Tive um primo que ficou desempregado, recebendo portanto o subsidio de desemprego. Foi obrigado a frequentar aqueles cursos do IEFP; compareceu uma vez apenas. Continuou a receber o subsídio de desemprego e recebeu, passado uns meses, o certificado de conclusão do curso.Querem um exemplo de negligência do Estado?
Casei em 1982 no Brasil e ela veio para Portugal comigo um ano depois. Divorciei-,me em 2000 e a minha filha que tinha nascido no Brasil mantinha a nacionalidade brasileira mas o visto de residência caducou e ela nacionalizou-se - tinha 18 anos, 17 deles passados aqui nada a ligava ao Brasil. O visto da mãe caducou em 2001 e não o renovou por neglicência até hoje (soube desta situação poucos meses atrás da boca da filha porque de há 25 anos para cá não mantenho relações de proximidade com a mãe dela)-
Mais; trabalhou cerca de 35 anos cá e reformou-se o ano passado e recebe pensão da CGA.
Mas está ilegal e recebe reforma, não há cruzamento de dados?
Quantos haverá assim em Portugal? E ela tem 43 anos de vida aqui. E os mais recentes, já nem digo os que vieram com visto de turista cancelaram a reserva no hotel e "andam por aí" mas aqueles que têm mais de 10 anos aqui e creio que deve haver muitos em situação ilegal e trabalham, pagam impostos e descontam para a segurança social, aonde anda a AT, a SS e os Serviços do ex. SEF a fazer o quê?
E aqui não se trata de criminosos ou de gente que "anda escondida" mas gente igual a nós digamos os que nada devem à Sociedade no sentido de levarem uma vida igual a qualquer outro.
Também me contou que o mesmo acontece com muitos que recebem o RSI, podendo esses receber até uma bolsa de formação.