpar o pulso e fazer uma escolha mais racional.
Já estamos a sofrer há muito com o seu envelhecimento. Não quero sofrer mais por, seguir a ele, não termos, novamente, um grande presidente.

Só vejo dois nomes a avançar, o Oliveira e o Rui Moreira.

The_Boss

Bancada central
11 Junho 2017
1,524
205
Não era boa ideia criar um cargo de presidente ficticio, que seria para sempre do Jorge Nuno Pinto da Costa, e ter alguem a comandar o Porto? Epa não sei... Desde que nasci em 1994 vi o Pinto da Costa como presidente do Porto.. vai ser muito estranho ver outra pessoa no lugar dele.

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,745
1,118
nuno queiros disse:
A sério que a conversa está neste nível?
Temos que explicar tudo tim-tim por tim-tim... não há sócios da Futebol SAD, só há sócios do FCP, logo os 10€ vão todos para o FCP que depois os gasta onde bem entender e não se consegue dizer quantos euros vão para o futebol, para o hóquei, para a natação, para água, luz e ordenados...

A única certeza que se tem porque foi aprovada em AG é que desses 10€ um deles, ou seja, 1€ vai em exclusivo para as modalidades.

P.s- não fui as duas ultimas AG por motivos profissionais, mas julgo que nada mudou sobre as quotizações.
1. Só para contextualizar, num fórum onde a esmagadora maioria dos participantes culpam o PdC porque está a chover, ou porque faz sol, ou porque está a nevar... ler users como tu, ou como o Licha, ou como o Mastermonkey, ou como o Cheue, ou como o Lenda (que infelizmente já não participa), entre outros, é uma lufada de ar fresco.

2. Posto isto, eu podia perder tempo a pesquisar pelos R&C e prova-te por A+B que o clube recebia 25% das quotas há uns anos atrás, que posteriormente passou a 75 - 25 e mais tarde a 100% para o clube. Podia meter aqui os orçamentos do CLUBE, onde podias ver o que o clube gastava em salários, em água, electricidade, etc... mas não tenho a mínima paciência. Queres acreditar, acredita. Não queres, estou-me a cagar.

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
90,613
99,092
Para além da competência e inteligência, quero alguém altamente ambicioso, que queira ganhar tudo, com a capacidade de devolver o FC Porto ao seu lugar.