nuno queiros disse:
No dia em que ele sair muitos portistas que hoje se julgam moralmente superiores por acharem que está a mais vão saber com quantos paus se faz uma canoa... infelizmente.
Digo isto pois o novo presidente vai ser atacado violentamente e de várias formas ao mínimo deslize e como não terá o apoio inequívoco dos sócios, as divisões e as guerras internas vão surgir para alegria nos nossos rivais corruptos do Sul e da sua comunicação social!!
Verdade.
Mas também se ha coisa que quase 40 anos já terão que servir, é de aprendizagem para aqueles que se queiram chegar a frente.
Não será admissível, por exemplo, alguns aspectos que eu quase aposto que a generalidade dos sócios nunca irão aceitar.
Mistura de interesses do clube com interesses pessoais/familiares (friso o familiares), uma ficha completamente limpa e cristalina, transparente, pois a pessoa que suceder ao Presidente, será escrutinada em todos os aspectos da sua vida privada/pessoal, desde o passado ate ao presente, qualquer aspecto menos limpo/claro, será explorado a exaustão, por exemplo.
Acima de tudo, uma total e completa disponibilidade, para sacrificar interesses/objectivos/planos de vida, etc, em prol do FCP.
Quem quiser ser Presidente do clube, na minha opinião e na avaliação que farei na altura quando esse momento chegar, terá que ser uma pessoa que:
- nao precise do clube para viver em termos financeiros; nao quero com isto dizer que teria de ser um milionário a ocupar a Presidência, mas eu preferiria ver alguém que nao tivesse dependente do salário ao fim do mes do clube, como o Tarzan dos lagartos por exemplo, que soubesse que só arranjaria emprego no futebol e que por isso se agarraria a cadeira do poder a qualquer custo; mas este para mim este até é o critério em que eu serei menos exigente
- nao use o clube para ambições pessoais/económicas/politicas; quem se quiser chegar a frente, que seja por ter um plano, uma estratégia, uma visao para o futuro do clube, da cidade e do Norte do país, principalmente, que esteja disposto a estar no clube um mandato se for preciso, ou 20 anos, o tempo que for necessário, caso os sócios assim o entendam, sem estar a pensar em dar o salto para a empresa X ou para o cargo politico Y
- esteja disposto (e este é um ponto que eu pessoalmente valorizo imenso) a sacrificar se necessário alguns aspectos da sua vida pessoal em prol do clube, como por exemplo, ser atacado/perseguido, pela comunicação social, durante anos a fio, nao se importar absolutamente nada com o queimar da sua imagem e/ou de ficar mal visto aos olhos do sector X ou Y da sociedade ou da capital do império falido, na defesa do clube e dos seus interesses; por isso é que eu valorizo como poucas vezes antes valorizei, o funcionário FJM, pois muito raramente, dado a minha idade, nao tenho memoria viva do primeiro núcleo duro que rodeava o Presidente na década de 80, que esses sim o faziam, com o avançar da era do futebol industria, parece que se perdeu essa característica em varias áreas do clube, de que mais importante que a imagem ou a preocupação em nao ficar queimado com este ou aquele, acima de tudo está a defesa do clube, e isso eu valorizo muito
- absoluta, total e transparente, separação entre a pessoa que ocupar o cargo de Presidente e a sua família, próxima ou distante, no que diz respeito a influencia no clube; acho que se ha coisa que os maus exemplo do passado/presente ensinaram é que tem que haver uma total ausência de influencia, contacto, mistura, entre os familiares da pessoa que venha a ser eleita e o funcionamento do clube; família do futuro Presidente, desde bisnetos a bisavós, só se for nos camarotes/tribuna a ver os jogos e nas inaugurações, hastear de bandeiras, etc; nenhum membro teria qualquer cargo/influencia/contacto, com a área do futebol, a nao ser numa área completamente marginal/acessória, caso me provassem que essa escolha se devesse única e exclusivamente a uma imensa qualidade e aptidão para ocupar aquele cargo, mas até numa situação dessas eu preferiria desde cedo e muito claramente separar as aguas; "À mulher de César não basta ser.."
Para mim, estes serão alguns dos aspectos a que eu, na altura própria, darei maior importância.
Pouco me importa. sinceramente, se é um antigo jogador/gloria/mobília do clube.
Ate pode ser um sócio com 25 anos de sócio apenas, por exemplo, (nem sei se é possível..acho que nao temos aquela regra anti democrática que o regime criou para lixar a vida ao Rui Costa, pois nao ?) se eu achar que a pessoa em causa tem as qualidades necessárias e que cumpre aqueles dois ou tres pontos que eu considero absolutamente fundamentais, nao hesitarei onde hei-de colocar o meu voto, mesmo que indirectamente/oficiosamente/por sinais de fumo, o actual Presidente faça uma coisa que a mim, me deixaria bastante desapontado e que espero que nao venha acontecer, ou seja, que apoie ou deixe a entender, o apoio ao candidato X ou Y.